Sábado, 6 de Junho de 2020

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Verão começa hoje com temperatura nas alturas, típico da estação

Publicada em 21/12/2012 às 00:39
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Mulher se protege do sol e calor intenso com uso de uma sombrinha (Foto: Fernando Rezende)
A estação mais quente do ano começa oficialmente hoje, às 9h11, mas há alguns meses a população já tem sentido o calor típico da época. Segundo dados do Climatempo, na maior parte do País a temperatura fica mais quente que o normal, e no Brasil o Verão é tipicamente úmido, pois é um período com maior incidência de chuvas. A expectativa é de que as frentes frias, ao chegar ao Brasil, sejam logo desviadas para alto-mar, o que irá dificultar a formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que é um sistema comum desta época e que se caracteriza por uma extensa faixa de nuvens carregadas que atravessa o País, desde o Atlântico até o sul da Região Norte, passando pelas Regiões Sudeste e Centro-Oeste. 

As áreas que ficam sob a influência da ZCAS recebem chuva persistente e volumosa por vários dias seguidos. Devido à ausência de ZCAS neste próximo Verão, deve haver uma estação com chuva irregular e menos volumosa em áreas como o Sudeste e o Centro-Oeste. Porém isto não descarta a ocorrência de alguns eventos de temporais, que provocam alagamentos e deslizamentos de terra. É importante ficar sempre atento à previsão do tempo.

No Verão deste ano, o oceano Pacífico não sofrerá influência de fenômenos como El Niño ou La Niña. E no Atlântico, na região próxima ao Nordeste, as águas continuam mais frias que o normal, o que impacta no avanço das frentes frias.  A definição de hora e data de chegada das estações é feita pela astronomia e refere-se ao solstício; isto é, marca um período de maior incidência de radiação solar no Hemisfério Sul, enquanto no Hemisfério Norte a radiação é menor, pois lá é iniciado o Inverno. 

Com as altas temperaturas é preciso ficar atento e se prevenir dos raios solares. O uso de protetor solar, bonés e sombrinhas é essencial, já que a exposição contínua ao sol pode acarretar em câncer de pele. Também é importante beber muito líquido, principalmente água, para não desidratar. Muita gente já garantiu ventiladores, ar-condicionado e climatizadores, tanto que, em algumas lojas os produtos já não são mais encontrados. 


Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar