Sábado, 30 de Maio de 2020

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Prefeitura entrega três novos prédios da Oficina do Saber

Publicada em 20/05/2012 às 07:06
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Jardim Marcelo Augusto será a primeira unidade inaugurada (Foto: Zaqueu Proença / Secom)
O prefeito Vitor Lippi entrega nesta segunda-feira (21) o prédio da Oficina do Saber do Jardim Marcelo Augusto. Com cerca de 700 m² de área construída, a nova unidade educacional ocupa uma área de 2.550 m² e já vem sendo utilizado por professores e alunos da EM "Lea Edy Alonso", para as atividades do programa Escola em Tempo Integral.

A Prefeitura investiu R$ 1.090.345,48 na construção do prédio, que conta com quatro salas de aula, salão central, palco, dois camarins, cozinha, refeitório e banheiros no pavimento térreo, e almoxarifado, administração e sala de dança no superior. Até ter o prédio próprio para as atividades da Oficina, os estudantes da 2º ao 5º Ano do Ensino Fundamental utilizavam o espaço de uma igreja do bairro ou tinham de se deslocar até a Vila Barão, onde desenvolviam as ações do programa.

Conforme a diretora Adriana Nardi Lopes, a EM "Lea Edy Alonso" tem cerca de 1.300 alunos abrangendo a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Só na Oficina do Saber são 334 crianças atendidas - antes do prédio próprio atendiam só a 140 alunos.

A diretora destaca ainda a importância do programa no desempenho escolar das crianças, facilitando o aprendizado e o desenvolvimento intelectual. "É importante para as crianças porque, se não estivessem no programa, poderiam estar na rua, talvez até em situação de risco. A Oficina ajuda ainda no desenvolvimento pedagógico para aprender regras, a socialização, a trabalhar melhor as matérias escolares, como matemática, a leitura, a arte, e ainda a ter acesso a um instrumento musical", afirma Adriana.

A Prefeitura de Sorocaba também entregará em breve outras três unidades da Oficina do Saber, ao lado ou nas proximidades de escolas municipais. Na próxima quarta-feira, dia 23, será inaugurada a Oficina do Saber da EM "Luís de Almeida Marins", no Júlio de Mesquita Filho. No dia seguinte, será entregue a da EM "Hélio Rosa Baldy", do Jardim São Guilherme e, em data ainda a ser agenda, a da EM "Maria de Lourdes M. Martinez", no Jardim Santa Bárbara-Montreal.

Na Escola em Tempo Integral, o espaço de aprendizagem não se dá apenas na escola, de maneira formal, mas em todos os lugares que o bairro oferece. São atividades que seguem o conceito do programa Cidade Educadora. Hoje são 6 mil crianças atendidas pelas Oficina do Saber, distribuídas por 29 escolas municipais. De acordo com Vitor Lippi, a proposta é ampliar o projeto para atender a 10 mil alunos até o final deste ano.


Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar