Terça-Feira, 19 de Novembro de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Tatuí terá primeiro polo de ensino técnico de música do País

Publicada em 31/05/2013 às 21:18
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Ampliar o acesso ao ensino técnico e tecnológico através de parcerias com entidades educacionais federais, uma das principais propostas do plano de governo do prefeito José Manoel Corrêa Coelho, o `Manu', para a área cultural de Tatuí e o Município será a primeira cidade do Brasil a contar com um polo avançado para ensino técnico de Música. A parceria entre a Prefeitura local, a Associação Cultural Pró-Arte e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), foi celebrada com a presença de professores, tutores e coordenadores pedagógicos do curso, em evento realizado no Centro Cultural. Entre os participantes da palestra técnica, estiveram a coordenadora geral do Programa, Edna Gelmini, o supervisor geral do Polo, Mário Sérgio Brescia, o maestro e coordenador pedagógico Anor Luciano Júnior e o relações públicas da Pronatec/UFMG, José Luiz Costa. Também participaram o professor José Coelho de Almeida, o maestro José Antônio Pereira e o mestre de banda Marcelo Afonso. 

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo governo federal em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. O Polo de Tatuí será Instalado na Escola "Profª. Teresinha Vieira de Camargo Barros", no Jardim Manoel de Abreu, e oferecerá aulas técnicas de instrumentos de sopro, percussão e regência. Os cursos serão voltados para jovens entre 15 e 30 anos, que já possuam algum conhecimento musical e Ensino Fundamental completo, com um ano de duração. As aulas serão às segundas, terças e sextas-feiras, das 19 às 22, e aos sábados, das 9 às 12 e das 14 às 18 horas. 

TRADIÇÄO MUSICAL - "Tatuí foi a escolhida para essa parceria não só por sua tradição musical e pelo apoio incondicional da Prefeitura, mas principalmente porque tem professores capacitados e capazes, como é o caso do professor Coelho e do maestro Pereira, que são responsáveis pelos principais ensinamentos que adquiri em toda minha vida e que levo para minhas aulas na Universidade, para a regência dos grupos. Graças a Tatuí, me tornei um maestro e pude conhecer o mundo através da minha profissão", argumentou Anor Luciano Júnior. 

O lançamento do polo da Pronatec foi coroado com um concerto com a banda sinfônica jovem da Associação Cultural Pró-Arte, que teve Anor e Pereira como maestros convidados e a participação na plateia do vice-prefeito e secretário de Governo, Segurança Pública e Transporte do Município, Vicente Menezes. "Os eventos foram ótimos. Os palestrantes puderam esclarecer as dúvidas sobre a instalação do polo e a procura pelos cursos já começou a todo vapor. Os coordenadores do Pronatec ficaram encantados com a nossa cidade e com a qualidade dos nossos músicos", finalizou Marcelo Afonso. 


Tatuí realiza hoje Casamento Comunitário 

Este sábado, 1º de junho, será muito especial. Ao menos, para os 47 casais que participarão da cerimônia ecumênica que marca o Casamento Comunitário'2013 em Tatuí. A celebração está agendada para praça Antônio Prado, a Concha Acústica, a partir das 19 horas, e promete muitas surpresas. Trata-se de mais um projeto de caráter social realizado pelo Fundo Social de Solidariedade, com apoio da Prefeitura local.

Mas o dia das noivas começa logo às 8 horas, com um delicioso `café da manhã', servido no centro de capacitação do Fundo Social, na Vila Esperança. Em seguida, espaço para beleza e cuidados especiais. No Projeto Tesoura e Companhia, elas poderão fazer as unhas, cabelo e maquiagem, com pausa para o almoço, que será servido às 13 horas. À tarde, será a vez dos últimos retoques e para ajustes no vestido. 

Depois de tantos preparativos, as noivas seguem para o local da cerimônia, que terá a animação da Banda Tatuí Jazz Sinfônica. O culto ecumênico será realizado por três pastores evangélicos, representando a igreja do Evangelho Quadrangular, a Igreja Presbiteriana e a igreja Ebenezer, além de um representante da Igreja Católica. As formalizações do casamento civil aconteceram durante todo mês de maio. Todos os trâmites cartorários são totalmente gratuitos, que representam economia de R$ 260 para cada casal.


Dia do Vinho é celebrado neste sábado em São Roque

No primeiro domingo de junho é comemorado o Dia do Vinho, data já consagrada no Sul do Brasil, que chega este ano ao Sudeste, à cidade de São Roque, conhecida como a `Terra do Vinho'. O evento é realizado pelo Sindusvinho (Sindicato da Indústria do Vinho de São Roque), em parceria com o Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho). Assim, neste 2013, o 2 de junho, amanhä, ganhará atividades especiais para celebrar esta data no Município. 

O objetivo do Ibravin é ambicioso: tornar a comemoração em caráter nacional, com o pontapé inicial na semana que antecederá a Copa do Mundo, no Brasil, em 2014. São Roque tem, aliás, um histórico na produção de uvas e vinhos, por conta das imigraçöes portuguesa e italiana, bases da cidade desde sua fundação. O local possui, inclusive, um Roteiro do Vinho, onde são encontradas diversas vinícolas prontas para o atendimento turístico, assim como museu, parreirais, degustação, gastronomia, etc..

A cidade recepcionará os turistas em todos os estabelecimentos com atividades comemorativas neste domingo (2), que variam desde atrações como conhecer os parreirais e a produção de vinho a gastronomia regada ao vinho e descontos especiais. "Temos o objetivo de nacionalizar o Dia do Vinho. Já podemos comemorar e dizer que o produto está consagrando no mercado nacional. Sentimos um interesse grande do público em desvendar os mistérios do vinho e porque não oferecer um dia especial para isso?", argumenta Cláudio Góes, presidente do Sindusvinho, completando que nada melhor do que dividir as experiências com o público, mostrando que o vinho faz parte de um incrível universo. "Vamos tornar o vinho uma bebida de consumo frequente. Em breve, todos os brasileiros utilizarão suas taças", aposta Góes. 


IPERÓ

Pesquisador destaca importância de Ipanema na história do Brasil 

A Câmara de Vereadores de Iperó recebeu o pesquisador de História, escritor e jornalista português João Barcellos para uma palestra a respeito da importância do Município no contexto nacional. Revelou, dentre outras coisas, a história desde a chegada do Império dentro das divisas de Iperó, sua demarcação geográfica e o contexto histórico da hoje Floresta Nacional de Ipanema como marco do início da produção industrial nacional, com a Real Fábrica de Ferro de Säo Joäo de Ypanema.

Bercellos explicou, entäo, para mais das 200 pessoas presentes ao Plenário da Câmara, dentre elas o prefeito, vice e secretários, a importância de Iperó no contexto da formação do País e deixou a todos o sentimento de alegria e orgulho de ser iperoense. Segundo o srta. Michelle Delgado, chefe da Divisão de Contabilidade e Finanças da Prefeitura, "a palestra foi importante para esclarecer questões históricas da nossa cidade e também descobrir o quanto Iperó foi relevante para a construção da República". 
 

 

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar