Quarta-Feira, 13 de Novembro de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Parque do Matão será entregue dia 5 de junho

Publicada em 29/05/2013 às 21:17
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

VOTORANTIM

A Prefeitura de Votorantim fará na próxima quarta-feira, 5 de junho, também Dia Mundial do Meio Ambiente, a entrega da revitalização do Parque do Matão. A solenidade acontece às 9h30.

Fechado há alguns anos para reforma, o espaço será reaberto renovado à população, que poderá caminhar pelas trilhas, bem como pela pista de caminhada que está sendo finalizada e fica na parte baixa do Parque, paralela à rua Francisca Lucas Bonilha. Prédios administrativos e salas para Educação Ambiental também foram construídos. Quem visitar o local poderá ainda percorrer trilhas adaptadas e com acessibilidade em grande trecho. Corrimões foram instalados e também há quiosques para quem deseja desfrutar do local. O Parque ganha ainda um playground e, nos próximos dias, seräo instalados os equipamentos de uma academia ao ar livre.  

O Parque do Matäo, a partir de sua reabertura, ficará aberto à população de terça-feira a domingo, das 8 às 17 horas, inclusive nos feriados. Outras ações serão implantadas gradativamente, como a lanchonete e loja que estão em licitação; centro de botânica e mini-orquidário. O prefeito Erinaldo Alves da Silva destaca que a abertura do Parque atende a uma reivindicação da população. "É uma espaço que será utilizado principalmente para o lazer e educação ambiental", acentuou.

ANIMAIS LIVRES - No local, por outro lado, são oferecidos diariamente aproximadamente 10 quilos de alimentos aos animais que habitam livremente a área de mata do Parque do Matão. A Secretaria do Meio Ambiente do Município informa que a alimentação é baseada em uma dieta para bugios que vivem em cativeiro, no entanto todos os alimentos doados são oferecidos, tendo em vista que agrada ao paladar de outros moradores do Parque do Matäo, que são aves e pequenos mamíferos que deixam `rastros' nos alimentos e são vistos se alimentando eventualmente por ali igualmente.

A Secretaria do Meio Ambiente explica também que a dieta oferecida é composta principalmente por frutas, tais como banana, laranja, goiaba, manga, mamão, maçã, abacate, eventualmente abacaxi, carambola, maracujá, ameixa, uvas, kiwi e limão. Também são servidos verduras e legumes, como, couve, repolho, eventualmente berinjela, abobrinha, beterraba, cará e cenoura.

Os animais que vivem na área atualmente e em liberdade, além dos macacos, são caxinguelê, gambás e diversas espécies de aves, entre elas sabiás laranjeira, alma de gato, jacupembas, saracura, bem-te-vi, garibaldi, joão de barro, maritaca, beija-flor e periquito, além de anfíbios e invertebrados.

O Parque Municipal "Jonas Domingues", o Parque do Matão, está localizado na rua Angelo Delapasi, 117, no Parque Bela Vista.

CAMPANHA DE ADOÇÃO DE CÃES TEM EVENTOS MENSAIS - A Campanha de Adoção é uma atividade permanente desenvolvida pelo Centro de Controle de Zoonoses de Votorantim. Além do atendimento realizado no canil municipal de segunda à sexta-feira, a equipe também realiza eventos mensais em locais públicos para estimular a adoção e a guarda responsável dos animais de estimação. Neste mês de maio, a atividade aconteceu na Praça de Eventos "Lecy de Campos". A proposta do CCZ é realizar eventos em outros bairros também para facilitar o acesso; o calendário será divulgado a cada mês.

Independentemente dos eventos, quem deseja adotar um animal pode procurar diretamente o CCZ para visitar o canil e obter mais informações. Todos os animais disponíveis para adoção são entregues ao dono vacinados, medicados com vermífugo e castrados gratuitamente. Se a idade for precoce para a castração, esse atendimento fica agendado e está garantido para os animais que forem adotados no canil municipal. O endereço é avenida Santo Antônio, ao lado do Cemitério Municipal, e o atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8 às 16 horas.


Circuito Sesc de Artes é levado a cidades da regiäo em junho

Com o objetivo de democratizar o acesso aos bens culturais, promover a circulação de trabalhos artísticos de qualidade nas diferentes linguagens e estreitar as relações com o público, o Circuito Sesc de Artes'2013 percorrerá 102 cidades do Interior, Litoral e Grande São Paulo, com a participação de 347 artistas nacionais e internacionais em uma itinerância composta por atividades de artemídia, artes visuais, circo, dança, literatura, música, teatro, cinema e vídeo, agora em junho, incluindo vários municípios da regiäo de Sorocaba. Serão três finais de semana, com atividades que acontecem em espaços públicos e com entrada gratuita, voltadas para toda a família e todas as idades.

Na região, as cidades contempladas serão São Roque e Itapetininga (dia 14, sexta-feira, das 17h30 às 21h30), Itu e Itapeva (dia 15, sábado, das 17h30 às 21h30) e Itararé e Votorantim (dia 16, domingo, das 16h30 às 20h30). As apresentações acontecerão no Centro Cultural Brasital, em São Roque; na avenida Peixoto Gomide, em Itapetininga; na praça da Independência (largo do Carmo), em Itu; na praça Zico Campolim, em Itapeva; na praça Zeca Padeiro, em Votorantim, e na praça Francisco Alves Negrão (praça São Pedro), em Itararé.

O Circuito Sesc de Artes é um projeto de circulação desenvolvido pelo Serviço Social do Comércio em Säo Paulo que traz atividades nas diversas linguagens artísticas para centenas de cidades do Estado, prioritariamente em municípios onde o Sesc ainda não está instalado com suas unidades operacionais. Toda a programação ocorre em espaços públicos, em parceria com as prefeituras e sindicatos do comércio local. Além disso, como toda programação acontece em praças, parques e centros culturais, o Circuito também ajuda a reforçar a ideia de que o espaço público é um espaço de convivência e de encontro.

Para as cidades da regiäo de Sorocaba, entre as atraçöes trazidas pelo Circuito Sesc de Artes'2013, estaräo, em Säo Roque, Votorantim e Itu, Circo: Kinematos, com a Cia. manoAmano (um espetáculo circense que apresenta um homem entediado e uma mulher extravagante que se desafiam em malabarismo num mastro chinês); os espetáculos teatrais "Casos Cascudos", com a Cia. da Tribo, de Säo Paulo, e "Bom Apetite", com a Cia. Pé de Vento, de Santa Catarina (música, mágica, malabarismo e jogos coletivos na releitura de cenas e situações clássicas dos cômicos populares); Intervenção: CinE-Embolada, com Peneira e Sonhador e VJ Trach (Pedro Marques), de Säo Paulo; e música - Rashid e Projeto Nave, de Säo Paulo. Em Itapetininga, Itapeva e Itararé, o espetáculo de dança `Árvores', com Clarice Lima; de teatro `Arrumadinho', com a Trupe Olho da Rua, da cidade de Santos; de circo, denominado "Caramba, Quanta Bobagem", com o grupo Circo Caramba, de Campinas; de Cinema, "Desligue a Tecla Mute", com Angélica Valente e Jonathan Macías, de Säo Paulo, com intervenções sonoras em curtas-metragens produzidos em período anterior à chegada do som no cinema, e de Música, com a banda Blues Etílicos, do Rio de Janeiro.


Elektro apresenta o Projeto Energia Comunitária em Piedade

A Elektro realizou, em Piedade, a apresentação do Projeto Energia Comunitária, que pretende beneficiar cerca de 200 famílias do Município. O evento ocorreu no Auditório Helmut Kurt Schneider, da Associação Comercial e Industrial local (Acip) e contou com a participação da prefeita Maria Vicentina Godinho Pereira da Silva (PSDB) e de vereadores.

O Projeto Energia Comunitária Elektro estimula a economia de energia em locais de baixa renda e promove melhorias diretas nas comunidades. De acordo com o consultor institucional da Elektro, Eduardo Zornoff, o projeto promove reformas em instalações elétricas, substituição de refrigeradores antigos ineficientes por eletrodomésticos novos e doação e substituição de lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes compactas. O projeto ainda prevê reformas em espaços públicos de educação, esportes, lazer e recreação, instalaçäo de placas de identificação de ruas e cursos básicos de eletricidade residencial, encanador, artesanato, computação, entre outros, visando à capacitação profissional dos moradores. 

O lançamento oficial do Projeto está previsto para o próximo dia 7.

PERFIS METÁLICOS PARA CONSTRUÇÃO DE PONTES - A Prefeitura de Piedade poderá receber perfis metálicos para a construção de pontes na zona rural, segundo requerimento apresentado ao Governo do Estado pelo deputado estadual Edmir Chedid (DEM), atendendo pedido da prefeita Maria Vicentina Godinho Pereira da Silva (PSDB) e da Câmara de Vereadores local. O parlamentar declarou que a solicitação também aparece fundamentada na necessidade constatada entre os agricultores do Município, que encontram dificuldades em utilizar as estradas vicinais para o escoamento da produção. "Muitos se queixam das condições das estradas e da falta de pontes em trechos considerados fundamentais para a distribuição da produção", comentou Edmir, explicando que a doação de perfis metálicos destinados à construção de pontes foi realizada há dois alguns anos pelo Estado, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. "Na época, muitas prefeituras que indicamos conseguiram o benefício. Por isso, espero que também possamos obter êxito para benefício de Piedade", complementou.

A solicitação para a doação de perfis metálicos foi entregue pela prefeita Maria Vicentina e pelo vereador Paulino Florêncio Pinto (PRB), que representou o Legislativo piedadense.


TATUÍ

Dívida na obra do Centro de Especialidades Médicas passa de R$ 1,2 milhão

A construção do novo prédio do Centro Municipal de Especialidades Médicas também é alvo de investigação da Comissão de Sindicância montada pela Prefeitura de Tatuí, para apurar as dívidas da administração do ex-prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo. O processo administrativo 551/2013, prestes a ser concluído, encontrou diversas irregularidades e um débito total de R$ 1.259.440,53.

Tudo começou no dia 28 de junho de 2011 com a edição da lei municipal 4.557, que tratava, com prévia autorização da Câmara de Vereadores, da venda de um imóvel na rua 15 de Novembro, 486, que serviu de sede para o Ciretran (Circunscriçäo Regional de Trânsito). O negócio resultou em R$ 2.003.820,00 para os cofres da Prefeitura, depositados em conta específica de alienação - por se tratar de venda de patrimônio público. A vencedora da licitação foi mais uma vez a Camargo Engenharia e o contrato foi firmado no valor de R$ 1.789.922,56. Mesmo com 70% das obras já concluídas, a empresa recebeu apenas R$ 447.045,70, 25% do total devido. 

Mas a dívida não é o maior dos problemas. As movimentações bancárias da Prefeitura em 2011 mostram quatro transações irregulares, com transferências da conta específica de convênio para as contas movimento. No dia 5 de outubro, foram dois repasses de R$ 850 mil e R$ 75 mil; no dia 17 de outubro, um repasse de R$ 100 mil, e no dia 6 de dezembro, R$ 968 mil, totalizando R$ 1.993.000. O procedimento é irregular e ilegal, vedado pelo Tribunal de Contas do Estado e ainda pela lei 8.429/1992, através do artigo 10, que prevê desvio de finalidade que caracteriza improbidade administrativa. O saldo da conta para construção da obra, no dia 1º de janeiro de 2013, era de apenas R$ 13.213,00.

Segundo a secretária municipal de Fazenda, Finanças e Planejamento, Lilian Maria Grando Camargo, após o encerramento da sindicância todos os extratos, contratos e documentos serão encaminhados à Câmara Municipal, ao Tribunal de Contas e ao Ministério Público. "O passivo é enorme. Temos mais de R$ 1,2 milhões para pagar: R$ 643 mil de obras já executadas comprovadas pelas medições e R$ 616 mil de etapas a serem concluídas. São recursos que foram usados irregularmente e que deveriam ter ido para o pagamento da empresa ou estar disponível na conta. Resultado: teremos que investir duas vezes na mesma finalidade. Quadro extremamente grave para uma cidade que precisa de novos investimentos e melhorias", destaca a secretária.


CPFL inicia programa educacional em Boituva

Orientar a comunidade para o consumo consciente de energia. Este é o objetivo do programa CPFL nas Escolas, iniciado em fevereiro em dez escolas da rede municipal de ensino de Boituva também. O projeto prevê a capacitação de educadores de escolas públicas municipais para disseminar conceitos básicos de uso eficiente e seguro da energia elétrica. 

Com duração prevista de seis meses, o Programa adota a metodologia "A Natureza da Paisagem: Energia Recurso da Vida", do Procel, e tem como foco prioritário o público infanto-juvenil, do 2º ao 5º ano de Ensino Fundamental da rede pública municipal. "Além de capacitar os educadores para que sejam multiplicadores dos conceitos para as crianças, a CPFL pretende envolver também as famílias, a fim de contribuir para a mudança de hábitos e comportamento das comunidades em que atua, promovendo o conceito de consumo eficiente", explica o diretor comercial da CPFL Energia para a regiäo de Sorocaba, Marney Antunes. 

Na primeira fase do projeto, a equipe docente é capacitada por monitores do Programa com a metodologia do Procel. "Os professores serão nossos multiplicadores e utilizarão materiais de apoio e kit Procel para disseminação do conhecimento que receberam", conta Marney Antunes. Após desenvolverem os conteúdos em sala de aula, como etapa final alunos, professores e comunidade terão a oportunidade de visitar a Unidade Móvel de Ensino Multifuncional da CPFL Energia, um caminhão onde serão desenvolvidas atividades educativas que possibilitam a interação de forma prática, com os conceitos de energia elétrica e utilização racional dos recursos. Além de conhecerem equipamentos mais eficientes, os visitantes vão participar também de atividades lúdicas e artísticas (filme e peça de teatro) acerca do tema `energia'.


Itapetininga tem trabalho exemplar, apesar do aumento de casos da Dengue no Brasil

O ano de 2012 foi um ano atípico para o surgimento da Dengue em todo o Brasil; houve uma diminuição de 44% em relação a 2011. Na cidade de Itapetininga, foram 81 notificações de casos suspeitos de Dengue, porém nenhum deles foi confirmado. Já em 2013 (até o mês de fevereiro) o Brasil teve um aumento de 190% em relação a 2012, mas até o mês de maio, em Itapetininga, foram 143 casos notificados, sendo 18 casos confirmados, 15 deles foram contraídos em outros municípios (casos importados) e três contraídos no próprio Município (autóctones).

Este aumento de casos no ano de 2013 está relacionado ao surgimento do fenômeno natural El Niño. Este fenômeno provoca um aquecimento anormal das águas superficiais do Oceano Pacífico Tropical e pode afetar o clima regional e global, mudando os padrões de vento a nível mundial e afetando, assim, os regimes de chuva em regiões tropicais.

Mesmo com este aumento, Itapetininga apresenta um número menor de casos de Dengue do que no restante dos municípios da região, acreditando-se que esse diferencial se dá pelo trabalho realizado na área de educação, comunicação e, principalmente, na agilidade do trabalho realizado em campo nos casos suspeitos e confirmados. O principal é que toda a população se sensibilize e cada um faça sua parte eliminando os criadouros, com a campanha "10 Minutos Contra a Dengue" reforçando a importância de se adotar medidas simples, mas eficientes para obtenção de resultados eficazes na prevenção da Dengue.


 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar