Quinta-Feira, 14 de Novembro de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Casarão de Brigadeiro Tobias oferece lazer e cultura aos finais de semana

Publicada em 01/12/2012 às 20:37
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Vinte mulas e burros completam a paisagem, rica em história do Casarão (Foto: Gui Urban/ Secom)
Quem quer passar um final de semana diferente, observando animais soltos, em meio à vida rural, muito próximo das características interioranas, não pode perder a oportunidade de conhecer o Casarão de Brigadeiro Tobias que, desde setembro passado, está aberto à população em horários diferenciados, de sexta a domingo, das 9 às 18 horas.

Localizado no bairro Brigadeiro Tobias, o casarão é o cenário perfeito para uma toalha xadrez estendida no gramado, uma cesta cheia de quitutes e a prática da boa e velha preguiça saudável. Sim, porque, além de poder visitar o espaço saboreando as histórias impregnadas nas paredes centenárias do prédio, toda a área convida a um cochilo, à leitura de um livro ou apenas ao esquecimento do cotidiano de estresse, barulho e pressa. Na área, vinte mulas e burros completam a paisagem.

Aliado a isso, o visitante ainda conhecerá tudo sobre a vida do proprietário mais ilustre do casarão: Brigadeiro Tobias de Aguiar, que construiu a moradia em 1780, mas nunca se fixou no lugar. Entre as histórias contadas pela diretora de Museus da Secretaria da Cultura e Lazer, Sônia Nanci Paes, algumas desmistificam a figura do militar, que era apaixonado pela vida no campo e mantinha criação de muares em outros cantos do Brasil, foi político, um dos líderes da Revolução Liberal de 1842 em São Paulo, pai de família e casado com a Marquesa de Santos.

A aventura pelo Casarão também rende aos interessados a história da criação do bairro onde está instalado e muito sobre um dos maiores traços da cultura local, o Tropeirismo. "Junto com as informações que passamos, o visitante vai conhecer as ferramentas, os equipamentos e até mesmo os animais que fizeram crescer nossa história", conta Sônia Paes.

A reabertura do Casarão de Brigadeiro está rendendo visitações importantes para a valorização do patrimônio histórico local. Semanalmente, ônibus fretados de outras cidades trazem crianças, jovens e adultos para uma visitação no local. Famílias inteiras têm procurado a casa para relaxar e mostrar aos filhos as heranças sorocabanas.

ACESSO – O atendimento no casarão é feito das 9 às 18 horas, nas sextas-feiras, sábados e domingos. A entrada é gratuita ao local, que dispõe de toda a estrutura para receber visitantes. E a falta de carro não é desculpa para deixar de visitar o lugar. Isso porque o ônibus que faz a Linha da Vila Tupã (30.2) parte do Terminal de Bairro de Brigadeiro (Área de Transferência) e para na porta do Casarão. Ressalte-se que o usuário do sistema de transporte público paga apenas uma passagem nesse trajeto e, aos domingos, o valor é de apenas R$ 1.


Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar