Terça-Feira, 20 de Agosto de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Com um mês de atraso, começam as obras de melhorias na rua Eldorado

Publicada em 24/07/2013 às 22:26
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Quase 40 dias após o anúncio das obras de benfeitorias na rua Eldorado, no bairro Parada do Alto, a Secretaria de Parcerias (Separ) e o Serviço Autônomo de Águas e Esgoto (Saae) iniciaram ontem os serviços. Máquinas fazem a limpeza da via de terra e os serviços de drenagem de águas, abrindo valetas e demarcando boca de lobo e guias. O local, que está localizado na divisa de Sorocaba e Votorantim, ao lado da rodovia Raposo Tavares, recebeu a visita dos prefeitos Antônio Carlos Pannunzio (PSDB) e Erinaldo Alves da Silva (PSDB), respectivamente das duas cidades, no dia 15 de junho, onde firmaram acordo para execução das obras. O trecho de responsabilidade de Sorocaba tem aproximadamente 200 metros de extensão e está sendo preparado para receber a pavimentação. 

Foi com alegria que os moradores da rua receberam a notícia e muitos acompanhavam o serviço postados nas calçadas, inclusive tirando fotos. O mecânico Raimundo José Ribeiro Sobrinho, que reside há mais de 50 anos na via, conta que nunca foi feito melhoria no local. Agora, ele espera que os problemas sejam resolvidos e lembra de outro ponto. “Falta dar um jeito na linha férrea que junta mato, animais, e serve de esconderijo para ladrões.” O mau cheiro que exala da estação de tratamento de água de Votorantim, próximo à rua Eldorado, é outro problema relatado pelos moradores. Mas, devido ao tempo chuvoso e frio, dizem que a situação está controlada. “No calor chega a ser insuportável! Incomoda bastante na hora de fazer as refeições e de madrugada é pior”, explica o operador de máquinas Emerson Rocha, que há 40 anos mora na via. 

Vários vizinhos também reclamam de doenças respiratórias, que acreditam ter desenvolvido por causa da rua de terra. Quando o tempo está seco, a poeira toma conta das casas e, quando chove, vira lama. “A gente limpa a casa duas vezes no dia e não adianta, a poeira toma conta de tudo. Eu mesmo tenho bronquite e, pelo que sei, mais umas quatro famílias também sofrem com o problema. Espero que agora com o asfalto melhore a situação”, afirma a dona de casa Sidinéia dos Santos. Não há prazo de conclusão da obra, e o outro trecho da via é de responsabilidade de Votorantim. 


Jovens promovem campanha de incentivo a doação de sangue

Os jovens da igreja do Evangelho Quadrangular de Sorocaba estão promovendo até sábado, dia 27, a 3ª Campanha de Doação de Sangue da Juventude Quadrangular. A 1ª campanha foi realizada no dia 26 de julho de 2012 e teve a participação de 80 pessoas, a 2ª foi entre os dias 2 e 12 de fevereiro, com 220 pessoas.

Com início no dia 1º de julho - já participaram mais 130 pessoas - a campanha incentiva a adoção do hábito em doar sangue como rotina na vida destes jovens, com o objetivo de salvar vidas. O responsável pela organização, Marcelo Ataíde, lembra que não é preciso grandes esforços para doar sangue. “Promovemos a campanha sempre nos períodos de férias, quando os estoques dos bancos de sangue diminuem bastante”, explica.

Para doar sangue é preciso ter entre 18 e 65 anos, pesar no mínimo 50 quilos e ter boas condições de saúde. Dormir pelo menos seis horas na noite anterior, alimentar-se normalmente evitando comidas gordurosas e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas doze horas. Os homens podem doar sangue a cada 60 dias e as mulheres, a cada 90 dias. 

O Hemonúcleo fica na avenida Comendador Pereira Ignácio, 564. Para participar da campanha dos jovens é preciso enviar um e-mail para jqsorocaba.tell@hotmail.com confirmando a doação. 


Equipe da Facens disputam a Etapa Sudeste Fiat

A Equipe Fase Racing, da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens), será a única representante sorocabana entre as 30 equipes inscritas neste ano no Baja SAE Brasil, competição de carros off-road, projetados, construídos e pilotados por universitários. No ano passado foram 27. Além dos estudantes paulistas, também participam universitários de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e mais uma equipe da Universidade de Brasília (DF).

A Etapa Sudeste Fiat será desenvolvida dias 27 e 28 (sábado e domingo), no Campo de Provas da CNH (Case New Holland), no Distrito Industrial de Sarzedo, em Minas Gerais. Os veículos são submetidos a provas estáticas e dinâmicas, supervisionadas por juízes que são engenheiros da indústria da mobilidade.

Ter a oportunidade de participar já é importante, pois, além do alto nível técnico das provas, o evento é considerado o principal laboratório de testes para a competição nacional, realizada anualmente no primeiro semestre. Mas a etapa regional também contribui para a troca de experiência entre estudantes, professores e profissionais da área. 

“As competições estudantis da SAE Brasil proporcionam aos futuros engenheiros a oportunidade de pôr em prática as teorias aprendidas nas salas de aula e, assim, desenvolver capacidades e a paixão necessárias a uma boa formação profissional”, afirma o engenheiro Ricardo Reimer, presidente da SAE Brasil.




 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar