Quarta-Feira, 15 de Julho de 2020

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Secretário da Saúde participa de Congresso Nacional

Publicada em 10/07/2013 às 21:16
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

O secretário da Saúde de Sorocaba, Armando Raggio, participou do 19º Congresso Nacional de Secretarias Municipais da Saúde, realizado entre os dias 7 e 10 deste mês, em Brasília (DF), cujo tema foi "Responsabilidade interfederativa no SUS: Desafios e agenda dos municípios". Raggio também presenciou o lançamento do Pacto Nacional pela Saúde, anunciado pela presidente Dilma Rousseff na segunda-feira (8).

Além de participar da cerimônia de abertura do congresso, Raggio foi um dos homenageados, por ser um dos ex-presidentes do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), entidade que neste ano completa 25 anos de fundação. Raggio foi presidente do Conasems entre abril e dezembro de 1994, quando deixou o cargo para assumir a Secretaria de Saúde do Estado do Paraná.

O Pacto Nacional pela Saúde - Mais Hospitais e Unidades de Saúde, Mais Médicos e Mais Formação contempla a aceleração dos investimentos já contratados para melhorar a estrutura da rede pública do Brasil. Inclusive, uma semana antes, Raggio foi convocado pelo Ministério da Saúde para a atualização da agenda de investimentos e recursos de custeio para o Sistema Único de Saúde (SUS) de Sorocaba.

Entre as medidas do programa, está a ampliação da oferta de residência médica e multiprofissional. "Isso é muito importante, porque, além da questão econômico-financeira das políticas sociais, há também a questão de melhor se aproveitar os recursos que se dispõe. Mais recursos, melhor gestão, mas, acima de tudo, melhor formação", avalia Raggio.

Em Sorocaba, Raggio destaca que a Prefeitura vem envidando esforços para ampliar e melhorar o atendimento da atenção básica no município. Entre as ações já desenvolvidas estão o aumento do valor da hora trabalhada dos médicos e dentistas da rede municipal e a adoção do regime de horas suplementares para outros profissionais da saúde.

Além disso, o concurso público para a contratação de médicos está em andamento; o resultado final sai no fim do mês. Também deve entrar em funcionamento a partir de agosto a nova Unidade Pré-Hospitalar (UPH) da Zona Leste, que vai fazer parte da rede de urgência e emergência da cidade e desafogar os serviços já existentes. Em alguns meses, também deverá ser entregue a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Éden, em parceria com o governo federal. Raggio destaca ainda que sempre incentiva a migração de profissionais de saúde para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), aproximando-os da comunidade.
 

 

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar