Quarta-Feira, 26 de Junho de 2019

Diário de Sorocaba

buscar

<< Natal oferece oportunidade do primeiro emprego no comércio

Publicada em 17/10/2012 às 23:44
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: Fernando Rezende)
As lojas do centro da cidade já estão se preparando para as comemorações do fim de ano. Com a proximidade das datas, os lojistas procuram pessoas desempregadas e jovens que pretendem ter a primeira oportunidade de emprego. Mas ter experiência na área comercial é um bom atrativo para conseguir integrar o quadro de funcionários, porém também é possível se qualificar em cursos específicos para esse público.

O comerciante e relações-públicas da Associação do Centro de Sorocaba (Aceso), Hudson Pessini, diz que contratar funcionários com antecedência permite que os candidatos sejam treinados de acordo com o padrão da loja, mas que não é difícil trabalhar no comércio. “O setor está sofrendo com a carência de capacitação dos jovens, pois para a maioria é o primeiro emprego. Por isso é importante esse tempo de treinamento.”

Pessini também contou que o comércio central irá contratar cerca de 3 mil funcionários temporários e que 30% deles deverão ser efetivados. Para conseguir permanecer no mercado de trabalho, o funcionário precisa demonstrar interesse pela vaga, esforçando-se e mostrando que a loja precisa continuar com a sua colaboração. “Muitas pessoas migraram do comércio para a indústria, por isso precisamos suprir essa demanda nas lojas”, completa. 

Em muitos comércios da região central é possível ver placas oferecendo vagas para vendedores, mas Hudson prefere receber indicações de funcionários e divulgar a oportunidade em redes sociais. “Muitas vezes o perfil na internet contém mais informações do candidato do que no próprio currículo. Na página pessoal é possível encontrarmos o interesse profissional e o vocabulário que a pessoa utiliza”, salienta Pessini.

VENDAS – A expectativa dos comerciantes é de que vendam cerca de 3% a mais que o ano passado; pode parecer pouco, mas é um bom patamar para o Centro, que, de acordo com Pessini, esta estagnado. “Os últimos três anos foram ótimos, por isso esse percentual; mas poderia ser melhor para todos”, comenta o comerciante, referindo-se ao trânsito caótico da cidade e à falta de estacionamento nas ruas. “Além de ficar parado no trânsito, o consumidor acaba tendo de parar em estacionamentos particulares. Caso a zona azul e os bolsões de estacionamento estivessem funcionando, traria benefícios aos comerciantes, à cidade e aos munícipes.”

CAPACITAÇÃO - A Associação Comercial de Sorocaba (Acso), em parceria com o Centro de Integração Escola Empresa (Ciee), e a Faculdade Anhanguera, promovem o Capacita Acso, um curso com objetivo de capacitar os futuros contratados do comércio, aumentando, assim, as chances de permanecerem no emprego após o período de fim de ano. De acordo com a supervisora de marketing da Associação, Mariana Camargo Correa, todas as 130 vagas terminaram de ser preenchidas nesta terça-feira (16). Após o fim das aulas, eles encaminharão os currículos dos participantes para os comerciantes, mas é preciso comparecer em 75% do curso. O treinamento será entre os dias 22 e 26 de outubro, na sede da entidade, situada na rua da Penha, 535, Centro. 


Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar