Sexta-Feira, 5 de Junho de 2020

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< 'As aventuras de Pi’ e ‘O impossível’ são as estreias desta sexta nos cinemas

Publicada em 21/12/2012 às 00:41
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

“As aventuras de Pi” já recebeu três indicações ao Globo de Ouro (Foto: Divulgação)
Sorocaba recebe hoje (21) duas estreias nas salas de cinema: “As aventuras de Pi” e “O impossível”. Embora a roupagem aponte para mais um filme-catástrofe, "O impossível" é uma obra contundente do diretor catalão Juan Antonio Bayona, baseada no tsunami que devastou a costa asiática em 2004, deixando mais de 230 mil mortos.

Inspirado no drama de uma família espanhola – no filme, britânica – que passava férias na Tailândia, Bayona vai além do registro e traz à tela uma história humanista de sobrevivência sem perder a tensão. Maria (Naomi Watts, indicada por este papel ao Globo de Ouro de melhor atriz em drama) e Henry (Ewan McGregor) descansam tranquilamente com seus três filhos, Lucas (Tom Holland), Thomas (Samuel Joslin) e Simon (Oaklee Pendergast), em um paradisíaco resort à beira-mar. Pouco depois estão lutando pela própria vida, ao serem arrastados por ondas de até 30 metros de altura, através de lugares onde antes existiam ruas, lojas e hotéis.

Nesse ponto, é possível dividir o filme em três grandes partes. A primeira é esta, em que os efeitos especiais e a técnica da produção falam mais alto e o espectador acompanha a força destruidora do tsunami em si. Imagens rápidas, com movimentos aleatórios sob a superfície e tentativas de emergir das águas. Quando se vê Maria agarrada ao topo de um coqueiro submerso, aterrorizada, percebe-se a gravidade do que está acontecendo.

Em um segundo ponto, é o esforço de sobrevivência de Maria e seu filho Lucas, seja durante o maremoto, seja para encontrar socorro quando a água baixa. Um trabalho delicado, mas não menos poderoso da dupla Watts e Holland, ao mostrar que as feridas emocionais eram, naquela hora, tão dolorosas quanto as graves lesões físicas.

Por fim, o drama pós-catástrofe, em que os personagens buscam não apenas seus familiares sobreviventes como também um pouco de sentido sobre o seu próprio destino. O rompante de desespero de Henry ao confessar a um parente na Inglaterra – com quem fala por meio de um celular emprestado – que não tem ideia de onde está sua família, ou mesmo como encontrá-la, aflige não pela impotência, mas pela sinceridade com que McGregor transmite um sentimento real.

De forma integral, o catalão Juan Antonio Bayona entrega um filme forte, tenso e bem produzido, que, amparado por um elenco afiado, envolve e emociona. Embora a dramatização da cena de destruição do tsunami já tenha sido retratada em um filme de Clint Eastwood, "Além da vida" (2010), esta produção espanhola vai além, ao mostrar que edifícios podem ser reconstruídos, ferimentos sanados, mas uma tragédia como esta é um ponto de ruptura forte demais para ser reparado.

OUTRA ESTREIA - Por trás de uma simplicidade aparente, há grandes ambições em "As aventuras de Pi", o novo filme do taiwanês radicado nos EUA Ang Lee que todo mundo está esperando ver entre os principais indicados no Oscar, cujos concorrentes serão anunciados em 10 de janeiro de 2013. 
 
Por enquanto, a produção já recebeu três indicações no Globo de Ouro – melhor filme, diretor e trilha sonora (Mychael Danna) e figura na lista dos melhores do ano do respeitado American Film Institute. A simplicidade enganosa que encobre uma sofisticação que se revela aos poucos, aliás, é marca registrada no trabalho de Lee ("O segredo de Brokeback mountain"), que aqui recorre ao 3D com muita propriedade.

Um dos pontos altos é a beleza visual estonteante, resultado do trabalho refinado do supervisor de efeitos especiais Bill Westenhofer e do diretor de fotografia chileno Claudio Miranda. O visual fantástico serve à história de um adolescente, Pi (o estreante Suraj Sharma), que sobrevive a um naufrágio e passa 227 dias à deriva no oceano, contando com a perigosa companhia de um tigre de Bengala num barco salva-vidas. Pouquíssimas vezes se veem imagens de um animal real. Na maior parte das cenas, o impressionante tigre é o resultado de um ano de trabalho de centenas de técnicos da empresa Rhythm & Rues, que criaram um felino totalmente convincente.

Neste cenário, alguns poderão até pensar que a história, adaptada do best seller do autor franco-canadense Yann Martel, seria um tipo de cruzamento de desenho da Disney com filme de natureza do Discovery Channel. Nada mais falso. O real tema do enredo é um radical aprendizado de sobrevivência ao qual não faltam momentos engraçados e cenários de uma beleza magnífica.


AGENDA
PINTURA BENEFICENTE - Com mais de 30 anos de experiência em artes plásticas, a pintora sorocabana Rita Marum produz quadros impressionistas em óleo sobre tela, retratando casarios, flores e paisagens. Autodidata, Rita usa da arte para ajudar entidades beneficentes, por meio da venda de suas obras. “Pinto quadros justamente com o intuito de ajudar doentes e pessoas necessitadas”, conta. Em julho de 2013, a artista vai expor seus quadros no Sorocaba Shopping. Quem se interessar em comprar suas pinturas pode entrar em contato pelo telefone 3411-1526 ou (15) 3244-1437.


CANTATA NO CPI-7 - O Comando do Policiamento do Interior Sete promove nesta sexta-feira (21), às 20 horas, sua IV Cantata de Natal do CPI-7, realizada pelo Coral do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo e pela Banda Regimental de Música deste CPI. O evento se dará na fachada histórica do CPI-7, localizado na Rua Bento Manoel Ribeiro, 209, Vila São Caetano, e é aberto à comunidade.

CANTATA NA ESTAÇÃO - Na Estação Ferroviária da Avenida Afonso Vergueiro, a VI edição da Cantata de Natal termina nesta sexta (21), às 20h30, com o coral das crianças e um espetáculo teatral. O público poderá se acomodar em arquibancada e em cadeiras dispostas em frente à Estação. O evento é gratuito.

BANDA ELEPHANT CLUB - O grupo faz show nesta sexta-feira no Asteroid Bar, a partir das 22 horas, lançando seu novo CD com a presença do DJ convidado Colorado. O Elephant Club cria uma proximidade intensa do rap com o mainstream, colocando em um liquidificador sonoro samba, rock, scratches, pop, reggae e MPB. Os ingressos custam R$ 15.  

ENCONTRO MUSICAL - Zeca Collares e Tendepá Duo convidam o artista Xangai para um show especial nesta sexta-feira, dia 21, às 20 horas, no Sesc Sorocaba, dentro do projeto “Ô de casa”, no qual músicos sorocabanos recebem seus mestres para um encontro de ritmos, musicalidades e experiências. No palco, os músicos interpretarão composições autorais e temas do universo musical brasileiro. Ainda há ingressos à venda. Informações pelo telefone 3332-9933

CICLO DE NATAL - O Ciclo de Natal do Cineclube da 3ª Idade “Amigos e Filmes de Maria José Sodré” se encerra hoje (21) com a exibição do filme “Candelabro Italiano”, de Delmer Daves, às 14 horas, no Núcleo de Cultura da UFSCAR Sorocaba (Rua Maria Cinto di Biaggi, Santa Rosália, ao lado do Hipermercado Extra), com entrada gratuita. O filme norte-americano é de 1962 e traz no elenco Troy Donahue, Angie Dickinson e Suzzanne Pleshette.

  

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar