Sexta-Feira, 23 de Agosto de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< `Música na Cidade' da UFSCar abre hoje semestre com a banda `O Bardo e o Banjo' Evento traz música folk independente à comunidade

Publicada em 26/08/2013 às 21:11
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

O Projeto de Extensão "Música na Cidade" do Câmpus de Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) reinicia nesta terça-feira, dia 27, suas atividades do segundo semestre, com a apresentação da banda paulistana "O Bardo e o Banjo". O trio existe há um ano e traz à UFSCar canções do primeiro registro de estúdio do grupo, o EP Synergy, que foi custeado por doações espontâneas de pessoas que viram a banda pelas ruas de São Paulo. `O Bardo e o Banjo' se destaca pelas apresentações ao vivo através de uma sonoridade folk rústica. As sete músicas do EP, vídeos e fotos da banda podem ser conferidas na página facebook.com/oBardoeoBanjo . 

O Projeto "Música na Cidade" da UFSCar tem como objetivo realizar apresentações musicais e artísticas visando fomentar a música, cultura, informação e conhecimento. A programação busca grupos musicais, teatrais, poéticos e artísticos do cenário independente, que traduzam a realidade e a sonoridade da música brasileira e que também possuam características abrangentes dentro dos diversos ramos da música e da arte.

SERVIÇO - O show começa às 20h30 na área de vivência do Câmpus Sorocaba da UFSCar, que fica na Rodovia João Leme dos Santos, Km 110, a estrada de Salto de Pirapora, no bairro Itinga. A entrada é gratuita. 


`O dragão da maldade contra o santo guerreiro' no CineCafé 

Com direção de Glauber Rocha, o filme "O dragão da maldade contra o santo guerreiro" é a atração desta terça-feira (27) do CineCafé na tela do Sesc Sorocaba, às 19 horas. Para prestigiar a sessão, os interessados devem retirar os ingressos gratuítos com uma hora de antecedência na bilheteria da Unidade (rua Baräo de Piratininga, 555, esquina com a avenida Washington Luiz, no Jardim Faculdade), limitados a dois por pessoa. Indicaçäo: 14 anos.

O longa-metragem passa-se em uma cidadezinha chamada Jardim das Piranhas, na qual aparece um cangaceiro que se apresenta como a reencarnação de Lampião. Seu nome é Coirana. Anos depois de ter matado Corisco, Antônio das Mortes (personagem de "Deus e o Diabo na Terra do Sol") vai à cidade para ver o cangaceiro. É o encontro dos mitos e o início do duelo entre o dragão da maldade contra o santo guerreiro. 

Outros personagens vão povoar o mundo de Antônio das Mortes. Entre eles, um professor desiludido e sem esperanças, um coronel com delírios de grandeza, um delegado com ambições políticas e uma linda mulher, Laura, vivendo uma trágica solidão.

Após o filme, o cineasta e produtor Marcelo Domingues realizará o "Cinema em Reflexão", às 21 horas, onde tratará de assuntos técnicos relacionados ao longa-metragem.


FILATELIA

Caymmi, centenário da Seleção e eventos esportivos vão virar selos em 2014

A Copa do Mundo de 2014 e o centenário da Seleção Brasileira de Futebol serão alguns dos temas dos selos postais a serem emitidos em 2014 pelos Correios do Brasil. As paisagens do Rio de Janeiro, a luta contra a discriminação e a comemoração dos 100 anos de nascimento de Dorival Caymmi também farão parte da programação filatélica do próximo ano. 

A programação dos selos de 2014 foi definida pela Comissão Filatélica Nacional na semana passada, a partir de propostas enviadas por órgãos governamentais e pela sociedade às agências filatélicas e/ou registradas no site dos Correios, conforme determina a oortaria 500/2005, do Ministério das Comunicações, e divulgada ontem em Brasília, pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Ao todo, foram enviadas mais de 1.800 sugestões. Os 16 temas escolhidos englobam artes e arquitetura, cultura popular, datas comemorativas, esportes, fauna, flora e personalidades, além das séries América, Mercosul e relações diplomáticas.

A PROGRAMAÇÃO - A programação filatélica completa para 2014 dos Correios do Brasil é esta: * Artes e Arquitetura - Arte indígena Kusiwa Wajãpi; * Cultura Popular/Umbanda - sincretismo religioso brasileiro; * Datas comemorativas - 2014/Ano Internacional da Agricultura Familiar; * Esportes - Série Rumo à Copa 2014 e às Olimpíadas'2016, Copa do Mundo de 2014, 100 anos da Seleção Brasileira de Futebol e clubes de futebol centenários em 2014, das sérias A e B; * Emissão Mercosul - Luta contra a discriminação; * Fauna - Animais pré-históricos do Brasil; * Flora - Capim dourado/o ouro do Jalapão/TO; * Natal 2014; * Rio de Janeiro - paisagens cariocas entre a montanha e o mar - Patrimônio da Humanidade; * Personalidades - Centenário do nascimento de Dorival Caymmi; * Meio Ambiente - Rochedos de São Pedro e São Paulo/PE; * Série América (tema a definir); * Turismo - Cavalcante/GO - Comunidade Kalunga; e * Série Relações Diplomáticas - Peru, Croácia e Filipinas.


Conservatório de Tatuí inscreve novos alunos em 4 cursos até 6ª

São oferecidas 17 vagas para trompa, trompete, trombone e tuba

O Conservatório Dramático e Musical "Dr. Carlos de Campos", da cidade de Tatuí, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, inscreve até sexta-feira, dia 30, interessados em frequentar os cursos de trompa, trompete, trombone e tuba. São oferecidas 17 vagas para candidatos com e sem conhecimento musical prévio.

Pela primeira vez, o Conservatório de Tatuí recebe, aliás, inscrições online, o que traz facilidades aos candidatos, principalmente de outros municípios. Para se inscrever, basta que o interessado efetue depósito bancário da taxa de inscrição (no valor de R$ 40) e, em seguida, preencha a ficha de inscrição disponível no site www.conservatoriodetatui.org.br/vagas . As inscrições poderão ser feitas até às 18 horas de sexta-feira. Quem desejar, também poderá fazer a inscrição pessoalmente na Secretaria Pedagógica do CDMCC, localizada à rua São Bento, 808, em Tatuí, no horário das 8 às 12 e das 13 às 17 horas, após efetuar o depósito bancário. O depósito deve ser feito em favor da Associação de Amigos do Conservatório de Tatuí, no Banco do Brasil, Agência 6505-6 - C/C 40516-7.

Cada interessado pode se inscrever para apenas um curso. Para a realização do teste sem conhecimento musical, o candidato não deverá possuir nenhum conhecimento sobre o instrumento. Para os três cursos, a idade mínima é de 9 anos. Não há limite de idade para se candidatar aos cursos. As datas dos testes ou entrevistas serão informadas via site do Conservatório. Os aprovados nos testes práticos serão convocados a efetuar a matrícula perante a secretaria escolar da AACT. 

Os cursos oferecidos pelo Conservatório de Tatuí são gratuitos.


TELEVISÄO

Atriz portuguesa é a convidada do Provocações

Apesar de portuguesa, Maria de Medeiros foi criada na Áustria, é casada com um espanhol, vive na França, trabalhou nos Estados Unidos e adora o Brasil. A entrevistada de Antônio Abuajmara, no Provocações desta terça-feira (27), pela TV Cultura, é ainda cantora, atriz internacional e diretora de cinema. O bate-papo com esta cidadã do mundo acontece às 23 horas.

Maria de Medeiros, que atualmente está em cartaz em São Paulo com a peça "Aos Nossos Filhos", comenta sobre seus trabalhos em Hollywood e defende que o ser humano tem o dever da desobediência. Além disso, conta de sua estreia como diretora no filme "Repare Bem". Segundo a atriz, o trabalho é resultado de um convite da Comissão de Anistia e Reparação. O filme narra a história de dois brasileiros, Denise Crispim e do Eduardo Leite Bacuri, que foram perseguidos durante a ditadura militar. "Tem Denise grávida, que consegue fugir pro Chile. No Chile, é apanhada pelo `golpe de Estado' do Pinochet e acaba na Itália. Tem 40 anos de vida de exílio na Itália e, agora, retorna ao Brasil. E tanto ela, como a sua filha, que é totalmente italiana, a Eduarda, recebem essa anistia e esta reparação e de alguma forma se reencontram com o Brasil".

Continuando seu olhar sobre tortura e ditadura, Maria de Medeiros revela ser uma desobediente na vida. "Acho que temos um dever de desobediência quando se atinge o que não é eticamente possível aceitar. Quando você chega a questões como a tortura, pensa: `Como é possível que a gente parou para obedecer tais ordens?'. E dizer ainda por cima, como desculpa: `Estava só obedecendo!'. Não, o ser humano tem o dever de desobediência se é um ser humano. E por isso, claro, ainda hoje defendo essa ideia".

Durante o Provocações, a atriz também faz uma leitura da situação política e econômica de Portugal de Salazar (que governou o país de 1932 a 1968) e seu 25 de abril; e de Portugal dos dias de hoje, um país que, segundo ela, continua sendo o primo pobre da Europa. "Creio que o 25 de abril, quanto mais o tempo passa, mais me parece um exemplo. Se fizeram tantas guerras no mundo, teoricamente em nome da democracia, e dizimando, matando populações civis, realmente Portugal indicou em 1974, com a Revolução dos Cravos, qual é o caminho da democracia, que é o do diálogo".


Rasgada Coletiva e Sesc realizam evento de música experimental em setembro


Nova parceria entre Rasgada Coletiva e Sesc Sorocaba tem como fruto uma nova proposta de desfrute, divulgação e pesquisa da música experimental, em um evento que vai mesclar o som com outras sensações. O ExperimentaSom, evento mensal já realizado pelo Sesc, terá, a partir de setembro, produção em conjunto com o Rasgada. O coletivo passa a construir em conjunto a proposta estética e conceitual do evento, que se refletirá desde a curadoria até a ambientação.

Além de atrações musicais, a proposta se estende à ambientação do espaço e a experimentações em vídeo, mantendo a ideia de misturar a música com outros sentidos. Também será realizada mensalmente uma oficina relacionada aos artistas e às pesquisas de linguagem apresentadas no palcos do ExperimentaSom.


 

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar