Quinta-Feira, 2 de Abril de 2020

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Ação da GCM orienta crianças sobre cuidados com animais e prevenção aos maus tratos

Publicada em 24/08/2013 às 00:26
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

VOTORANTIM

A cachorra Brisa prendeu a atenção das crianças em uma apresentação e também demonstrou como gosta de carinho e atenção. A atividade vem sendo aperfeiçoada pela Guarda Civil Municipal de Votorantim para explicar às crianças como trabalha a corporação e incentivar a cuidarem bem dos animais. Alunos da Escola Municipal "Antônio Marciano", no Parque Bela Vista, receberam a visita inusitada para uma aula importante na quarta-feira (21). A unidade foi escolhida para a atividade piloto do projeto "Bicho é amigo, não é brinquedo" desenvolvido pela GCM votorantinense, contando com a participaçäo da cachorra Brisa para demonstrações de adestramento e do bom relacionamento entre humanos e animais de estimação. 

Brisa é uma pastora alemã illinois, com três anos, e prendeu a atenção das cerca de 150 crianças presentes na quadra da Escola. Salto sobre obstáculos, obediência e busca de objetos foram alguns exercícios executados com perfeição. Sob a ordem do treinador, a cachorra também demonstrou como atuaria em uma situação de perigo, imobilizando um suspeito. "Ela é treinada para o faro de entorpecentes e para situações de proteção, só vai atuar quando receber o comando", explicou o inspetor GCM Fábio Romano. 

Aos alunos do quinto ano foi realizada ainda uma palestra com orientações sobre cuidados com os animais, como escolher um bichinho de estimação e as responsabilidades do dono. Também foram abordados os maus tratos, esclarecendo que é crime abandonar, maltratar e/ou submeter a sofrimento qualquer tipo de animal, atitude que deve ser denunciada à Polícia. "O foco da nossa ação com as crianças é trazer a informação e estimular o comportamento adequado. Nosso objetivo é que eles tenham atitudes corretas, tratando bem os animais, dando e recebendo atenção do bicho de estimação", explicou Romano.

Com a ajuda de vídeos e desenhos animados, a apresentação estimulou perguntas e a interação das crianças. Para Kaio Eduardo da Silva, de 10 anos, além da apresentação de Brisa, as orientações foram interessantes. "Gostei de aprender coisas novas. É importante não maltratar os animais, porque eles são nossos amigos e querem carinho", comentou.

Os cuidados necessários na rotina, como dar banho e levar ao veterinário, chamaram a atenção de Lilian Feitosa, de 10 anos. Para ela, o vídeo que mostra a situação de um cão abandonado foi triste, mas ajudou a entender melhor o que acontece. "Fiquei com pena do cachorrinho e ficou mais fácil para entender o que não podemos fazer, o que é errado", disse Lilian.

Durante a palestra, também foi abordada a adoção de animais abandonados, lembrando que cães soltos nas ruas estão expostos a risco de acidentes e doenças, mas podem ser domesticados. "O cão espera atenção e cuidados e o animal de rua também tem essas necessidades. Ao invés de comprar um animal, devemos pensar em adotar algum que está na rua", ensinou o GCM.


Porto Feliz vai ao Investe SP reiterar pedido de duplicação da estrada para Sorocaba

O prefeito Levi Rodrigues Vieira voltou novamente esta semana ao Investe SP, para reiterar o pedido de duplicação da SP-97, estrada que interliga seu Município, Porto Feliz, a Sorocaba. Também estiveram presentes o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Social e Sustentável portofelicense, Miguel Arcanjo de Almeida, o diretor de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Célio Peixoto dos Santos, e o diretor de Urbanismo do Município, Michel Zangerônimo.

A solicitação de Levi é para que seja cumprido o protocolo de intenções entre Porto Feliz, Governo do Estado e Toyota. Representando a Toyota, estavam presentes, na ocasiäo, o gerente Roberto Matarazzo Braun e o analista de Assuntos Governamentais, Carlos Shigueo Nishikawa.

No Investe SP, eles foram recebidos pelo presidente do órgão, Luciano Mendes, e pelo gerente geral, Wanius Ribeiro. Os diretores protocolaram o ofício e informaram que vão dar continuidade ao pedido. A Prefeitura de Porto Feliz apresentou, inclusive, um projeto com as áreas de retorno e entradas/saídas no trecho de duplicação. 


Dilma entrega retroescavadeira para o prefeito de Mairinque

Também o prefeito de Mairinque, Binho Merguizo, esteve na manhã da última segunda-feira (19), em São Bernardo do Campo, na Grande Säo Paulo, regiäo do ABC, para receber das mãos da presidenta Dilma Rousseff as chaves de uma retroescavadeira para a manutenção de vias e estradas vicinais do Município, principalmente para as áreas rurais. A doação faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (Pac 2 Equipamentos) e teve a participação do Ministério de Desenvolvimento Agrário e a presença ainda do ministro Pepe Vargas.

Cem cidades paulistas, com menos de 50 mil habitantes, foram beneficiadas com o mesmo equipamento. O ministro adiantou que esses mesmos municípios também receberão motoniveladoras e caminhões-caçamba até meados de 2014. "O Pac prevê grandes obras para infraestrutura logística, mas também pensou na estrada vicinal, nos municípios de menor população, onde temos o grosso da produção agrícola do Brasil", salientou o ministro Pepe Vargas.

Segundo o prefeito Binho Merguizo, há mais de dez anos que Mairinque não tem uma zero quilômetro para uso próprio e que, quando assumiu a Prefeitura, encontrou a maioria dos equipamentos sucateados, sem manutenção ou condições de uso. "Estamos muito felizes com essa máquina. Ela será muito importante para fazermos a manutenção das vias, principalmente nas áreas rurais que mais necessitam. Herdamos muita coisa sucateada, mas aos poucos estamos recolocando esses maquinários para funcionar e, ao longo do tempo, pretendemos renovar nossa frota", finalizou Binho, comemorando a conquista.
 

 

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar