Sábado, 6 de Junho de 2020

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Bento XVI perdoa ex-mordomo por roubar e vazar documentos do Vaticano

Publicada em 22/12/2012 às 19:32
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

O perdão do Papa deu liberdade a Paolo Gabriele (Foto: Divulgação/Rádio Vaticano)
O papa Bento XVI concedeu ontem o perdão de Natal ao seu ex-mordomo, desculpando-o pessoalmente por roubar e vazar documentos particulares em uma das mais graves brechas de segurança do Vaticano nos últimos tempos. Depois de um encontro de 15 minutos na prisão onde ele estava detido, Paolo Gabriele foi liberado e retornou ao seu apartamento na Cidade do Vaticano, onde vive com a esposa e três filhos. 

O Vaticano informou que ele não poderá continuar vivendo e trabalhando lá, mas disse que encontrará emprego e moradia para Gabriele em outro lugar muito em breve. "Este é um gesto paternal para alguém com quem o papa compartilhou a vida diária por muitos anos", de acordo com o comunicado do secretariado do Vaticano.

O perdão encerra um capítulo doloroso para o Vaticano. Gabriele, de 46 anos, foi preso em 23 de maio depois que a polícia do Vaticano encontrou o que chamou de um "enorme" esconderijo de documentos papais no seu apartamento. Ele foi condenado por roubo grave pelo tribunal do Vaticano em 6 de outubro e, desde então, esteve cumprindo uma sentença 18 meses no quartel policial. 

O ex-mordomo do papa disse aos investigadores que deu os documentos ao jornalista italiano Gianluigi Nuzzi porque achou que o pontífice não estava sendo informado do "mal e da corrupção" no Vaticano e pensou que expondo-os publicamente colocaria a Igreja no caminho certo.

Durante o julgamento, Gabriele testemunhou que amava Bento XVI "como um filho ama seu pai" e que nunca teve a intenção de prejudicar o pontífice ou a Igreja. Uma foto tirada durante o encontro deste sábado - a primeira entre Bento XVI e aquele que um dia foi seu mordomo de confiança - mostra Gabriele vestido em seu típico terno cinza escuro sorrindo. (Agência Estado)


Papa preside celebrações de Natal

A sala de imprensa da Santa Sé divulgou, na semana passada, o calendário com especificações das celebrações presididas pelo Papa Bento XVI neste fim de ano e início de 2013. Confira na programação. 

Amanhã, dia 24, às 22 horas, horário de Roma, o Papa Bento XVI celebrará a Santa Missa da Noite na Solenidade do Natal do Senhor. A celebração Eucarística será precedida pelo Ofício das Leituras e pelo canto da Kalenda, com início às 21 horas.

Na terça-feira (25), dia do Natal do Senhor, o Santo Padre estará no balcão central da Basílica Vaticana, às 12 horas, para dirigir a sua mensagem natalícia ao mundo e concederá a Bênção Urbi et Orbi.

Já na segunda-feira (31), Na Basílica Vaticana, às 17 horas, o Pontífice presidirá as primeiras vésperas da Solenidade de Maria Santíssima Mãe de Deus, a qual será seguida da exposição do Santíssimo Sacramento, o tradicional canto do hino "Te Deum", em conclusão do ano civil, e a Bênção Eucarística.

Na Solenidade de Maria Santíssima Mãe de Deus e Dia Mundial da Paz, na terça-feria, dia 1º de janeiro, na Capela Papal, às 9h30, o Papa celebrará a Santa Missa da Solenidade da Mãe de Deus na oitava de Natal, recorrendo ao 46º Dia Mundial da Paz sobre o tema “Bem-aventurados os construtores de paz”.

Concelebrarão com o Santo Padre, o secretário de estado, cardeal Tarcísio Bertone, o presidente do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz, cardeal Peter Kodwo Appiah Turkson, o arcebispo de Roselle e subsecretário da Secretaria de Estado, dom Giovanni Angelo Becciu, o arcebispo de Sagona e secretário para as Relações com os Estados da Secretaria de Estado, dom Dominique Mamberti, o bispo de Bisarcio e secretário do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz, dom Mario Toso, S.D.B, e o arcebispo de Midila e presidente da Pontifícia Academia Eclesiástica, dom Beniamino Stella. 

Na Solenidade da Epifania do Senhor, domingo (6), na Capela do Papa às 9 horas, o Papa celebrará a Santa Missa na Solenidade da Epifania do Senhor, durante a qual conferirá a Ordenação Episcopal a alguns sacerdotes.

No domingo, dia 13, na Festa do Batismo do Senhor, o Santo Padre presidirá a Celebração Eucarística ao longo da qual administrará o Sacramento do Batismo a algumas crianças; será na Capela Sistina, às 9h45. Muitas dessas ações litúrgicas serão trsnamitidas pela Rede Vida de Televisão, o Canal da Família (canal 28 UHF), TV Aparecida (16) e TV Canção Nova (58).
 

Na primeira noite de blitz da lei seca, SP tem 23 multados

Dois motoristas foram detidos na madrugada deste sábado na zona sul da capital paulista, após policiais militares constatarem que eles dirigiam embriagados. O saldo da primeira noite de blitze com as novas regras da lei seca - que dobra o valor da multa para quem for flagrado dirigindo alcoolizado - ainda teve a aplicação de 23 autuações (no valor de R$ 1.915,40) e a realização de dois exames clínicos

Agora, além do bafômetros, os PMs podem usar outros meios para constatar a embriaguez do motorista, como declaração de testemunhas sobre alteração da capacidade psicomotora e odor alcoólico. 

Ao todo, 285 motoristas foram abordados em quatro bloqueios. Nenhum se recusou a fazer o bafômetro. A pena continua a mesma: detenção, de 6 meses a 3 anos, multa e suspensão do direito de dirigir.
 

Estado de saúde de Dominguinhos é estável, mas cantor segue internado

O estado de saúde do sanfoneiro, cantor e compositor pernambucano Dominguinhos, de 71 anos, está estável, mas o artista segue internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Santa Joana, em Recife (PE). De acordo com boletim médico divulgado na manhã deste sábado, Dominguinhos se mantém em cuidados intensivos, usando antimicrobianos, sedado e em assistência médica ventilatória mecânica.

"Não há programação de modificação das condutas terapêuticas atuais nas próximas 48 horas", informa o documento assinado pelo médico intensivista diarista do CTI, dr. Gustavo Trindade Henriques Filho. 

José Domingos de Moraes, seu nome completo, foi hospitalizado na última segunda-feira (17) com um quadro de infecção respiratória e arritmia cardíaca. 

Na semana passada, o artista foi uma das atrações das comemorações do centenário de Luiz Gonzaga, que aconteceram na cidade de Exu, no sertão pernambucano. Foi consagrado "herdeiro artístico" pelo Rei do Baião aos 16 anos. (Suzana Inhesta/AE)
 
 
Presidente da Itália dissolve Parlamento

O presidente da Itália, Giorgio Napolitano, dissolveu o Parlamento neste sábado, após a renúncia do primeiro-ministro Mario Monti, oficializada na sexta-feira. A medida abre formalmente o caminho para a realização de eleições gerais em fevereiro, mas ainda não está claro se Monti participará do pleito. 

Napolitano assinou o decreto neste sábado, após realizar consultas com demais líderes políticos. Monti, que foi empossado 13 meses atrás para impedir que a Itália entrasse numa crise da dívida como a Grécia, renunciou na sexta-feira, depois de o ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi ter retirado o apoio a seu governo. 

Monti deve realizar uma coletiva de imprensa neste domingo, durante a qual espera-se que ele anuncie se vai ou não concorrer ao cargo de premiê.

Pequenos partidos de centro têm tentado convencer Monti a se candidatar, mas jornais italianos dizem que ele está mais inclinado a recusar a oferta. Pesquisas de opinião indicam que o Partido Democrático, de centro-esquerda, deve vencer as eleições Uma chapa liderada por Monti roubaria votos do Partido Democrático, embora não se espera que consiga a maioria.

 

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar