Terça-Feira, 19 de Novembro de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Papa Francisco 'senta-se' na Cátedra do Bispo de Roma

Publicada em 06/04/2013 às 20:25
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Interior da Basílica Lateranense, do Bispo de Roma, da qual Francisco tem "toma de posse" hoje (Foto: Divulgação CN)
Neste domingo (7), o segundo do Tempo Pascal, o papa Francisco presidirá a celebração da Eucaristia por ocasião da toma de posse da Cátedra Romana. O rito será às 17h30 de Roma (12h30 de Brasília), na “mãe de todas as igrejas”, a basílica de São João de Latrão, e o acesso será livre para todos os fieis. O assentamento ou “toma de posse” desta sede está prevista pela Constituição apostólica de João Paulo II "Universi Dominici Gregis", sobre a eleição do Pontífice, e tem raízes históricas muito antigas.

O bispo Luca Brandolini, vigário capitular de São João de Latrão, explicou em entrevista ao site Zenit a sua opinião sobre os primeiros passos do novo sucessor de Pedro. Ele informa que a celebração deste domingo é o antigo rito do "sentar-se na Cátedra romana” e não de “toma de posse”, porque não toma posse de nada. Enquanto os ritos da entrega do Pálio e do anel do Pescador colocavam em evidencia a dimensão universal do ministério do Pontífice eleito, o deste domingo ilumina a raiz totalmente eclesial, colocada pela providência de Deus na Igreja de Roma, da qual brota justamente o ministério petrino. 

Este "sentar-se na Cátedra romana" será na Basílica de São Salvador, mais conhecida como São João de Latrão, porque, por costume antigo, é identificada como igreja "mãe e cabeça" de todas as igrejas de Roma e de todo o mundo, como está escrito nos umbrais das colunas da fachada. Como todas as catedrais, além do mais, faz referência à cátedra, a sede episcopal da qual o bispo exerce o seu serviço doutrinário e litúrgico, "símbolo do poder do ensinamento, que não é um poder, mas um serviço e uma obediência à palavra de Deus, e é parte essencial do mandato de "ligar e desligar", confiado pelo Senhor a Pedro, como disse Bento XVI, quando se sentou na cátedra no dia 5 de maio de 2005. A celebração tem, portanto, uma dimensão marcadamente pneumatológica, porque exalta o Espírito como origem do carisma e do ministério de Pedro, que dá começo e cumpre todas as coisas.

O RITO - O papa Francisco será acolhido na porta principal da Basílica pelo cardeal Arcipreste, o vigário Agostino Vallini, o cardeal Camillo Ruini, vigário emérito, pelo Conselho Episcopal da diocese e pelo Conselho dos párocos prefeitos. Depois beijará o Crucifixo, fará a aspersão e em procissão será acompanhado ao Palácio do Vicariato onde se revestirá. Assim começará a celebração com uma saudação do cardeal arcipreste, inspirado por uma tradição patrístico-litúrgica muito antiga, depois da qual o papa Francisco subirá à Cátedra para ser aclamado Bispo de Roma. Num segundo momento, 12 pessoas cumprirão o rito da obediência: o cardeal vigário e o vice-gerente; dois sacerdotes, um pároco e um vice-pároco; dois diáconos, um permanente e um que se prepara para o ministério presbiteral; dois religiosos ao serviço da diocese de Roma; dois adultos, normalmente um homem e uma mulher, e dois adolescentes que receberam a Confirmação. Ao término disso começará a Eucaristia.

NO 'TWEET' - O Papa Francisco enviou na quinta-feira (4) o seu décimo “tweet” com esta mensagem: “Deus nos ama. Não devemos ter medo de amá-Lo. A fé se professa com a boca e com o coração, com a palavra e com o amor”. O número de “followers” do seu perfil em italiano (@pontefix_it) superou 556 mil.

BAN KI-MOON COM SANTO PADRE - O Papa Francisco receberá no Vaticano, na próxima terça-feira (9), o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon. Esta ida ao Vaticano será a última etapa de uma viagem que o secretário iniciou há uma semana por alguns países europeus.

Segundo a assessoria de imprensa de Ban Ki-moon, Francisco e o secretário-geral discutirão sobre a cooperação entre as Nações Unidas e a Santa Sé, com enfoque em questões como a península coreana e a guerra na Síria. Ban Ki-moon foi um dos primeiros líderes estrangeiros a felicitar o Papa após sua eleição em 13 de março passado, e se mostrou confiante em manter a cooperação entre esse organismo e a Santa Sé, que tem status de Observador Permanente nas Nações Unidas. 

Em Roma, Ban se reunirá também com o presidente italiano, Giorgio Napolitano, e com os presidentes do Senado e da Câmara de Deputados, Piero Grasso e Laura Boldrini, respectivamente.

FRANCISCANO É NOVO SECRETÁRIO DE CONGREGAÇÃO - O Papa nomeou secretário da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica (cujo prefeito é o cardeal brasileiro João Braz de Aviz) o franciscano José Rodríguez Carballo, ministro-geral da Ordem Franciscana dos Frades Menores, elevando-o à sede titular de Belcastro, com dignidade de Arcebispo. Dom Carballo estava no seu segundo mandato como ministro-geral da Ordem, 119° sucessor de São Francisco de Assis. Em novembro de 2012, foi eleito também presidente da União dos Superiores Gerais. É membro das Congregações para a Evangelização dos Povos e para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica. É autor de inúmeros artigos e livros. Dom Carballo sucede a dom Joseph William Tobin.


Redução de 8,77% no preço de ligações fixas já está valendo

Começou a valer ontem a redução de 8,77% nas tarifas das ligações feitas de telefones fixos para celulares. Os novos valores definidos pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) serão empregados pelas concessionárias de telefonia fixa Oi (na área da antiga Brasil Telecom), Telefônica (São Paulo), CTBC Telecom, Sercomtel e Embratel.

Para a concessionária Telemar Norte Leste, haverá redução de 18,6%, porque, no ano passado, a redução tarifária não foi aplicada pela Anatel para essa operadora por causa de determinações judiciais. As outras empresas aplicaram uma redução de 10,7% no ano passado.

A CTBC Telecom é a responsável local que atende aos Estados de Minas Gerais, Goiás e São Paulo. A Sercomtel serve os municípios de Londrina e Tamarana, no Paraná, e a Embratel é a concessionária de longa distância nacional.


Operários da Belo Monte continuam em greve

Cerca de cinco mil operários do canteiro de obras de Pimental da Usina de Belo Monte em Altamira, no Pará, paralisam os trabalhos desde sexta-feira (5). Os obreiros cobram cumprimento de cláusulas trabalhistas não cumpridas. Os trabalhadores que pararam são do Sindicato da Construção Leve de Altamira. Já é a nona paralisação 

Segundo o Consórcio Construtor Belo Monte (CCBM), a interrupção é parcial (cerca de 20% da produção) no Sítio Pimental. Constam entre outras reivindicações o pagamento de adicional de 40%, equiparação salarial em funções iguais para todas as parte da usina, e fim do sistema 5 por 1, no qual as folgas ocorrem em dias aleatórios e não há adicional de horas extras nos finais de semana.

Os funcionários também reclamam da falta de pagamento de adicional por insalubridade e periculosidade, da péssima condição da alimentação e da presença de policiais e homens da Força Nacional armados nos canteiros.


Resultado do Mensalão deve ser liberado amanhã

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Celso de Mello, deve liberar o resultado do mensalão para a Secretaria do tribunal na tarde desta segunda-feira (8). Na noite de sexta-feira (5), Mello encerrou a revisão do voto escrito e dos debates ocorridos durante o julgamento, que terminou com 25 condenados e 12 absolvidos.

Depois disso, o Supremo deve levar até três dias para publicar o acórdão do julgamento, que é o documento que resume as principais decisões tomadas. A esperança é de que a publicação seja feita até o fim da próxima semana. É somente a partir do acórdão que começa a contar o prazo de cinco dias para a apresentação de recursos.



Por falta de espaço, cidades paulistas queimam lixo

Sem espaço para aterrar o lixo que produzem, Barueri e Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, decidiram incinerar o lixo coletado nas ruas e deixaram em alerta técnicos ambientais. As duas cidades serão as primeiras do País a adotar a medida.

As prefeituras alegam que seus planos estão sendo feitos de forma a evitar transtornos ao ambiente e à saúde. O projeto mais adiantado que deve ser concluído em três anos é o de Barueri. A construção da planta de incineração deve custar por volta de R$ 160 milhões, e mais R$ 44,6 milhões por ano para o funcionamento da usina.


GIRO PELO MUNDO

TERREMOTO ATINGE INDONÉSIA - Um terremoto de 7,1 graus atingiu uma parte do leste da Indonésia ontem, forçando a população a sair de suas casas. No entanto não havia relatos de feridos ou prejuízos. Segundo o Serviço Geológico dos EUA, o epicentro foi a 75 quilômetros de profundidade, na província de Papua, onde o fenômeno foi sentido em muitas partes. Moradores fugiram de suas casas, e muitos permaneceram do lado de fora, temendo novos tremores.

COMÉRCIOS DE AVES SÃO FECHADOS NA CHINA - Autoridades de Xangai, o centro financeiro da China, decretaram ontem o fechamento de todos os mercados que vendem aves vivas, o que fez com que as barracas de comida ficassem vazias. O governo também proibiu todo o comércio de aves em Nanquim, outra cidade situada no leste do país, embora funcionários dissessem que ali não tinha sido encontrado indício do vírus da gripe aviária. O vírus H7N9 já matou seis pessoas.

ATENTADO MATA 25 PESSOAS - Um atentado ontem durante um comício eleitoral no norte do Iraque deixou pelo menos 25 mortos e 60 feridos. Uma granada foi lançada contra as pessoas que assistiam a um comício de um candidato às eleições provinciais de dia 20 em Baaquba, 60 km de Bagdá. Um homem-bomba também detonou os explosivos presos ao corpo. O candidato escapou do ataque. 

TRABALHADORES PARADOS NA COREIA DO NORTE - O parque fabril da Coreia do Norte se aproximou ontem ainda mais de uma paralisação, quando 92 trabalhadores sul-coreanos foram para casa através da fronteira que Pyongyang fechou na direção contrária. Trabalhadores sul-coreanos que deixaram o complexo industrial de Kaesong, ao norte da zona desmilitarizada disseram que suas empresas estavam ficando sem matéria-prima que normalmente viria do sul.

 

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar