Quarta-Feira, 20 de Novembro de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Faixas exclusivas para ônibus começam a operar na segunda Inovação será implantada no binário formado pelas ruas Hermelino Matarazzo e Comendador Oétterer, no Além-Linha

Publicada em 24/08/2012 às 20:58
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Esta semana os funcionários da Urbes já providenciaram a demarcação das faixas exclusivas para o transporte coletivo no binário do Além-Linha (Foto: Fernando Rezende)
Entra em operação na próxima segunda-feira (27) o sistema de faixas exclusivas para o transporte coletivo em Sorocaba. Implantadas pela Urbes - Trânsito e Transportes inicialmente no binário formado pelas ruas Hermelino Matarazzo e Comendador Oétterer, na região do Além-Linha, a medida tem por objetivo agilizar e privilegiar o deslocamento dos modais do transporte coletivo, além de melhorar as condições de circulação do trânsito naquelas vias, como esclareceu ontem o engenheiro Renato Gianolla, presidente da empresa pública. 

As faixas exclusivas poderão ser utilizadas das 6 às 8 e das 17 às 19 horas pelo transporte coletivo urbano, transporte especial, fretamento com passageiros, transporte escolar com passageiros e transporte intermunicipal e suburbano, assim como táxis com passageiro e veículos em operações emergenciais, como ambulâncias, bombeiros e viaturas de Polícia. As bicicletas com aro 20 ou acima também utilizarão estas faixas para circulação, em compartilhamento com o transporte coletivo. A Urbes, segundo Gianolla, entende que a circulação pela direita desses modais torna-se mais segura aos ciclistas, já que as bicicletas compartilharão espaço com motoristas profissionais treinados em direção preventiva. 

Nos períodos de pico entre 6 e 8 e entre 17 e 19 horas não é, assim, permitida a circulação de motocicletas, veículos de passeio, utilitários e caminhões na faixa exclusiva. O estacionamento do lado esquerdo das duas ruas também estará proibido nesses horários. Fora deles, tanto a circulação na faixa da direita, quanto o estacionamento na faixa da esquerda do binário serão permitidos. Durante os primeiros dias, os agentes de trânsito da Urbes irão orientar os condutores sobre as novas regras implantadas. Aliás, alerta também a Urbes, transitar na faixa exclusiva de ônibus é uma infração grave pelo Código Brasileiro de Trânsito (CBT), que resulta em cinco pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 127,69.

SINALIZAÇÃO DIFERENCIADA - Equipes da Urbes trabalharam, nos últimos dias, para instalar placas de sinalização e pintura de solo em toda a extensão dos corredores, que ganharam também uma faixa azul para demarcar onde o transporte coletivo poderá circular exclusivamente nos horários estabelecidos. Foram implantadas 150 placas de regulamentação e advertência e 2.500 metros quadrados de sinalização horizontal (de solo). Tanto a rua Hermelino Matarazzo, como a rua Comendador Oétterer têm aproximadamente 1,4 quilômetro de extensão. As faixas de rolagem foram divididas em duas, cada uma com cerca de 3,5 metros de largura. O binário possui câmeras de monitoramento e a movimentação será acompanhada em tempo real pelo Centro de Controle Operacional (CCO) da Urbes, instalado na rua Chile, no bairro da Barcelona. 

A Urbes considerou também a experiência de São Paulo, no projeto de Sorocaba, e destaca que não haverá confinamento na faixa, o que permitirá ultrapassagens entre os ônibus nos casos de imprevistos. Também foram considerados intervalos médios entre as linhas para evitar o acúmulo de ônibus no mesmo horário, evitando, assim, filas no corredor. 

Ao todo, 24 linhas do transporte coletivo urbano local utilizarão os corredores exclusivos das ruas Hermelino Matarazzo e Comendador Oétterer. Destas, 71%, ou seja, 16 linhas irão transitar por toda a extensão dos corredores. Já as linhas 2 - Brasilândia; 19 - Progresso; 23 - Industrial/Dois Corações; 36 - Porcel; 38 - Aparecidinha / Éden e 61 - Iporanga, que atendem a Vila Santana, e a linha 45 - Retiro São João, que atende o Jardim Marco Antônio e a região do Mercado Distrital, irão transitar por trechos destes corredores. 


Linha experimental para universitários está em teste

Desde o dia 20 deste mês a Urbes está com uma linha experimental do transporte coletivo para atender aos universitários da Fatec, Unit e Facens. 

A linha 61/1 parte do Terminal Santo Antônio (TSA), de segunda a sexta-feira, nos horários das 18h10, 18h20 e 18h30 rumo às faculdades. O trajeto passa pela Avenida Dom Aguirre sem parar nos pontos de ônibus.  

A medida, ainda que em caráter de testes, já aliviou a demanda das linhas 31 - Cajuru e 53 – Éden, sentido bairro, e linha do Expresso nesses horários. 

 

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar