Domingo, 25 de Agosto de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< 8ª Tropeada Itararé-Sorocaba relembra o Caminho das Tropas

Publicada em 26/05/2013 às 00:21
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Depois de aproximadamente 360 quilômetros de estrada entre Itararé e Sorocaba, os cavaleiros e muleiros que partiram no dia 17 foram recepcionados na cidade. Os cerca de 250 participantes da 8ª Tropeada refizeram o trecho percorrido pelos tropeiros que construíram a história do interior do País. Partindo ao meio-dia das proximidades do Largo do Divino, seguiram pelo “Caminhos das Tropas” com destino ao antigo Matadouro, na rua Paes de Linhares. Pelas ruas, o processo que se desenvolveu durante os anos foi invertido e, desta vez, os carros tiveram de dar passagem às comitivas. Carregando a bandeira da Associação de Cultura Tropeira (ACT) de Sorocaba, a esteticista animal Bruna Regina Galante do Amaral foi a única mulher que percorreu todo o caminho da tropeada. Esse foi o quarto ano em que participou do evento e afirma que para quem gosta não existe dificuldades. “Lógico que para mulher é mais complicado, mas meus companheiros de viagem me ajudam e respeitam muito.”

A cultura tropeira será um dos eixos explorados nos eventos culturais, garante o secretário de Cultura, José Simões, que recepcionou as tropas. Para Simões, que participou pela primeira vez da festa, foi como voltar às origens, já que nasceu numa fazenda em Itapetininga. “Eu, que sou um intelectual dos livros, me sinto em casa com esse povo simples. Sorocaba é uma cidade plural, viva, bonita e moderna. Vamos trabalhar a cultura tropeira, industrial e ferroviária”, conta. 

Pela primeira vez na Tropeada, o comerciante Vitório Fernando Bartoli seguiu desde o início com a Comitiva “Os Biribas”, de Boituva. Ele explica que um carro de apoio os segue durante todo o trajeto, levando alimentos e preparando o local onde passam a noite. “No caminho acampamos no meio do mato, aqui tivemos uma estrutura melhor.”  


 

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar