Terça-Feira, 12 de Novembro de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Mudas do Megaplantio já dão flores e frutos na avenida Itavuvu

Publicada em 01/12/2012 às 19:06
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Flores se destacam na paisagem da avenida (Foto: Zaqueu Proença/Secom)
Quem passa hoje pela Avenida Itavuvu - próximo ao Parque Tecnológico, à fábrica da Toyota e ao Parque de Biodiversidade - pode verificar uma nova paisagem no local. A segunda edição do Megaplantio, ocorrida no dia 25 de março deste ano, transformou a Itavuvu em uma avenida parque com o plantio de 100 mil árvores no futuro canteiro central da via. Com 1,5 metro de altura, em média, algumas já floresceram e estão até dando frutos.

Um dos pontos mais positivos foi a pequena perda das mudas plantadas. A estimativa da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) é de que em torno de 90% das 100 mil árvores sobreviveram e estão se desenvolvendo de forma satisfatória. Normalmente, a perda em um plantio chega a 20%.

"A paisagem está muito bonita, com plantas fortes e viçosas. O mais importante é que Sorocaba plantou as 100 mil árvores com a ajuda voluntária da população, algo espetacular, e soube manter essas mudas sadias de uma maneira muito competente", destacou o prefeito Vitor Lippi. "Além do método utilizado, tudo isso aconteceu graças à qualidade técnica do trabalho feito no tratamento do solo, na adubação e nos cuidados no pós-plantio", disse.

De acordo com Vidal Dias da Mota Junior, diretor de Gestão Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, a manutenção das mudas também é muito importante. "Já fizemos adubação e o despraguejamento da área duas vezes nesse período", conta. Outra característica importante para o crescimento da maior parte das plantas está relacionada ao período favorável escolhido para a realização do plantio, quando as condições climáticas - principalmente as chuvas - favoreceram as ações.

NOVA EDIÇÃO - No dia 9, a partir das 9 horas, a Prefeitura realiza a 3ª edição do Megaplantio. Serão 30 mil novas mudas de árvores nativas e frutíferas plantadas numa área de 14 mil metros quadrados do Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade, na zona norte.

A expectativa é de que pelo menos dois mil sorocabanos participem da ação ambiental, a exemplo das outras edições, seja individualmente, ao lado de amigos, familiares e outros grupos. Até às 16 desta sexta-feira (30), mais de 400 pessoas já haviam confirmado a inscrição ao plantio. Os interessados devem se inscrever pelo e-mail megaplantio1@gmail.com, informando nome completo ou razão social, no caso de empresas, endereço e telefone. 
 
 
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar