Domingo, 15 de Setembro de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Contribuintes saberão a partir de junho quem ‘caiu’ na malha fina Neste ano, também podem ser enviadas informações por tablets e smartphones

Publicada em 27/04/2013 às 20:45
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

As pessoas físicas terão de esperar até junho para saber se caíram na malha fina da Receita Federal, comunicou o subsecretário de Fiscalização da Receita Federal, Caio Marcos Cândido. O prazo para entregar os documentos termina na terça-feira (30) e, após o processamento, o extrato da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2013 estará no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC). Quem enviou as informações e identificou algum erro não precisa esperar o extrato. O ideal, informou a Receita, é enviar uma declaração retificadora.

Para utilizar o e-CAC é necessário usar o código de acesso gerado na própria página da Receita ou o certificado digital emitido por autoridade habilitada. Para criar o código, o contribuinte deve informar o número do recibo de entrega das declarações de Imposto de Renda dos dois últimos exercícios. Caso encontre algum erro, a autorregularização poderá também ser feita por meio do e-CAC.

Neste ano, o Fisco espera receber mais de 26 milhões de declarações, ante 25.244.122 do ano passado. O programa gerador está disponível na página da Receita Federal desde 25 de fevereiro. Para transmitir a declaração, é preciso instalar também o Receitanet, que pode ser baixado no mesmo endereço.

As declarações podem ser enviadas por meio da internet ou entregues em disquetes nas agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil localizadas no País, no horário de funcionamento delas. Neste ano, pela primeira vez, está sendo possível enviar também as informações por meio tablets e smartphones que tenham os sistemas operacionais Android (Google) e iOS (Apple); mas não são todos os casos. De acordo com a Receita, não podem usar esses aplicativos, por exemplo, os contribuintes que receberam rendimentos de pessoa física, os que estejam obrigados a declarar dívidas e ônus reais, os que auferiram ganho de capital, os que tenham recebido determinados tipos de rendimentos isentos ou com tributação exclusiva.

A Receita publicou um "passo a passo" na internet com os procedimentos para a entrega da declaração. Está disponível ainda um manual com perguntas e respostas sobre o preenchimento do documento.


IGREJA

Ministério se prepara para oferecer segurança durante JMJ 

Com a presença do papa Francisco, a expectativa é de que milhares de jovens, além dos 2 milhões anteriormente previstos, venham para a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro em julho. Para isso, a organização da segurança e do policiamento da cidade tem sido uma das prioridades dos ministérios da Justiça e da Defesa, aos quais cabe a coordenação da segurança do evento. Um dos principais pontos turísticos do Rio, o Corcovado, já foi utilizado, no início deste mês, para o treinamento de 70 policiais militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), do Batalhão de Ações com Cães (BAC) e do Grupamento Aeromóvel (GAM), além de 12 carros da polícia e uma aeronave

No mês de março, 76 policiais civis e militares e homens da Guarda Municipal participaram de um curso de Controle de Massa no Batalhão de Choque, no Estácio, na zona central da cidade, com agentes europeus. Segundo a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Segurança, trata-se de um curso para Controle de Distúrbios Civis, que compõe um pacote de cursos fechados entre a Subsecretaria de Educação, Valorização e Prevenção, da Secretaria de Segurança, com a Embaixada da Espanha.

A quantidade de agentes que atuarão na segurança e no policiamento da JMJ Rio 2013 ainda não está finalizada no âmbito das três esferas governamentais. No entanto, o governo federal vem investindo recursos financeiros e humanos na segurança do Rio de Janeiro e encara a JMJ como prioridade.

Para isso, foi criada a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge) do Ministério da Justiça, de modo a firmar a preocupação do governo com o compromisso de fazer o planejamento e dos esforços de segurança de eventos como a Jornada Mundial da Juventude. Dessa forma, todas as forças policiais serão envolvidas de acordo com um protocolo de atividades, um manual que não permite improviso durante o encontro, e protocolos de reação. Trata-se de um "passo a passo" bem detalhado, com mais de 50 mil ações descritas. 

De acordo com a Sesge, a intenção é de que essa prática de planejamento minucioso fique como um legado para a área de segurança do Brasil. (Informações do site oficial da JMJ).


Familiares unidos pela oração

Cerca de 100 pessoas participaram da vigília em homenagem às vítimas do incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul, entre a noite de sexta-feira (26) e a manhã de ontem, segundo estimativa da Brigada Militar. Familiares e amigos de jovens que morreram na tragédia, de várias partes do Estado, de Santa Catarina e de São Paulo, concentraram-se ao longo da madrugada e fizeram orações. Por volta das 8 horas, relembraram as 241 pessoas que perderam a vida com o “barulhaço”, palmas e buzinas, que duraram cerca de seis minutos.

“Foi um encontro com o coração, com a alma”, disse o presidente da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), Adherbal Ferreira, que perdeu a filha Jennefer.

Um dos pontos marcantes ocorreu às 3h20, horário em que, há três meses, a casa noturna foi atingida pelo incêndio. Na Praça Saldanha Marinho, localizada a poucas quadras do prédio onde funcionava o estabelecimento no Centro de Santa Maria, orações e aplausos romperam o silêncio da madrugada.


Operadoras devem oferecer tecnologia 4G na terça-feira 

Até a terça-feira (30) as quatro principais operadoras de telefonia móvel do País deverão oferecer a tecnologia 4G nas seis sedes da Copa das Confederações. O prazo foi estipulado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), ao leiloar a frequência para a oferta da tecnologia.

Segundo o cronograma estabelecido pela agência, as operadoras de telefonia móvel que adquiriram espectros no leilão têm até dia 30 para cobrir 50% das áreas destas seis cidades-sede da Copa das Confederações: Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Recife, Salvador e Fortaleza.

A Claro foi a primeira empresa a lançar o serviço no Brasil. A Oi anunciou na quinta-feira (25) o início da operação de sua rede 4G no Rio de Janeiro e, nas demais cinco cidades, a pré-venda e as ofertas comerciais começarão na primeira quinzena de maio. A TIM vai ofertar o serviço no Recife. O serviço da Vivo será anunciado em um evento em São Paulo, com a presença do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e do presidente da Anatel, João Rezende. 


Dilma testa Maracanã

A presidente Dilma Rousseff participou ontem do primeiro evento teste do Maracanã, estádio que receberá três jogos da Copa das Confederações, em junho deste ano, e sete da Copa do Mundo de 2014, incluindo as finais das duas competições. Dilma, acompanhada de cerca de oito mil funcionários que trabalharam nas obras, assistirá à partida entre Amigos de Bebeto e Amigos de Ronaldo Fenômeno.

Segundo o governo do Rio de Janeiro, o evento teste, fechado ao público, vai utilizar 30% da capacidade da arena, que poderá suportar até 78.838 pessoas quando estiver pronto. No total, foram investidos R$ 808,4 milhões na obra, e metade por meio de financiamento do BNDES. A inauguração oficial do novo Maracanã ocorre no dia 2 de junho, com um amistoso entre Brasil e Inglaterra.

 
GIRO PELO MUNDO

ENVOLVIDOS EM DESABAMENTO SÃO PRESOS - Quatro pessoas foram presas ontem em Bangladesh por estarem envolvidas com o desabamento de um edifício que abrigava várias fábricas têxteis nos arredores de Daca, na quarta-feira (24), em tragédia que até agora causou 328 mortes, informou a polícia. Os detidos são dois proprietários de oficinas têxteis e dois funcionários municipais que asseguraram, um dia antes do acidente, que o imóvel era seguro, assinalaram fontes policiais ao jornal local "The Daily Star". 

MÃE DE SUSPEITOS ESTÁ NA ‘LISTA NEGRA ANTITERRORISMO’ - Zubeidat Tsarnaeva, a mãe dos irmãos suspeitos dos atentados na Maratona de Boston, foi incluída em 2011 na mesma lista negra antiterrorismo de seu filho mais velho, Tamerlan, nos Estados Unidos, informou ontem o “Wall Street Journal”. Zubeidat e Tamerlan, que morreu no último dia 19 após confronto com a polícia, foram incluídos juntos em uma lista de vigilância à qual podem acessar várias agências do governo americano, disseram funcionários estatais à publicação.

DETENTOS FAZEM GREVE DE FOME - O número de detentos em greve de fome segue aumentando constantemente na prisão da base militar americana de Guantánamo, em Cuba, desde o dia 6 de fevereiro. A greve era mantida ontem por 100 dos 166 presos, dos quais 20 eram alimentados à força, anunciou um porta-voz do complexo penitenciário. Os primeiros registros apresentados pelas autoridades militares em 11 de março faziam referência a nove grevistas.

 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar