Terça-Feira, 21 de Maio de 2019 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< Boituva ajusta obras estaduais na Casa Civil

Publicada em 27/05/2013 às 21:55
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

O prefeito Edson Marcusso foi recebido no Palácio dos Bandeirantes, em Säo Paulo, pelo subsecretário da Casa Civil para Assuntos dos Municípios, Rubens Cury, com quem alinhou informações acerca de solicitações atendidas pelo governador Geraldo Alckmin, por ocasião de sua visita ao município de Boituva, em abril. Acompanhado do secretário municipal de Administração e Coordenação Governamental, Rodrigo Moreno, Marcusso elencou aRubens Cury todos os empreendimentos anunciados pelo governador e ajustou ações para encaminhá-los às secretarias responsáveis pelos investimentos.

Durante sua estada em Boituva, o governador Geraldo Alckmin autorizou a construção de 120 apartamentos pela CDHU, a instalação de uma Escola Técnica (Etec), recursos para construção do Centro de Referência de Saúde da Mulher, uma Escola de Ensino Médio no Jardim Paraíso, Creche-Escola no bairro Parque Ecológico, um Centro-Dia Idoso, um novo Fórum e a duplicação ou construção de terceira faixa - dependendo de resultado de estudo do DER - da SP-129, com ciclovia.

Por sua vez, o subsecretário se comprometeu em acompanhar pessoalmente cada um dos projetos anunciados pelo governador.

PARCERIAS COM O SENAC - Por outro lado, o prefeito Edson Marcusso recebeu, no Paço Municipal, o gerente da unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Sorocaba, João Henrique de Freitas Alves, e o executivo de Contas da instituição, Nélson dos Santos Júnior. Acompanhando dos secretários João Pedro Pacheco (Desenvolvimento Econômico) e Antônio Carlos Nogueira (Desenvolvimento Social), o prefeito discutiu novas possibilidades de parceria com o Senac para a realização de cursos profissionalizantes no Município. Dentre eles, figura a realização de dois cursos pelo programa "Via Rápida: Formação em Telemarketing e Técnicas de Vendas", que será realizado pelo Senac, através de parceria mantida com a Secretaria de Estado de Relações do Trabalho. 

Segundo informou o secretário Pacheco, um levantamento vem sendo efetuado pela equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, que indicará a demanda existente por cursos de qualificação no Município. "Por meio dela, conseguiremos delinear um cronograma de cursos que faça frente às necessidades das empresas da cidade", ressaltou o secretário. Já com relação ao Programa de Menor Aprendiz, o secretário de Desenvolvimento Econômico ajustará uma data com entidades representativas do Município, para que seja feita uma palestra de apresentação do Programa em Boituva.


Votorantim enfrenta cidade gaúcha de Passo Fundo no Dia do Desafio amanhã

A Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Votorantim já tem definida a programação para o Dia do Desafio, que acontece em muitas cidades brasileiras nesta quarta-feira (29 de maio). Este ano, o Município vai competir com a cidade de Passo Fundo, no interior do Estado do Rio Grande do Sul.

A proposta da Pasta é ganhar a adesão de toda a população votorantinense, para que realizem, pelo menos, quinze minutos de atividade física durante o dia. Além disso, a Secretaria de Esportes e Lazer montou uma programação, concentrada na Praça de Eventos e no Espaço Aquário Cultura a partir das 7 horas. Entretanto, para que Votorantim vença a disputa com o município de Passo Fundo, toda pessoa que praticar a atividade física deverá ligar para os telefones (15)3353-8676 ou 3353-8674, na Secretaria de Esportes e Lazer, para registrar a ação. No ano passado, Votorantim mobilizou 48% da população para as atividades.

O Dia do Desafio é uma campanha mundial de incentivo à vida ativa e à adoção de hábitos saudáveis para as pessoas de todas as idades. Portanto, nesta data a pessoa que praticar qualquer atividade física, individualmente ou em grupo, deve registrar sua participação no Dia do Desafio'2013.

A PROGRAMAÇÃO - A programação Dia do Desafio'2013 em Votorantim, preparada pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, prevê para, das 7 às 8 horas, Yoga e Ginástica; das 7 às 9, Torneio de Basquete 3, Torneio de Volei (dupla, trio e quarteto) e Futebol Infantil, bem como Corrida e Caminhada, todas atividades na Praça de Eventos "Lecy de Campos". Das 8 às 9 horas ainda, Ginástica no Espaço Aquário Cultura e, das 9 às 10, Ginástica Laboral (Alongamento) com funcionários da Prefeitura, no Espaço Aquário Cultura e na Praça de Eventos "Lecy de Campos".

À tarde, das 14 às 17 horas, haverá aulas abertas de ginástica das academias da cidade no Espaço Aquário Cultura e na Praça de Eventos "Lecy de Campos"; das 14 às 16 horas, Torneio de Basquete 3, Torneio de Volei (dupla, trio e quarteto) e Futebol Infantil na Praça de Eventos; das 17 às 18, Corrida e Caminhada no Espaço Aquário Cultura e, das 19 às 20 horas, Yoga e Ginástica, no Espaço Aquário Cultura.

CÂMARA REALIZA AUDIÊNCIAS PÚBLICAS - A Comissão Permanente de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Votorantim, composta pelos vereadores Eric Romero (PPS), Pedro Nunes Filho (PDT) e Robson Vasco (PSDB), realiza nesta terça-feira, dia 28, às 15 horas, e no próximo dia 4, terça-feira da semana que vem, sempre às 19 horas, duas audiências públicas para tratar de assuntos referentes à Lei das Diretrizes Orçamentárias do Município para o exercício de 2014. Na ocasião, será apresentado e discutido o projeto de lei 37/12 do Executivo, oportunidade emc que o secretário de Finanças da Prefeitura, Gedeão Laureano de Campos, também fará explanação em linguagem acessível sobre a aplicação dos recursos públicos para custear as obras e os serviços que beneficiam a população no próximo ano. 

O presidente da Câmara, Heber de Almeida Martins (PDT), também intermediará a exposição dos assuntos e os presentes poderão realizar perguntas e questionamentos relacionados à proposta. As duas audiências públicas serão realizadas no próprio Plenário da Câmara Municipal e o intuito é incentivar a participação da população em geral no estabelecimento das prioridades orçamentárias do Município, bem como atender e cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal e a exigência do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. 


Campanha do Agasalho tem 50 postos de arrecadação

Quem tem roupas, calçados ou cobertores em bom estado e quer praticar a solidariedade tem até o dia 6 de junho para fazer uma doação e ajudar famílias carentes a passarem um inverno mais quente e aconchegante. Em Votorantim, a Comissão Municipal de Assistência Social (Comas) de Votorantim está realizando desde 6 de maio a arrecadação em cinquenta pontos da cidade, onde estão as caixas para que os munícipes possam depositar suas doações. 

Os postos de arrecadação estão no comércio, nas agências bancárias, escolas e repartições públicas, como o prédio da Prefeitura, que fica na avenida 31 de Março, 327, a sede da Comas, localizada na avenida Moacir Oséias Guitte, 51, e também as secretarias municipais. A presidente da Comas e primeira-dama do Município, Helena Amália da Silva, recomenda que as famílias façam uma revisão em casa, porque sempre é possível encontrar uma peça sem uso e ajudar alguém que precisa. "Só pedimos que essas doações estejam em bom estado, para que possam realmente ser úteis para quem não tem agasalhos e roupas adequadas para os meses mais frios", solicita a primeira-dama, explicando ainda que, ao longo das próximas semanas, membros da Comissão estarão recolhendo as peças doadas e fazendo uma seleção do material para encaminhá-lo às obras assistenciais da cidade, pois são essas entidades cadastradas que realizam o trabalho mais direto com as famílias carentes. 

COBERTORES - Empresas, comerciantes ou clubes da cidade, por outro lado, também podem colaborar de uma forma mais específica, com a doação de cobertores ou funcionando como posto de arrecadação. A comissão organizadora da Campanha informa também que existem mais caixas coletoras disponíveis para colocação em locais disponíveis à arrecadaçäo. Os contatos podem ser feitos na Comas pelo telefone 3353-8662.


Araçoiaba da Serra prepara-se para o Dia do Desafio'2013

O município de Araçoiaba da Serra também terá diversas atividades para competir contra São Gonçalo do Amarante, interior do Estado do Ceará, nesta quarta-feira (29), dentro do Dia do Desafio'2013. Serão oferecidos caminhada, boxe, dança, alongamento, recreação, aero box e axé, além de servidos pipoca e algodão doce para os participantes. O circuito terá inicio às 8 horas, na praça Coronel Almeida, tendo ao longo do dia várias opções de exercícios e brincadeiras.

O encerramento, às 20h30, será com a Banda "Size". Durante todo o dia, haverá na praça da Matriz tabela de basquete, Chute ao Gol, brinquedos (cama-elástica, piscina de bolinha, tobogã), golfe inflável, jiu-jitsu, tênis de mesa e damas.

O Dia do Desafio é uma iniciativa em parceria com o Sesc que visa de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio, por meio de ações comunitárias. O convite à atividade física se estende a todos, envolvendo o Poder Público de cada cidade, as instituições da sociedade civil, empresas, voluntários e os próprios participantes. Em Araçoiaba, a iniciativa é da Secretária de Educação da Prefeitura, com intuito de mostrar que atividades feitas regularmente trazem benefícios à saúde.
 
 
PIEDADE

'Prefeitura Vai ao Bairro' chega ao bairro Cotianos

A quarta reunião do projeto "Prefeitura Vai ao Bairro" será realizada nesta terça-feira (28), às 18 horas, na Escola Municipal "Glauca Ramalho C. Aranha", no bairro Cotianos. O encontro será aberto para moradores de outros quatro bairros também: Ciriaco, Jardim Nunes, Vila João Garcia e Vila Xavier. 

O principal objetivo desta ação da Administração Municipal de Piedade é ouvir as propostas e sugestões dos moradores para estudo de possível execução de serviços que possam melhorar as condições dos locais. 

Por outro lado, cerca de 200 moradores participaram da última reunião deste projeto, realizado na região dos bairros Leites, Buenos, Funil, Lavras Velhas e Boa Vista. A população solicitou melhorias nas estradas vicinais, mais segurança e equipamentos para as escolas e implantação de lixeiras, entre outras. Conforme planejamento das diretorias municipais, a Prefeitura piedadense registra os pedidos para que sejam analisados e, possivelmente, executados, conforme as demandas do Município.


DIA DO DESAFIO

Atividades prometem agitar Tapiraí, que concorrerá com Gramado Xavier (RS)

No Dia do Desafio amanhä (29), na regiäo Tapiraí também enfrentará o município de Gramado Xavier, interior Rio Grande do Sul. A Prefeitura local, por meio do Departamento de Turismo, Esporte e Lazer, igualmente programou uma série de atividades, que inclui recreação, jogos, shows coreográficos e caminhada noturna. Crianças, jovens e adultos poderão participar; o objetivo, aliás, é sempre movimentar o maior número de pessoas possível e, assim, vencer da cidade concorrente.

Tapiraí mostrou, nos últimos anos, uma crescente na participação popular no Dia do Desafio, no entanto aproximadamente 60% da população ainda não participa. "Nós precisamos melhorar esse número e mostrar que Tapiraí é uma cidade que pratica atividades esportivas", reforçou o diretor de Esporte. Para entrar no clima é simples: todos devem praticar qualquer esporte e/ou atividade física, individualmente ou em grupo, entre 0 e 21 horas, e registrar a sua participação. "Das 8 às 17h30, estaremos anotando as participações através do telefone (15)3277-1233. Basta a pessoa nos telefonar e dizer qual atividade está praticando", endossou.

O Departamento de Esporte tapiraiense montou ainda uma programação que envolve escolas, funcionários e população. Todos estão convidados a participar. Envolve recreação na Garagem Municipal, às 7 horas; jogos cooperativos na Prefeitura e na Suplly às 7h30 e na Secretaria da Educação, às 8; recreação na Creche às 8h15 e na Pré-Escola às 8h30; show coreográfico na Escola Enir/CCI às 9 e na Escola João Rosa, às 9h30; recreação na creche do Turvo às 10h30, na pré-ecola do Turvo às 10h30, na Escola José Moura Glasser, no Turvo, às 10h30; na pré-escola do Turvo e na Escola José Moura Glasser, no Turvo, às 13 e na pré-escola de Tapiraí às 15 horas; show coreográfico na Escola Enir, às 15h30, e na Escola João Rosa, às 16, e Caminhada Noturna, na praça central, às 19 horas.


 

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar