Domingo, 16 de Junho de 2019

Diário de Sorocaba

buscar

<< Pedreiros correm contra o tempo para entrega de obras em túmulos

Publicada em 15/10/2012 às 23:34
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: Fernando Rezende)
O prazo para reforma de sepulturas acaba neste domingo (21), por isso os prestadores de serviços estão correndo contra o tempo para que tudo seja entregue. Pinturas e limpezas estão liberadas até dia 28. As famílias que desejam realizar o serviço precisam comparecer a uma Casa do Cidadão e solicitar autorização, que demora cerca de sete dias para sair. “Por gerar mais transtornos e acumular sujeira, as reformas precisam de aprovação. Mas as pinturas são autorizadas na hora, basta informarem na administração do cemitério”, salienta a funcionária pública Fabiana Oliveira, que trabalha no Cemitério Saudade. Caso aprovada, a reforma tem o prazo de 35 dias para ser finalizada. 

O pedreiro Aurélio Nuce, 28 anos, trabalha somente no Cemitério Saudade, e desde os nove anos ajuda seu pai no serviço. Ele contou que só neste ano já reformou mais de 40 sepulturas e, até domingo, precisa entregar mais três. Apesar do grande esforço físico na execução das obras, ele gosta do emprego. “Não tem lugar melhor para trabalhar, é sossegado“, conta Aurélio.

Dos quatro cemitérios municipais da cidade, dois já estão com a capacidade máxima, o Saudade, no Além-Linha, e o Consolação, na Árvore Grande. Isso porque são os mais antigos da cidade, e os jazigos foram concedidos às famílias. Caso sejam abandonados, a Prefeitura publica edital no Jornal do Município por cerca de 20 dias e, se após esse prazo, ninguém atender ao chamado, os jazigos são repassados à população.  

Todos os pedreiros que fazem obras nos cemitérios são cadastrados na Prefeitura, mas não possuem vínculo empregatício. O cadastro é apenas para obter autorização e exercer as atividades nos espaços. 

O pedreiro Carlos Alberto, 27 anos, trabalha há três anos com seu pai no Cemitério Consolação. Ele acha importante esse controle da Prefeitura, assim trabalha mais tranqüilo. Durante o ano, faz cerca de sete reformas de sepulturas por mês, número que aumenta para 20 nesta época. “Infelizmente, vou ter que recusar serviço, porque ainda tenho mais seis para terminar; se eu aceitar mais algum, não dá tempo“, lamenta. 

VOTORANTIM - Já na cidade de Votorantim, as reformas dos túmulos podem ser feitas até o dia 26, e as pinturas e limpezas até dia 31. A Prefeitura informa que o Cemitério Municipal “São João Batista” já está sendo preparado para receber os visitantes no feriado, onde intensificaram a limpeza e poda de árvores. Mas quem deseja realizar obras, precisa solicitar autorização no setor de protocolo, apresentando cópias do título de posse do túmulo, RG e CPF do proprietário, e documento de identidade do pedreiro e do ajudante. Terão acesso ao túmulo para a reforma apenas aqueles que estiverem cadastrados. 


Prefeitura faz sorteio de boxes nesta quarta

Aos interessados em comercializar artigos nos arredores dos cemitérios durante o feriado de Finados, no dia 2 de novembro, a Prefeitura de Sorocaba faz nesta quarta-feira (17) o sorteio de boxes. Para concorrer, é preciso comparecer ao Salão Verde da Unidade Seminário da Prefeitura, situado na avenida Dr. Eugênio Salerno, 140, no Centro, nos seguintes horários: para os proprietários de floriculturas (pessoa jurídica), a inscrição deve ser feita das 10h30 às 11 horas e o sorteio ocorre entre as 11 horas e 11h30; e aos demais interessados (pessoa física), a inscrição vai das 13 horas às 14h30 e, o sorteio, das 14h30 às 15 horas.

Para obter mais informações sobre regulamento e os pontos que serão sorteados, basta comparecer à Seção de Feiras e Ambulantes, que fica na rua Pernambuco, 100, no Centro.


Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar