Domingo, 15 de Setembro de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Nomeação de praça e inauguração de monumento marcam 50 anos da Ucens

Publicada em 16/06/2012 às 23:38
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Membros da Ucens, colônia japonesa e autoridades inauguraram o monumento em comemoração ao jubileu (Foto: Fernando Rezende)
A nomeação da praça Naossuke Hebita com a inauguração de um monumento foram oficialmente feitos na manhã de ontem dando início às comemorações do jubileu da Ucens (União Cultural Esportiva Nipo-Brasileira de Sorocaba). Estiveram presentes membros da colônia japonesa, o vereador Francisco Moko Yabiku e o secretário municipal de Parcerias, Fernando Oliveira, representando o prefeito Vitor Lippi. A praça está localizada no final da avenida professor Arthur Fonseca, Jardim Panorama. 

Para o presidente da Ucens, Keni Iti Nishihara o cinquentenário comemorado são de muitas realizações, externando a cultura japonesa através de diversas atividades. “A gastronomia, dança e música está ficando muito difundida na cidade”, disse. Para ele, a entidade trabalha em forma de pilares para a realização de projetos sociais. “Vamos tirar ainda muitas crianças da rua através de nossos projetos. Nosso foca agora é no bairro Vila Helena onde iremos, em parceira com a Prefeitura, usar a quadra poliesportiva para a prática de futsal”. Para o vereador Yabiku esta é uma atitude admirável. “A quadra não pode ser só da comunidade japonesa, e sim de todos que precisam”, concluiu. Atualmente a Ucens trabalha com 60 crianças em seus projetos esportivos.

O vereador acredita que a praça está localizada em lugar estratégico. “A praça está muito próxima ao Parque Kasato Maru; uma coisa ligando a outra, e assim, a população está abrindo a cabeça para aceitar melhor os costumes japoneses”. No final de seu discurso Yabiku disse que se sente orgulhoso por ser descendente de japonês. “Eu sou amarelo com todo orgulho”.
 
No Lar São Vicente, no período da tarde, outra cerimônia prestigiou a Ucens. Inicialmente foi realizado um cerimonial de abertura contando a história da entidade desde a sua primeira reunião, em um prédio localizado na rua da Penha. O lançamento da revista da União também foi comemorado. Teve ainda apresentações de dança, karaokê e taikô. E a partir das 18 horas um jantar foi oferecido aos convidados e associados. 


Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar