Quinta-Feira, 14 de Novembro de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Quinteto Villa-Lobos festeja 50 anos de atividades neste sábado na Fundec Concerto terá início às 20 horas com músicas como “Quintet, op.79”, de August Klughardt; e “Suíte para Quinteto de Sopros”, entre outras; a entrada é gratuita

Publicada em 24/08/2012 às 21:11
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Formado em 1962, o quinteto é o mais antigo conjunto de câmara em atividade no País (Foto: Divulgação)
O premiado Quinteto Villa-Lobos se apresenta neste sábado (25) na Sala Fundec, em concerto comemorativo aos 50 anos do grupo carioca. O evento, que integra a turnê de lançamento do álbum “Ernesto Nazareth”, terá início às 20 horas com entrada franca.

Formado em 1962, no Rio de Janeiro, o quinteto é o mais antigo conjunto de câmara em atividade no País. Em 1987, fez a abertura das comemorações do ano Villa-Lobos em Paris, pela Unesco. Já em 2001, recebeu o Prêmio Carlos Gomes do Governo do Estado de São Paulo como melhor grupo camerístico do Brasil.

O quinteto é formado pelos instrumentistas Aloysio Fagerlande (fagote), Luis Carlos Justi (oboé), Paulo Sergio Santos (clarinete), Philip Doyle (trompa) e Rubem Schuenck (flauta). No concerto da Sala Fundec, o grupo tocará “Quintet, op.79”, de August Klughardt; “Suíte para Quinteto de Sopros”, de Radamés Gnattali; “Serenata a Cinco”, de Edino Krieger; “Odeon” e “Fon-Fon”, ambas de Ernesto Nazareth; “Guinga”, de Ellingtonians; “Ainda me Recordo” e “Um a Zero”, ambas de Pixinguinha. 

HISTÓRIA - O Quinteto Villa-Lobos já participou de diversos festivais, entre eles Festival de Música de Inverno de Campos do Jordão, Festival de Inverno de Londrina, Festival de Música de Câmara da Paraíba e Festival de Música de Tatuí, entre outros.

Em 2002, o grupo participou do Projeto Sonora Brasil, promovido pelo Sesc, através do qual se apresentou em 32 cidades do País. Em 2006 foi um dos vencedores do projeto “Circulação de Música de Concerto”, da Funarte, com patrocínio da Petrobrás. Ainda no mesmo ano, fez o encerramento da “Copa da Cultura” em Berlim, na Alemanha.

No ano de 2009, o quinteto se apresentou em vários países africanos, a convite do Ministério das Relações Exteriores do Brasil – e em dezembro encerrou um importante Festival dedicado a Villa-Lobos com concerto na Radio-France, Paris. 

SERVIÇO - A apresentação do Quinteto Villa-Lobos acontece a partir das 20 horas deste sábado (25) na Sala Fundec (Rua Brigadeiro Tobias, 73, Centro), com entrada gratuita.

  

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar