Terça-Feira, 10 de Dezembro de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Prefeitura finaliza estrutura principal da nova Ponte de Pinheiros

Publicada em 13/06/2012 às 23:40
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Segundo a Urbes, as obras para a implantação da ponte estão em estágio adiantado e seguem de forma ininterrupta (Foto: Zaqueu Proença / Secom)
Visando melhorar as condições de trânsito na região do Além-Ponte, a Prefeitura de Sorocaba desenvolve, desde o mês de abril, obras para implantar uma nova ponte no bairro de Pinheiros. A Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe) concluiu a estrutura principal da ponte, que emprega uma técnica para reforço de sua base, em razão da sua proximidade com o Rio Sorocaba. Em breve, o dispositivo criará uma alternativa viária entre as zonas leste, oeste e sul da cidade.
 
A ponte interligará a marginal do Rio Sorocaba, no trecho da avenida Juvenal de Campos com a rua Campos Salles, que funcionará em sistema binário com a rua Carlos André Isse. A montagem da estrutura principal da ponte teve a instalação de tubulões de ar comprimido, técnica indicada para solos com maior permeabilidade, como é o caso das margens do Rio Sorocaba.
 
Os trabalhos começaram pelas escavações do solo para a instalação das formas de concreto. Após montadas, elas serão preenchidas por ar comprimido. Em seguida, as estruturas serão aterradas até a altura da cabeceira da ponte, visando à implantação das vigas de concreto.

O engenheiro da Seobe, Nivaldo dos Santos, explica que as obras para a implantação da ponte estão em estágio adiantado e seguem de forma ininterrupta. "As obras começaram em abril e, nos primeiros 30 dias, os trabalhos aconteceram por praticamente 24 horas. Agora, já estamos trabalhando na montagem das vigas e longarinas, que compõem o tabuleiro da superestrutura da ponte", detalha.

MELHORIAS NO TRÂNSITO - De acordo com o projeto, a ponte terá 54 metros de extensão e 30 metros de vão livre. A largura total da pista será de 15,9m, dos quais 3m serão de ciclovia, 2m de calçadas e duas faixas para a circulação de veículos, em sentidos opostos, e ciclovia. "Esta região engloba algumas das principais artérias de Sorocaba. A nova ponte irá disciplinar mais o fluxo de veículos, permitindo uma melhor distribuição do trânsito", destaca o prefeito Vitor Lippi.
 
A nova ponte resultará em algumas mudanças no sistema viário na região de Pinheiros. Os motoristas, ciclistas e motociclistas poderão seguir pelas avenidas Comendador Pereira Inácio até o Ramo B da Washington Luiz, passar pela Juvenal de Campos, cruzar o Rio Sorocaba sobre a nova ponte e, pela rua Conselheiro João Alfredo, acessar à Campo Salles. O dispositivo ainda permitirá fazer o mesmo trajeto no sentido oposto.
 
As melhorias incluem ainda a implantação do novo binário. O tráfego na Conselheiro João Alfredo terá mão única de direção à Campos Salles, enquanto a mão de direção na Carlos André Isse será no sentido oposto. A expectativa da Seobe é concluir os serviços de instalação da ponte até o final de julho, liberando-a para o tráfego após os serviços de sinalização pela Urbes – Trânsito e Transportes.

A empresa responsável pelas obras é a Construtora Bema Ltda., contratada por meio de processo licitatório. O investimento da Prefeitura é de aproximadamente R$ 2,5 milhões.

 

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar