Quinta-Feira, 27 de Junho de 2019

Diário de Sorocaba

buscar

<< Sesc apresenta o musical `As bodas de Fígaro' Solistas seräo jovens do Ópera Estúdio, da Escola de Música do Estado

Publicada em 24/05/2013 às 22:19
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Com direção de Mauro Wrona, inspirada na peça homônima de Pierre-Augustin Caron de Beaumarchais, composta por Mozart e texto adaptado por Lorenzo da Ponte, a ópera "As bodas de Fígaro" (`Le Nozze di Figaro') é a atraçäo da noite deste sábado (25), às 20 horas, será no palco do Sesc Sorocaba. A história desenrola-se no Castelo do Conde de Almaviva, na Espanha, em 1785, no qual Fígaro e Susanna, servos do conde e da condessa, estão noivos e casarão em breve. Os ingressos porém, como de praxe na maioria das atividades do Sesc local, estão esgotados.

Embora as alusões políticas no texto sejam veladas, a música evidencia as desigualdades de gênero e de classe social. O caráter cômico se mostra na vivacidade da música, nas reviravoltas incessantes da ação e no tom cômico das cenas. A satirização dos hábitos da Família Real permeia toda a polêmica da ópera, escrita por Beaumarchais, em 1974. Proibido na época por Francisco I, imperador do Império Austro-Húngaro, o texto seria recriado onze anos depois no contexto de uma série de reformas providas pelo novo imperador e partidário do Iluminismo, José II. Neste momento, chegava a Viena o escritor Lorenzo da Ponte, nomeado poeta oficial do Teatro da Ópera da Corte. Mozart, então, propôs ao poeta que criassem uma versão operística da obra de Beaumarchais.

"Originalmente, a ópera de Mozart foi escrita em quatro atos. Nesta nossa montagem, a plateia poderá conferir uma versão pocket (curta duração), condensada em pouco mais de uma hora de duração, permeada por uma ágil narração, que apresenta uma ideia clara e contínua da obra", explica Mauro Wrona.


Mustache & Os Apaches mostra clássicos do jazz, folk e rock'n roll no Sesi

Mustache & Os Apaches, uma banda de São Paulo formada Pedro Pastoriz (voz, violão e banjo), Lumineiro (washboard), Tomás Oliveira (contrabaixo e voz), Alexandre Bandeira (voz) e Jack Rubens (bandolim), fazem show em Sorocaba neste sábado (25), às 20 horas, com entrada gratuita, no Teatro do Sesi (rua Gustavo Teixeira, no bairro do Mangal). "Gente com grande diferença de idade, gosto musical e classe social, que os viam como uma espécie convidativa de miragem, de ousadia artística colorida e musical em espaços de grande circulaçäo da atribulada e intensa Säo Paulo", destaca a apresentaçäo do grupo, acentuando que esses `excêntricos' apresentam um repertório de releituras de nomes como Ella Fitzgerald, The Coasters, CabCalloway e The Beatles, bem como canções autorais que executam com muita espontaneidade nas ruas e palcos da Paulicéia.

A proposta de Mustache & Os Apaches é assim, em síntese, surpreender o público e transformar o lugar onde chegam, quebrar com o cotidiano e mostrar algo inesperado. Querem sempre trazer alegria, ver as pessoas dançarem e cantarem juntas! O show dos Apaches é espontaneamente realizado, recriando o espírito de suas apresentações de rua - cada performance sendo única, sem scripts, cheio de improvisos.

Os ingressos seräo distribuídos 1 hora antes do início da apresentação 


SEMANA DO TROPEIRO

Tarde-noite com Dança Cigana, Catira e Cururu 

Com a finalidade de explorar as riquezas e tradições de diversas manifestações culturais, a propósito também do ápice da Semana do Tropeiro'2013, o Sesc Sorocaba traz igualmente a seus espaços no Jardim Faculdade (rua Baräo de Piratininga, esquina com a avenida Washington Luiz) neste sábado, dia 25, diferentes gêneros culturais que apresentam ao público um pouco mais sobre seus costumes. Entre as atividades programadas - todas gratuítas -, estão a Dança Cigana (às 14, 16h30 e 17h30), Catira (às 18 horas) e Cururu (às 19), além de um bate-papo com o antropólogo e presidente da Embaixada Cigana do Brasil, Nicolas Ramanush, às 15 horas. Ele que falará sobre a cultura cigana, em comemoração ao Dia Nacional do Cigano (24 de maio), enquanto que o grupo Vitsa Ramanush apresenta danças e músicas dos mais diversos países e grupos ciganos. Os integrantes do grupo Vitsa - Nicolas Ramanush (violão base e voz principal), Daniel Moysés (percussão), Leandro Ornelas (violino), Leandro Hoene (acordeão), Ingrid Ramanush (representante dança cigana) e Bárbara Teixeira (representante flamenco) - trazem, aliás, uma sonoridade inusitada, estimulando o convívio e o respeito entre as pessoas, independentemente de origem, cultura ou orientação sexual.

CATIRA E CURURU - Com a Catira, às 18 horas, o grupo Botas de Ouro dançará ao som das músicas da dupla Florestal e Tião Ramalho, ao ritmo da moda de viola, recortada e chula. Um espetáculo onde a alegria contagia o público, envolvendo-o com o show. E, para finalizar a programação, os cururueiros Cido Garoto, Arlindo Mariano e Cássio Carlota, sob o comando de Nhá Bentinha, subirão ao palco do Sesc para apresentarem versos e repentes. Acompanhados por um violeiro, o objetivo do Cururu é desafiar o outro cantador, apresentando um causo curto, dentro do contexto cantado, com rimas e ao som da viola. Um desafio cantado, onde a improvisação é o destaque.

Nascido há 10 anos, o grupo de Cururu de Sorocaba se firmou devido à grande afinidade entre os músicos. Mantendo fielmente a tradição caipira, ele é formado pelos maiores mestres da arte do Cururu de toda a região.



Fé brasileira é tema de exposiçäo no Sesi

Folias, romarias e congadas. Mostra retrata as diversas formas de expressão da religiosidade brasileira e suas manifestações culturais

Um olho nas cores das festas e outro na luz da fé. É a partir desta perspectiva que o fotógrafo brasiliense Eraldo Peres apresenta a exposição fotográfica "Fé Brasileira, Festa Universal - Folias, Romarias e Congadas", voltada aos significados da religiosidade brasileira e suas diversas formas de expressão, que está aberta à visitaçäo pública até 31 de maio, no Sesi de Sorocaba, à rua Duque de Caxias, no hall de entrada do Centro de Lazer e Esportes, com entrada gratuita. 

Resultado de 12 anos de pesquisa, as 22 fotografias expostas são um singelo e expressivo recorte das mais de 10 mil imagens produzidas e cerca de 200 festas catalogadas pelo fotógrafo. Para Peres, assim como espécies ameaçadas de extinção, as festas populares precisam de um trabalho de registro, importante não só para os pesquisadores, os foliões e os devotos, mas também para as futuras gerações que poderão, dessa forma, conhecer e valorizar tais práticas como manifestações artísticas e culturais. A mostra retrata a força e a presença da crença religiosa no Brasil, reunindo flagrantes de devoção e transpondo para as imagens as diferentes percepções das pessoas em relação à vida. Em cada fotografia, histórias de milagres e reafirmações constantes do papel da fé e da oração. "Essa mostra é a síntese de um período de contemplação e vivência com homens, mulheres e crianças que carregam em seus corações a pureza da fé e o calor das festas populares", finaliza o jornalista e fotógrafo documentarista, que fez carreira em diversos jornais e, atualmente, é correspondente da agência internacional de notícias The Associated Press/AP, em Brasília, e diretor da Photo Agência. 


Agenda Cultura

`O TREM DA VIDA' NO CINE HISTÓRIA - Neste sábado (25), será realizada a primeira sessão do Cine História, da Universidade de Sorocaba (Uniso), com exibição de "O Trem da Vida", do cineasta judeu romeno Radu Mihaileam, considerado um dos melhores filmes sobre o holocausto. Organizado pelo curso de História, o Cine História terá encontros mensais, com exibição de filme seguida de debate, e também contará com a participação do curso de Relações Internacionais. A sessão será realizada às 15 horas, no Salão Vermelho do Câmpus Trujillo (avenida General Osório, 35). A entrada é aberta ao público.

MARIAMADAME NA CHÁCARA RS - A Banda Mariamadame se apresenta neste sábado (25), a partir das 22 horas, na Festa da Liga das Américas, na Chácara RS, na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 2.611, Alto da Boa Vista. Informações pelo telefone (15)7834.5787. Amanhä (26), o grupo faz sua já tradicional apresentação dominical no Depois Bar e Arte, na rua Cônego Januário Barbosa, 123, no Vergueiro, a partir das 20 horas.

BANDA IDEIA ABSOLUTA EM VOTORANTIM - Na manhã deste sábado (25), às 10 horas, o Sesi de Votorantim (avenida Cláudio Pinto Nascimento, 140 - Jardim Morumbi) apresenta o espetáculo musical "Agradeço ao Tempo", com a Banda Ideia Absoluta. O grupo faz uma mistura de pop, folk e rock, trazendo uma lista de músicas de autoria própria, além de releituras de canções que influenciaram o gosto e a formação musical dos integrantes. Idealizada em 2012, a banda só conseguiu sair do anonimato dez anos depois, com a gravação, em janeiro de 2012, do primeiro videoclipe da canção "Amor Perfeito", que ganhou o concurso Rock Contest, promovido pelo Estúdio Lado.

PINTURA SOLIDÁRIA EM BRIGADEIRO TOBIAS - Depois do bairro do Éden no mês de abril, agora chegou a vez do bairro de Brigadeiro Tobias receber a oficina gratuita da ONG Pintura Solidária "Vamos Colorir a Vida" amanhä (26), das 9 às 16 horas, na praça junto ao Centro Esportivo local. A atividade faz parte do projeto "O Tom da Pintura", que visa levar oficinas de artes plásticas para os bairros da periferia.


 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar