Segunda-Feira, 17 de Junho de 2019

Diário de Sorocaba

buscar

<< Big Band Jazz Sinfônica abre o Sorocaba Jazz Festival'2013

Publicada em 06/07/2013 às 01:47
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

A Big Band Jazz Sinfônica, sob a regência de Fábio Prado, faz na noite deste sábado (6), às 21 horas, a abertura do Sorocaba Jazz Festival, que terá shows diários até o próximo dia 14, o domingo da semana que vem, no Teatro Municipal, no Parque da Boa Vista.

Nesta primeira edição do Sorocaba Jazz Festival, o público poderá acompanhar, assim, um vasto e rico painel do melhor do jazz produzido no Brasil, em suas diversas vertentes e formações instrumentais, com grandes músicos. O evento tem patrocínio da empresa Metso, através de lei de incentivo do Ministério da Cultura, e realização da MdA International, com curadoria e direção artística do músico e produtor Marco de Almeida. A maioria dos espetáculos, como o desta noite inaugural, seräo gratuitos.

JAZZ SINFôNICA - A Big Band Jazz Sinfônica foi criada pela Secretaria de Estado da Cultura em 1989, com o intuito de resgatar as tradições das orquestras de rádio e televisão que fizeram sucesso entre os anos 1930 e 1970. Com formação bastante singular, une a orquestra dos moldes eruditos a uma big band de jazz. O resultado é uma sonoridade exclusiva, que tem lhe conferido protagonismo na criação de uma nova estética orquestral brasileira, por meio de arranjos contemporâneos e únicos.

Um dos grandes nomes da orquestra, responsável por transformar as melodias populares de compositores brasileiros em arranjos sinfônicos, foi Cyro Pereira (1929-2011), maestro dos Festivais da Record dos anos 1960 e um dos fundadores do grupo, que criou o repertório fundamental da orquestra e ajudou a transformá-la numa das poucas com esse formato no mundo. Depois dele, a Jazz Sinfônica formou uma equipe de orquestradores de excelência, que trabalham para a formação do seu repertório - o grupo produz, em média, 100 partituras por ano e conta com um acervo de mais de 1.400 delas.

Formada por 82 músicos, a Jazz Sinfônica apresenta-se em concertos regulares na capital e interior de São Paulo, em muitos com importantes convidados. Já tocou com Tom Jobim, Milton Nascimento, Gal Costa, João Bosco, Toquinho, Paulinho da Viola, Daniela Mercury, John Pizzarelli, Stanley Jordan, Gonzalo Rubalcaba, Dee Dee Bridgewater e Paquito D'Rivera, entre outros. O diretor artístico e regente titular é João Maurício Galindo e Fábio Prado, seu regente adjunto. Desde janeiro de 2012, a Orquestra é administrada pela Organização Social de Cultura Instituto Pensarte.

Os ingressos gratuitos devem ser retirados na bilheteria do Teatro Municipal, limitados a 2 ingressos por pessoa, uma hora antes de cada apresentação. 


Obras eruditas clássicas ao som de guitarras elétricas no Sesi

O Teatro do Sesi recebe neste sábado (6), às 20 horas, o Quarteto Kroma, que propõe uma nova forma estética para a guitarra elétrica. Formado por Heraldo Paarmann, Alexandre Spiga, Igor de Bruyn e Alexandre de Orio, o grupo desconstrói a imagem do instrumento, geralmente associada ao rock, e estabelece novas possibilidades sonoras, a partir da releitura de obras eruditas. A apresentaçäo é gratuita.

O Quarteto Kroma traz ao público inovadoras interpretações de músicas de estilos dos mais diversos, como as peças Álbum para Juventude nº 30, de Schumann, e Passatempo, de Pixinguinha. Além disso, busca evidenciar vários elementos do universo da guitarra e as diferentes estruturas de cada gênero, de forma a favorecer a reflexão sobre a técnica musical. Peças como Eine Kleine Nachtmusik, de Mozart, escrita para quatro vozes, são executadas pelo quarteto de guitarras elétricas, revelando que é possível dar a obras clássicas uma roupagem totalmente nova.

O QUARTETO KROMA - O Quarteto Kroma nasceu em 1999, a partir de um processo experimental idealizado por Heraldo Paarmann, ex-guitarrista da banda Ultraje a Rigor, que vislumbrou a possibilidade de utilização da guitarra elétrica dentro do metié camerístico. Em 2001, o grupo lançou pela gravadora Abril Music o álbum Quarteto Kroma - Quarteto de Guitarras Elétricas, o primeiro na América Latina de um quarteto de guitarras em forma de música de câmara. Em 2010, o Kroma foi indicado para o projeto `Mostra Guitarras do Brasil' como referência da evolução estética da guitarra elétrica brasileira na década de 2000. 

O show que o grupo traz hoje ao Sesi de Sorocaba explora composições do último CD do quarteto, "DesConstruindo', lançado em 2012. O álbum conta com a participação de importantes músicos brasileiros, como Heraldo do Monte (guitarra), Vera Figueiredo (bateria) e Roger Rocha Moreira (guitarrista e vocalista da banda Ultraje a Rigor). Além das tradicionais funções harmônica e melódica, este trabalho demonstra que a guitarra elétrica também pode ser utilizada no âmbito da percussão, explorando cada vez mais possibilidades do instrumento. 

Os ingressos gratuitos serão distribuídos 1 hora antes do início da apresentação, na bilheteria do Teatro (rua Gustavo Teixeira, bairro do Mangal).


TEATRO DE ANIMAÇÃO

`La Polar', com grupo chileno, sobe ao palco do Sesc hoje
 
 
"La Polar", com o grupo chileno Viajeinmóvil, é a atraçäo dezste sábado (6) da Mostra Sesc de Teatro de Animaçäo'2013. O espetáculo começa às 20 horas, no Teatro do Sesc Sorocaba, à rua Baräo de Piratininga, 555, no Jardim Faculdade (esquina com a avenida Washington Luiz), com ingressos vendidos na bilheteria da Unidade a preços simbólicos.

Em junho de 2011, o Chile sofreu a maior fraude financeira de sua história. O esquema da varejista de capital aberto, La Polar, afetou cerca de um milhão de clientes. Em "La Polar", a companhia Viajeinmóvel toma como ponto de partida do espetáculo, entäo, a gravação de áudio da última reunião do conselho de administração da empresa para criar um espetáculo de bonecos e atores no palco. Os bonecos representam altos executivos, enquanto os atores-manipuladores representam os trabalhadores da empresa: o secretário, o assistente, a senhora da limpeza, etc.. Em uma mistura de ficção e realidade, eles são responsáveis por realizar a opinião popular deste grupo.

"La Polar" tem como autores Luís Barrales e Jaime Lorca, com direção deste último. Estäo no elenco Alfredo Allende, Carlos Becker, Leonor Marchant, Catalina Peña e Ilan Spollansky.


Banda Velhas Virgens comemora 15 anos de álbum de sucesso

Na noite deste sábado (6), a Banda Velhas Virgens, considerada uma das mais irreverentes do Rock Nacional, faz show no Hangar 51, em Sorocaba, dentro de turnê  comemorativa aos 15 anos do álbum "Vocês não sabem como é bom aqui dentro!". A Banda Pedra 1, de Sorocaba, também participa da festa, trazendo ,no repertório, músicas próprias e hits do Rock Nacional dos anos 80 e 90.

O Hangar 51 fica à rua Victório Pegoretti, 51 - Jardim Faculdade.


NA ESTANTE

Utopia cristã popular é tema de dissertação teológica

"Aprofundar a compreensão e a discussão sobre a força social da utopia cristã popular na América Latina". É assim que, em breve palavras, pode ser apresentado o livro "Utopias Esquecidas - Origens da Teologia da Libertação", de autoria de Daniel Marques Vilela, historiador graduado pelo Câmpus de Franca da Unesp (Universidade Estadual Paulista) e que lecionou História em escolas da região de Sorocaba entre 2005 e 2008, que está sendo agora lançado por intermédio da Fonte Editorial. Ele, aliás, durante a graduação na Unesp/Franca obteve bolsa da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) para estudar o que chama de `esquerda católica' na região de Ribeirão Preto.

A dissertação de Daniel, que voltou a residir em Sorocaba, discute, assim, a história e ideias da `teologia da libertaçã', a partir do pensamento de seus principais expoentes, como Gustavo Gutierrez e o ex-frade franciscano brasileiro Leonardo Boff, pesquisando como estes pensadores cristãos se apropriaram de elementos do marxismo ateu para criar um novo pensamento teológico para a América Latina. Como explica o autor, busca ele também, com sua obra, iluminar o processo de desenvolvimento da `teologia da libertação', resgatando utopias que foram e ainda estão sufocadas pela hegemonia neoliberal. "Resgata (a obra) utopias não para que sejam seguidas acriticamente, mas para propor uma discussão mais rica frente ao monólogo da desesperança, do capitalismo e do individualismo".

Os interessados em conhecer o livro "Utopias Esquecidas - Origens da Teologia da Libertação" podem encontrá-lo nas livrarias Nobel do Sorocaba Shopping e do Villàggio Shopping, no bairro de Santa Rosália, e também na Livros e Cia., no Esplanada Shopping, ao preço de R$ 29,90.


TELEVISÄO

Regina Casé fala do sucesso do reggae da Jamaica ao Maranhão

Regina Casé comanda o "Esquenta!" deste domingo, dia 7, no início da tarde, na TV Globo, todo ao som do reggae. Em meio a caixas de som de uma radiola gigante, a apresentadora fala sobre o sucesso do ritmo no mundo inteiro: "Hoje, vou levar vocês para a Jamaica, mas com uma escala em São Luís. O reggae faz tanto sucesso por lá que a capital do Maranhão já é até chamada de Jamaica brasileira", dirá ela, enquanto a Banda Natiruts anima o palco do programa, que também contará com a presença de MC Gui e Alcione.

Conhecida por sua paixão por esmaltes, Marrom fala de sua coleção com mais de 350 vidros e dos diferentes temas que já escolheu para pintar as unhas. "Já fiz temática de festa junina, com bolinhas, de tecido", revela. A cantora apresenta sua fiel escudeira, a designer de unhas Rosemary. "Demoro mais ou menos duas horas para fazer a unha da Alcione, mas a gente sempre se diverte, inventando mil novidades", conta a profissional. Lançando um novo trabalho, Alcione embala a plateia com canções que tiveram a participação de Arlindo Cruz, Xande e Zeca Pagodinho.

O ator Juliano Cazarré, por outro lado, relembra seu passado e dá uma verdadeira aula de inglês para Mumuzinho. No ar em "Amor à Vida", o intérprete do personagem Ninho fala da temporada que passou fora do Brasil e da sua participação no último filme de Fernando Meirelles, "360º". Adriana Esteves, sua colega em "Avenida Brasil", comenta sobre seu período de férias desde o término da novela e revela a música que marcou seu relacionamento com Vladmir Britcha.


 

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar