Terça-Feira, 18 de Junho de 2019

Diário de Sorocaba

buscar

<< Milhares de pessoas participam da 7ª Festa da Cerejeira Jardim Oriental foi inaugurado com participação da Colônia Japonesa

Publicada em 06/07/2013 às 01:43
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

PIEDADE

Cerca de 5 mil pessoas passaram pelo Recinto de Festas "Vila Maria" nos dois dias de evento, no último final de semana, da sétima edição da Festa da Cerejeira. O evento, gratuito, foi promovido pela Prefeitura de Piedade, por meio dos departamentos de Cultura e de Turismo e da Coordenadoria de Meio Ambiente.

A árvore de Cerejeira (Sakura Matsuri) é admirada, principalmente no contexto das antigas guerras, período em que a vida era comparada à fragilidade da flor. Em Piedade, o evento, que é promovido com apoio da Colônia Japonesa, representada pela Associação Cultural e Esportiva local (Acep), simboliza o valor sagrado da árvore e, por isso, a florada é comemorada com a festa. Entre as atividades, estavam opções para todos os gostos. A praça de alimentação ofereceu desde comidas japonesas até pratos da culinária nordestina. Além disso, o evento contou com tendas de artesanato, distribuição de mudas de cerejeira e atrações artísticas e musicais de grupos piedadenses. No sábado (29), por exemplo, houve apresentação de grupo de Taikô, Choro do Conservatório Artístico Musical "Davino Tardelli da Silva", Academia Esparta, Dj Darojo e Carlinhos Sales; no domingo (30), as atrações ficaram por conta da Academia Arena Fight, Dança Japonesa, Taekwondo, Projeto Guri, grupos do Conservatório Artístico Musical "Davino Tardelli da Silva", grupo de Taikô e Samba Jovem.

A festa foi encerrada com a exibição da final da Copa das Confederações, entre Brasil e Espanha.

INAUGURAÇÃO DO JARDIM ORIENTAL - Também o Jardim Oriental, localizado na mesma área onde está um dos pontos turísticos de Piedade, a Pedra do Elefante (no km 101 da Rodovia SP-250), foi inaugurado no último sábado (29), em meio às celebraçöes da 7ª Festa da Cerejeira. A cerimônia reuniu autoridades municipais, com presença da prefeita Maria Vicentina Godinho Pereira da Silva (PSDB), do vice-prefeito Renaldo Corrêa da Silva (PV), do presidente da Associação Cultural e Esportiva de Piedade (Acep), Hideo Nakajima, diretores e servidores da Prefeitura e dos vereadores Cláudio Eduardo Nadaleto e Norton Yoshio Nakayama.

Em discurso, Maria Vicentina ressaltou a importância da obra e da parceria com a Acep. "Esperamos que o Jardim Oriental atraia cada vez mais visitantes, fomentando ainda mais o turismo em Piedade. Este local é um grande presente para a população e para a Colônia Japonesa que tanto contribui para com o nosso Município", afirmou.

O Jardim Oriental conta com pista da caminhada, passeios temáticos com caminhos de pedras, mirante com cobertura (quiosque) em arquitetura oriental, iluminação temática, paisagismo com plantio de grama e cerejeiras, jardim zen e pontes, entre outros atrativos. 

Após o encerramento da cerimônia, o grupo de Taikô fez uma apresentação aos presentes e a Coordenadoria de Meio Ambiente distribuiu sementes de cerejeira, explicando os processos do plantio. Um coquetel foi oferecido pela Acep aos convidados, organizado por Fumiko Sakagutchi.

A obra foi construída com recursos de convênio firmado com o governo federal, por meio do Ministério do Turismo, e contrapartida da Prefeitura.


Mairinque e Alumínio realizam 1º Encontro Lúdico dos Direitos da Criança

Na quinta-feira (4), o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) de Mairinque e o de Alumínio realizaram em conjunto o 1º Encontro Lúdico Intermunicipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento foi realizado na Escola Estadual "Maria de Oliveira Lellis Ito", no bairro Jardim Cruzeiro.

O principal objetivo do evento foi promover a efetiva participação de crianças e adolescentes na formulação e no controle das políticas públicas, criar novas maneiras e atividades para o desenvolvimento intelectual com o trabalho lúdico, fortalecer o protagonismo juvenil de crianças e adolescentes com vistas à efetivação dos seus direitos e eleger os representantes para o 5º Encontro Lúdico Regional, que acontecerá no dia 30 de agosto na cidade de Lindoia. As crianças tiveram participação efetiva nos trabalhos realizados, com muitas ideias de como aplicar o lúdico nas atividades cotidianas. Também foram ministradas palestras ao longo do dia, explicando as metas e maneiras de executar essas atividades. 

Estiveram presentes no evento as vice-refeitas de Mairinque, Marly Moraes, e de Alumínio, Ângela Tiseo, a presidente do CMDCA de Mairinque, Sandra Martins, e de Alumínio, Maria Gomes, a presidente do Conselho Tutelar de Mairinque, Maria de Souza, e de Alumínio, Shirlei Nazareno, e o representante da Câmara dos Vereadores de Mairinque, Giovani Huggler.


TATUÍ

Tatuí terá 400 vagas para Pró-Jovem Urbano

Tatuí conseguiu aderir a mais um programa federal. Trata-se do Pró-Jovem Urbano, que será implantado no Município já a partir deste segundo semestre, como informou o prefeito José Manoel Corrêa Coelho, o `Manu', em reunião com a coordenadora municipal de Juventude, Carla Moura. Infelizmente, a cidade havia ficado de fora do programa. As inscrições foram encerradas em 2012, sem que Tatuí fosse contemplada. Porém, através de intervenção junto ao Ministério da Educação, o Município conseguiu ser agora incluído. 

O Pró-Jovem Urbano destina-se a promover a inclusão social dos jovens brasileiros de 18 a 29 anos que, apesar de alfabetizados, não conseguiram concluir o Ensino Fundamental, buscando sua reinserção na escola e no mercado de trabalho, com foco no desenvolvimento humano e exercício efetivo da cidadania. Em Tatuí, 400 vagas estarão disponíveis. O aluno terá chance de concluir, assim, o Ensino Fundamental e também irá receber uma bolsa-auxílio, no valor de R$ 165, durante 18 meses. Para alunos que têm filhos na própria escola, haverá ainda espaço reservado para a criança ficar no período em que o responsável estuda.

Segundo Carla Moura, dois nomes foram fundamentais para que Tatuí conseguisse aderir ao Pró-Jovem: o próprio ministro da Educação, Aloisio Mercadante, e o secretário de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, Macaré Evaristo dos Santos. "A confirmação veio após muita luta. Ficamos satisfeitos em poder proporcionar essa nova possibilidade para que os jovens de Tatuí possam concluir seus estudos", comentou Carla. Já o prefeito Manu projetou novos investimentos a partir da reestruturação do segmento de políticas públicas voltadas à juventude. "Estamos dando prioridade aos projetos que incentivem o jovem, seja pela criação da Secretaria de Esporte, como da implantação do Senai e da atração de novas empresas, mas principalmente através de um plano integrado de desenvolvimento que privilegie esse segmento tão importante", explicou.  

INSCRIÇÖES A PARTIR DO DIA 10 - As inscriçöes estarão abertas a partir da próxima quarta-feira, dia 10. As empresas que tenham funcionários que não concluíram o Ensino Fundamental também podem inscrever seus colaboradores e a Prefeitura fará campanhas setorizadas em empresas que costumam contratar mão de obra com baixa escolaridade. "Algumas empresas da cidade ainda têm funcionários sem o Ensino Fundamental completo e quando surge um edital interno para preenchimento de cargos melhores, com salários mais altos, esses funcionários não podem se beneficiar. Este programa também é um incentivo para essas pessoas", argumentou o prefeito Manu ainda.

As inscrições para o Pró-Jovem Urbano väo até 26 de julho, das 8 às 17 horas, na Escola "João Florêncio" (praça Paulo Setúbal, 21, Centro). As aulas aconteceräo em escolas da rede pública municipal, no período noturno, com uma turma no Centro e outra no bairro que atingir maior demanda de matrículas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15)3259-4844. 


 

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar