Quarta-Feira, 19 de Junho de 2019

Diário de Sorocaba

buscar

<< 'Naturando' trabalha questão da água e utilização de agrotóxicos com crianças

Publicada em 15/01/2013 às 21:18
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Crianças participam animadas das atividades oferecidas no projeto (Foto: Secom)
Desde o início desta semana, a Secretaria do Meio Ambiente está realizando o curso de férias "Naturando" no Parque Natural "Chico Mendes", no Alto da Boa Vista. Na tarde desta terça-feira (15), a garotada participou do Jogo da Terra, onde teve de desenvolver atividades sobre a utilização da água.

Com o tema "Cooperando pela vida", o curso de férias tem como objetivo apresentar, de forma lúdica e interativa, a realidade atual sobre a utilização da água, dos agrotóxicos e seus impactos socioambientais, sensibilizando os participantes para questões relacionadas a sua realidade e demonstrando ações para entender o meio ambiente e contribuir com ele.

Divididos em equipes (Terra, Água, Animais e Plantas), neste segundo dia, as 40 crianças tiveram de cumprir uma série de tarefas em quatro bases do parque: "Água no Planeta", "A transformação da água", "O uso da água" e "A água nas coisas".

Em uma das atividades, por exemplo, eles aprenderam sobre os três estados físicos da água. Em outra tarefa, os monitores do "Naturando" mostraram às crianças a quantidade de água necessária para a produção de alimentos. Para isso, elas colocaram sal em uma folha de alface, onde puderam verificar a perda de água desse alimento.

Veterana no "Naturando", Isabela Moraes, 10 anos, participa pela terceira vez do curso de férias. "Eu adoro participar, porque eu aprendo bastante sobre meio ambiente e faço amigos", comentou a garota, moradora do Jardim Abaeté.

Enrique Barbosa, 11 anos, também está participando do curso e aproveitando as férias escolares para aprender um pouco mais sobre o meio ambiente. "Eu nem sabia que existia o 'Naturando'. Estou gostando bastante, porque é muito legal passar este tempo em contato com a natureza num parque como este", declarou.

Já nesta quarta-feira (16), a partir das 13h30, as crianças farão o Tour do Rio Sorocaba e terão a oportunidade de conhecer algumas curiosidades e fatos históricos e ambientais desse importante manancial. Em um ônibus, os participantes percorrerão um trecho que vai da Cachoeira da Chave, em Votorantim, até a ETE S1, no Retiro São João, passando pela Cachoeira dos Guimarães, Usina Cultural "Ettore Marangoni" e o Parque das Águas, no Jardim Abaeté.

O Parque Natural situa-se na avenida Três de Março, 1.025, no Alto da Boa Vista

 

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar