Quarta-Feira, 22 de Maio de 2019 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< 'Unidos do Cativeiro' busca título exaltando a importância do negro

Publicada em 15/01/2013 às 21:12
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

O fundador e presidente da escola, Luiz Gonzaga Rodrigues, explica a escolha do tema (Foto: Fernando Rezende)
Com 31 anos de história, a escola de samba “Unidos do Cativeiro” desfila neste ano com o enredo “Viva Negro: A influência do negro na cultura brasileira”. Em busca do primeiro título, o fundador e presidente da escola, Luiz Gonzaga Rodrigues, conta que a ideia do tema partiu do Mestre Gelinho e ressalta a importância da cultura africana no nosso País. “A força maior dessa cultura é o samba, pois a maioria das danças surgiu a partir dessa; como a capoeira, maracatu, frevo e bumba meu boi.”

DESFILE – Neste ano, a agremiação pretende levar pelo menos 200 componentes à avenida do samba, divididos em cerca de 13 alas. Assim como a maioria das escolas, a Cativeiro aguarda a liberação da verba municipal para que possa adiantar seus preparativos. “O que a gente comprou foi tudo com cheque pré-datado. Tem gente que fala que nós ficamos esperando a verba, mas já tentamos fazer festas para juntar dinheiro e não deu certo”, explica o presidente.

Ele acredita que, se todas as escolas se unissem para realizar grandes eventos durante todo o ano, não correriam o risco de passar por situações como esta. “Juntas poderíamos lutar para desenvolver os eventos”, salienta. 

A confecção de fantasias da escola também está reaproveitando material, como explica a costureira Vera Lúcia Silva. “O que dá para usar de novo a gente pega, mas ainda está tudo na fase inicial. Acho que deve totalizar 220 peças mais os costeiros, que estão em andamento, mas é segredo.”   

PROJETO – Durante todo o ano passado, a escola manteve um projeto de aulas de capoeira em parceria com a Prefeitura de Votorantim. O vice-presidente da Cativeiro, mestre Cuco, ministrou gratuitamente as aulas no “Espaço Jovem”. “O projeto é destinado a crianças carentes para que tomem um novo rumo na vida”, afirma Rodrigues.

ENSAIOS – Para aquecer o clima e deixar na ponta da língua o samba-enredo, a escola promove ensaios em todas as segundas, quartas e sextas-feiras das 19h30 às 22 horas, na rua Juvenal Ferraz Martins, 621, Jardim São Marcos. Os interessados em desfilar no carnaval podem comparecer aos ensaios e manifestar a vontade, pois ainda há vagas.  


SAMBA-ENREDO

“Viva o negro”
Letra e melodia: Mestre Gelinho e Fabiano do Cavaco
 
 
Um abraço negro, um sorriso negro (bis)
Um clima de festa explodiu
Quando o cativeiro surgiu
Exaltando o negro, em nossa Nação
Com muita garra, luta e emoção 

Orgulhosamente a cativeiro vem mostrar
Um lado importante da história vem lembrar
De um grande navio negreiro
Desce um poço guerreiro
Para um país formar
Forma-se então com muita fé e grande devoção,
O candomblé e a expressão do negro na religião
Na música, a capoeira faz lembrar
A tradição mais popular
Que o negro tem o seu lugar

O negro é forte, ele é valente, ele é guerreiro
Luta contra o preconceito dentro do País inteiro.
 

 


Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar