Domingo, 15 de Setembro de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Expedição pelo rio Sorocaba começa no dia 4 de maio

Publicada em 27/04/2013 às 20:28
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Reunião com apoiadores do projeto dá o 'start' para o início da expedição (Foto: Divulgação)
Em reunião na última quinta-feira (25), na Secretaria do Meio Ambiente de Sorocaba, foi dado o “start” para a realização da Expedição pelo Rio Sorocaba que fará uma série de medições por toda a extensão do rio, que possui 227 quilômetros. 

Ao tomar conhecimento do Projeto Águas do Amanhã, de autoria do ecoesportista e “guardião das águas”, Dan Robson, onde a proposta inicial é a navegação por vários rios em território nacional e no exterior, o DIÁRIO DE SOROCABA imediatamente lançou o convite para Dan executar a expedição no rio Sorocaba, antes do rio Piracicaba e do S. Francisco, que também já estão na agenda de expedições. 

Ao bom estilo do aventureiro realizador, o desafio do DIÁRIO foi aceito, e o ecoesportista obteve a adesão da Fundação SOS Mata Atlântica, que possui projetos de investigação e monitoramento de rios. O representante da Fundação SOS Mata Atlântica na reunião, Marcelo Argona Argona, trouxe consigo a Associação Icatu e a Caturro Navegantes, que darão apoio à expedição, pelo alto conhecimento do rio Sorocaba. Conforme comentou Pedro Luiz Almenara, da Caturro Navegantes, o trajeto do rio já foi executado mais de cinco vezes e Dan terá todo apoio logístico necessário. A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretária de Meio Ambiente, aderiu imediatamente ao projeto atuando como copatrocinadora, pois, conforme destacou a secretária do Meio Ambiente, Jussara Carvalho, confia em bons resultados e sobretudo no exemplo que a cidade de Sorocaba dá às demais cidades.  

Já Wendell Rodrigues Vieira, presidente da Associação Icatu e vice-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e do Médio Tietê (CBH-SMT), diz ser este um bom exemplo, pois as águas do rio Sorocaba abastecem oito cidades próximas, Sorocaba, Votorantim, Ibiúna, Piedade, Alumínio, São Roque, Mairinque e Vargem Grande Paulista.

Fora as instituições organizacionais e as não organizacionais destaca-se a ProMiment Brasil Ltda., empresa de origem alemã, situada em São Bernardo do Campo, que é a principal patrocinadora da expedição. A ProMiment é uma empresa especializada na industrialização de equipamentos que purificam resíduos industriais e equipamentos de purificação de água tornando-os saudáveis ao consumo humano possuindo forte atuação em mais de 90 países. 

Estiveram presentes na reunião representando a ProMinent, Alan César, especialista em Medição & Controle, que deu esclarecimentos sobre equipamentos e métodos de medição, que conferem altíssima credibilidade aos dados coletados, e Rafael Aguiar, gerente de vendas e marketing, que esclareceu sobre o interesse da empresa em fortalecer a cultura de preservação e qualidade.


O caiaque mais tecnológico do mundo!

Além das duas expedições ao rio Tiête, das cinco represas que abastecem a Grande São Paulo, Dan Robson fez a expedição do rio Shannon na Irlanda, fato que é uma obrigatoriedade legal. A expedição feita em caiaque comum, com os equipamentos para a leitura manuais, apesar de completos como o que será feito em nosso rio. Isso leva a outro feito digno de nota, o equipamento nacional é totalmente automático. 

Com a entrada do rio Sorocaba no circuito, antes dos demais rios, o tempo de preparação do caiaque diminuiu pelo menos em 35 dias, entretanto a empresa Hidro 2, fabricante de caiaques, acelerou o processo de adaptação para um equipamento tecnológico único no mundo, que é capaz de coletar e analisar a água, com vários parâmetros, enviar dados por via 3G e 4G, e fotos com latitude, longitude, qualidade da água, horário e data. 

O diretor de marketing do DIÁRIO, Alberto Cassone, que também participou da reunião, destacou o fato de que, quando se juntam instituições e pessoas de conhecimentos em áreas diversas, mas munidos de objetivos, missão e, acima de tudo, compromisso, criam uma egrégora positiva, e uma ação, por mais impossível que pareça, torna-se realizável. “Esperamos agora que essa ação resulte em grande repercussão do projeto com imediato apoio de todas as mídias”, destacou. 

 

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar