Domingo, 15 de Setembro de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< 52 câmeras estão monitorando ruas e escolas de Capela do Alto

Publicada em 18/06/2012 às 22:43
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Câmeras estäo monitorando desde março o dia-a-dia de Capela do Alto: mais segurança preventiva para o Município (Foto: AI/PMCA)
Desde o início do mês de março, Capela do Alto passou a contar com um sistema integrado de 52 câmeras de segurança em toda extensão das ruas centrais e pontos estratégicos do Município. A central de monitoramento está instalada na base da GCM (Guarda Civil Municipal). 

Já com os equipamentos de segurança na fase de testes, a Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar conseguiram, neste período, lograr êxito em várias apreensões de indivíduos em atitudes suspeitas. A atenção tem sido redobrada principalmente nos portões de entrada das escolas do Município que, além de câmeras, tem contado com patrulhamento ostensivo nas imediações.

A central de monitoramento atualmente conta com 52 câmeras, que estão espalhadas pelas ruas, escolas e locais de grande circulação de público. O monitoramento é realizado 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana. As imagens das câmeras são transmitidas para a central de monitoramento, onde as imagens ficam gravadas e armazenadas por um determinado período. "Com essa central de monitoramento, o operador do equipamento pode direcionar com mais precisão a viatura até o local da ocorrência", destaca o comandante da Guarda Municipal capelense, Adriano Henrique Moreira.

Ainda segundo o comando da GCM, a medida de segurança adotada em Capela do Alto conta com câmeras de altíssima resolução e com boa qualidade de aproximação. Nos próximos meses, está prevista a instalação de mais câmeras pela cidade, "o que com certeza - acrescenta Adriano - trará um aumento na segurança da população.

CRAS REALIZA FORMATURA DO CURSO DE CROCHÊ - Mesmo a chuva e o friozinho da tarde da segunda-feira (11) não impediram a alegria e animação das alunas do curso de crochê realizado pelo o Cras (Centro de Referência da Assistência Social) do município de Capela do Alto, que tiveram na oportunidade sua solenidade de formatura. O curso foi ministrado pela professora Virgínia Confortini durante um período de 6 meses, onde as alunas puderam receber conhecimentos sobre os pontos do crochê. Além das aulas teóricas, elas também tiveram aulas práticas, onde confeccionaram diversos tapetes, almofadas, gorros e cachecóis, entre outras peças artesanais que estavam em exposição durante a formatura. "As alunas formandas já estão, inclusive, com a ideia de montar um clube das crocheteiras aqui em Capela do Alto que, além de um momento de descontração, vai enriquecer a socialização entre elas", explicou a secretária de Promoção Social da Prefeitura, Rosana Simões de Almeida Silva, que participou do evento.

A aluna Maria de Lourdes Campos, moradora do bairro Cercadinho, comentou: "Consegui aprender a arte de fazer crochê através deste curso. Valeu a pena!". Essa foi a primeira turma do curso de crochê que o Cras realiza, agregando, assim, mais um curso na grade de oportunidades para a população capelense. Segundo informou Janaina Torres, coordenadora do Cras, as inscrições, aliás, já estão abertas para a próxima turma do curso de crochê. 

O Cras está localizado na rua 21 de Abril, 259. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15)3267-1653.


Desfile dos Tropeiros em Porangaba

No domingo 3 de junho, em meio às festividades de aniversário do Município, o público foi assistir a mais uma das caras tradições de Porangaba. A cidade teve a honra de mostrar o seu anual Desfile de Tropeiros, com a participaçäo de aproximadamente quatrocentos cavaleiros representando várias cidades da regiäo. Traziam eles, na bagagem, a memória de um tempo que se foi, mas que ainda sobrevive naqueles que conservam o patrimônio histórico do povo.

Os tropeiros contribuíram para com o desenvolvimento do País. Atravessavam o Brasil por trilhas que iam abrindo, transportando animais e cargas, e hoje revivem essa saga através das Tropeadas. O município de Porangaba também foi caminho dos tropeiros e, por isso, tem igualmente em suas raízes os costumes desses homens que propagaram, inclusive, o turismo na região. Desfilando cultura, os tropeiros lembraram assim, também aos porangabenses, a comida tropeira, a moda de viola caipira, os casarões, os causos que contavam...

Porangaba foi palco de um bonito desfile rural. E, finalizando as comemorações pelo aniversário do Município, o prefeito Luiz do Deraldo homenageou os porangabenses com um tradicional almoço tropeiro, ao som da viola caipira de Craveiro e Cravinho.


Piedade funda associação de assistência a autistas

Foi fundada na semana passada a Associação Amigos dos Autistas de Piedade (Amap), em ato que contou inclusive com a presença do deputado estadual sorocabano Hamilton Pereira (PT), que é, aliás, autor de projeto de lei que tramita pela Assembleia Legislativa criando uma Política de Atendimento Integral ao Portador da Síndrome do Autismo no Estado de São Paulo. "Apresentamos esse projeto de lei justamente por termos conhecimento do fato de que os autistas são respaldados, única e exclusivamente, pelos pais e familiares", observa Hamilton Pereira. "Por isso, a iniciativa de criar uma AMA em Piedade é muito importante e louvável", completa o parlamentar.

O projeto de lei de autoria de Hamilton, aprovado na íntegra pelos deputados estaduais, foi vetado pelo então governador José Serra (PSDB) em 2010. Em 4 de março de 2010 foi publicado o parecer da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia, favorável ao projeto e contrário ao veto do entäo governador. Na mesma data, o projeto voltou a fazer parte da `Ordem do Dia', ou seja, aguarda a apreciação pelo Plenário da Assembleia Legislativa. "Em 4 de maio de 2011, estive com o secretário estadual de Saúde, Guido Cerri, e coloquei nosso projeto de lei à sua disposição para a construção de uma suposta Política Estadual que estaria sendo discutida no âmbito do Executivo, segundo ele nos informou", lembra Hamilton Pereira. "Porém, nunca mais recebemos informações sobre esse processo e, por isso, estamos cobrando uma nova agenda com o secretário", completa.


Piedade divulga agenda da Festa da Cerejeira 

Música instrumental, dupla sertaneja, grupo de samba e apresentação de artes marciais são algumas das atrações já programadas para a sexta edição da Festa da Cerejeira de Piedade, que será realizada nos dias 30 de junho e 1º de julho, no recinto de festas da Vila Maria. No local, terá praça de alimentação com comida típica japonesa, barracas de artesanato e distribuição de mudas. A Festa ocorrerá das 10 às 20 horas nos dois dias. 

No sábado, dia 30, a abertura oficial do Recinto será às 10 horas, seguindo-se às 12 horas apresentaçäo do Grupo de Metais "Ver de Perto", do Conservatório "Davino Tardelli da Silva"; 14 horas, apresentação de Artes Marciais, com a Academia Arena Fight, do professor Wagner Takeshi; 16 horas, Carlinhos Salles e Edu Lima e, às 18 horas, Grupo Samba Jovem. Para domingo, dia 1º, a programaçäo traz, às 10 horas, apresentação de artes marciais com Grupo Taekwondo de Piedade, com o professor Valdir Takashi; 11 horas, Taikô, com a Associação Cultural e Esportiva de Piedade (Acep); 13 horas, apresentação de Artes Marciais com a Academia Esparta, do professor Nenê; 15 horas, Grupo "Voz do Morro" e, às 18 horas, Big Band "Esquina do Jazz", do Conservatório"Davino Tardelli da Silva".


VOTORANTIM

CMDCA inicia ações para atendimento integral à criança e adolescente

Dentro da proposta do TAC (Termo de Ajuste de Conduta), celebrado com o Poder Público para garantir atendimento integral as crianças e adolescentes de Votorantim envolvidos com o uso de álcool e drogas, o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente) promoveu uma reunião inicial com a direção da Escola Estadual "Daniel Verano", a maior da cidade e que conta com mais de mil alunos. Na oportunidade, esteve em pauta a elaboração de um projeto de inclusão e reinserção social dentro da unidade escolar em conjunto com o CMDCA, Guarda Civil Municipal e as secretarias de Segurança Comunitária e de Cidadania e Geração de Renda da Prefeitura. O projeto envolverá voluntários e psicólogos, com a realizaçäo de diversas oficinas, focando o resgate de valores, cidadania, dignidade e respeito ao próximo, entre outros, dessa forma fazendo com que o aluno também seja um multiplicador da ação. 

Para dar continuidade à ação, a equipe multidisciplinar voltará àquela unidade escolar já para levar a idéia do pré-projeto, que contará também com a participação do corpo docente e alunos, estendendo-se aos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Participaram da reunião inicial a presidente do CMDCA, Lucélia Ferrari; o secretário municipal da Segurança Comunitária, Claudinei Fernando de Paula Ribeiro; o comandante da Guarda Municipal, major Gilberto Felício de Camargo, a diretora da Escola "Daniel Verano", professora Isaura Shivue Kito, e sua vice Mirtis Elisa Dias, além de representantes da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura, da Comissão Intersetorial e da Associação Desportiva "Mundo Inteiro".

Para a direção da Escola, esta é uma excelente iniciativa, que tem como propósito atividades diversificadas. "É uma parceria muito importante. A união faz a força para que esse projeto seja contínuo. Que nossos jovens e adolescentes saibam aproveitar as oportunidades e que tragam bons resultados", comemorou Isaura. 

De acordo com o TAC ajustado com a Promotoria da Infância e Juventude, o CMDCA de Votorantim conta com uma Comissão Intersetorial para o desenvolvimento do Paacad (Plano Municipal de Atendimento Integral a Crianças e Adolescentes Usuárias de Álcool e Outras Drogas) do Município. 


IPERÓ

Ruas de George Oetterer são recapeadas

A Prefeitura de Iperó iniciou duas importantes obras de recapeamento asfáltico na semana passada. São os recapes da avenida Vilma de Freitas e da rua Paraná, no bairro de George Oétterer. As obras fazem parte, segundo o Paço, de um pacote de intervenções urbanas no valor de 225 mil reais, obtido por meio de convênio com o Governo Estadual, com contrapartida de R$ 75 mil por parte da Prefeitura.

A ação começou na quinta-feira (14), com as obras na avenida Vilma de Freitas. Também serão contempladas, em breve, as ruas Jerônimo de Veiga, Anchieta, Paraíba, Manoel Preto, Anhanguera e Endocles José de Almeida.

CAPOAVINHA - Na semana passada, por outro lado, também foi iniciada a colocação de guias e sarjetas no bairro Capoavinha. Com o término desta obra, começará o processo de pavimentação das demais vias que fazem parte do convênio entre a Prefeitura e o Estado de mais de R$ 1 milhão destinados a obras de pavimentação, drenagem e esgoto.


Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar