Sábado, 24 de Agosto de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< 'Os miseráveis' e 'Argo' são grandes vencedores do Globo de Ouro

Publicada em 15/01/2013 às 01:29
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

"Os miseráveis" conquistou três prêmios, entre eles o de melhor filme de comédia ou musical (Foto: Divulgação)
A entrega dos prêmios da 70ª edição do Globo de Ouro, escolhidos por votação dos integrantes da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, foi cheia de surpresas neste ano. O favorito "Lincoln", de Steven Spielberg, que fora indicado em sete categorias, ganhou apenas em uma. 

O filme "Os miseráveis" conquistou três prêmios: o de melhor filme de comédia ou musical, melhor ator de comédia ou musical (Hugh Jackman) e melhor atriz coadjuvante de comédia ou musical (Anne Hathaway). 

"Obrigada por este adorável objeto que para todo o sempre vou usar como uma arma contra minhas dúvidas", afirmou Hathaway, segurando o troféu. 

Já "Argo", trabalho de estreia na direção do ator Ben Affleck, ficou com a melhor direção e melhor filme.

Na categoria melhor ator dramático, venceu Daniel Day-Lewis, por sua atuação em "Lincoln". A melhor atriz dramática foi Jessica Chastain, de "A hora mais escura". A atuação de Jennifer Lawrence em "O lado bom da vida" conquistou a estatueta de melhora atriz de comédia ou musical.

Christoph Waltz, ator austríaco que se tornou mundialmente conhecido após seu papel em "Bastardos Inglórios", ficou com o prêmio de melhor ator coadjuvante por "Django livre", que também deu a Quentin Tarantino o prêmio de melhor roteiro. 

"Quentin, você sabe que minha dívida e minha gratidão a você não tem palavras", declarou o ator, que ganhou seu segundo Globo de Ouro num trabalho com Tarantino. 

"As aventuras de Pi" ficou com a estatueta de melhor trilha original, escrita por Mychael Danna, enquanto a melhor canção original foi para "Skyfall", do filme "007: Operação Skyfall", interpretada por Adelle.

Os membros da associação escolheram o austríaco "Amor" como o melhor filme estrangeiro de 2012 e "Valente" como a melhor animação. Esse foi o sexto Globo de Ouro da Disney/Pixar em sete anos desde que foi criada a categoria de animação. 

Diferentemente do Oscar, o Globo de Ouro premia também as séries de televisão. O prêmio de melhor série de drama foi para "Homeland", que também teve Damian Lewis escolhido como o melhor ator em série dramática, além de Claire Danes, como melhor atriz na mesma categoria

"Girls" ficou com o título de melhor série musical ou comédia. O melhor ator da categoria foi Don Cheadle, por "House of lies", mas o prêmio de melhor atriz foi para Lena Dunham, também de "Girls".

A melhor minissérie ou filme para TV de 2012 foi "Virada no jogo", que também deu a Julianne Moore o prêmio de melhora atriz na categoria e para Ed Harris o título de melhor ator coadjuvante. O prêmio de melhor atriz coadjuvante ficou para Maggie Smith, que atua em "Downton abbey"

O ator Kevin Costner foi escolhido o melhor ator em minisséries por sua atuação em "Hatfields & McCoys".

Jodie Foster recebeu o prêmio Cecil B. DeMille pelo conjunto da obra. Esse prêmio recebido já havia sido previamente anunciado, mas seu discurso não foi previsível. A atriz que ganhou o Oscar por "O Silêncio dos Inocentes" e "Acusados".

Embora "Argo" tenha ido muito bem no Globo de Ouro, "Lincoln" ainda é o grande favorito para o Oscar. O filme foi indicado para 12 Oscar, e o diretor Steven Spielberg, o ator Daniel Day-Lewis e Sally Field concorrem à terceira estatueta. As informações são da Associated Press.


CINECAFÉ

'O garoto da bicicleta' é exibido hoje no Sesc 

Com direção dos irmãos belgas Jean-Pierre e Luc Dardenne, o filme “O garoto da bicicleta” será exibido no Teatro do Sesc Sorocaba nesta terça-feira (15), às 19 horas. A sessão integra o projeto CineCafé, que contempla filmes contemporâneos e consagrados, seguidos por um bate-papo com cineastas, diretores e outros convidados. Os ingressos podem ser retirados com uma hora de antecedência, na Central de Atendimento da Unidade, sendo limitados a dois por pessoa.

Vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes, em 2011, o longa-metragem conta a história de Cyril (Thomas Doret), que foi abandonado pelo pai (Jérémie Renier) em um orfanato com o propósito de buscá-lo no prazo de um mês. Como isso não acontece, Cyril tem como objetivo localizar o pai, e pelos caminhos percorridos encontra Samantha (Cécile de France), uma cabeleireira solteira.

Quando o destino de Cyril e Samantha se encontram, por acaso, ele revela o auge do seu desespero e pedido de socorro para não ter de voltar ao orfanato. A cabeleireira, comovida, permite que o menino passe os fins de semana com ela e sensibilizada compra a bicicleta do garoto que o pai de Cyril vendeu ao abandoná-lo. No entanto, ele não reconhece o amor e carinho que Samantha oferece, assim mergulha numa série de atitudes rebeldes e violentas, ações que resultam da rejeição que sofreu do pai. 

Os cineastas Dardenne trazem estas duas novidades na exibição do filme: a interpretação de uma atriz francesa famosa no elenco, Cécile de France, e o uso da música, especialmente o “Adagio um poco mosso”, de Bethoven.   

“O garoto da bicicleta” é mais um cuidadoso capítulo de uma cinematografia centrada do ser humano, dedicando um espaço mais generoso à bondade.

Após a exibição do filme, a partir das 21 horas, o produtor e cineasta Marcelo Domingues proporcionará um bate-papo com o público. A próxima sessão do CineCafé está marcada para o dia 22 deste mês, também às 19 horas. Desta vez, os espectadores poderão apreciar “Tetro”, de Francis Ford Coppola.


Amantes da arte cênica podem se inscrever em curso de férias

Estão abertas as inscrições para o curso de férias “Expressão corporal para atores”, oferecido gratuitamente pela Camarim Casa do Ator, que será realizado a partir desta quarta-feira (16), em todas as quartas e sextas-feiras até o dia 8 de fevereiro, sempre das 19 às 22 horas.

O curso será ministrado pelo bailarino, ator e arte-educador Douglas Emílio recém-chegado da Europa onde estagiou nas mais importantes academias de dança contemporânea como Pina Bausch Tanztheater Wuppertal (Alemanha), Trinity Laban Centre (Londres) e Les Ballets C de La B Company (Bélgica) e aqui, antes dos cursos internacionais, foi integrante do coletivo KD e grupo teatral Karthasis ambos da Uniso; hoje, é docente no curso de artes cênicas do Senac Sorocaba e na Cia. de Solistas em São Paulo.

O curso é direcionado para pessoas interessadas em teatro (iniciantes ou não, acima de 12 anos) que deverão ligar para se inscrever pelo telefone (015) 2104-1243 ou 2104-5489. Serão 20 vagas aos interessados que serão escolhidos por meio de sorteio público promovido pela Camarim Casa do Ator, situada na rua Vicente Decária, 373, Jardim Rosária Alcoléa (final da Cel. Nogueira Padilha) que entrará em contato com os participantes.

 

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar