Sábado, 30 de Maio de 2020

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< 202 famílias realizam o sonho da casa própria

Publicada em 19/05/2012 às 05:04
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Secretário Sílvio Torres veio a Araçoiaba, para entregar as chaves das casas da CDHU, junto com o prefeito Joäo Franklin (Foto: Divulgação/CDHU)
O Governo do Estado realizou o sonho da casa própria de 202 famílias com a entrega do Conjunto Habitacional Araçoiaba da Serra D, da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), realizada no sábado, dia 12. O  secretário de Estado da Habitação, Sílvio Torres, fez a entrega das chaves dos imóveis às famílias contempladas por meio de sorteio público, juntamente com o prefeito da cidade, João Franklin Pinto.

Das famílias beneficiadas com as novas moradias, 93% ganham até três salários mínimos e vão pagar apenas 15% dos rendimentos mensais para realizar o sonho da casa própria; o restante é subsidiado pelo Governo Estadual. "O Governo de São Paulo é o único do País que constrói moradias para famílias de baixa renda. Para aqueles que não têm acesso à linha de crédito imobiliário", comemorou o secretário Sílvio Torres, exemplificando que quem ganha um salário mínimo pagará apenas R$ 93,30 de prestação.

O  empreendimento foi viabilizado em uma parceria com o Município. A CDHU repassou os recursos e supervisionou todas as etapas dos trabalhos. A Prefeitura doou o terreno e administrou as obras. Selecionados por meio de sorteio público, os moradores participaram da edificação dos imóveis. Os contemplados terão prazo até 25 anos para quitar o financiamento habitacional.

A CDHU investiu R$ 10,2 milhões no empreendimento. As casas possuem dois dormitórios (previstos no projeto executivo para serem construídos até quatro), sala, cozinha e banheiro, distribuídos em 43,18 metros quadrados de área construída. Elas têm piso cerâmico em todos os cômodos, azulejos na cozinha e no banheiro, teto mais alto (2,60 metros) e laje, além de contar com sistema de aquecimento solar para a água do chuveiro, um diferencial que diminui em até 30% a conta da energia. Na área externa, há calçada de acesso em frente das moradias e muro divisório entre os lotes. As ruas estão pavimentadas e receberam tratamento paisagístico.

O secretário Sílvio Torres, ao finalizar seu discurso em Araçoiaba da Serra, recomendou aos novos mutuários que não vendam e nem aluguem os imóveis nos próximos 10 anos, porque não é permitido por lei. Também solicitou aos moradores que paguem em dia as prestações. E disse que quem deixar atrasar mais de três prestações corre o risco de perder a moradia, que será repassada ao suplente.

Com muita festa, Tietê inaugura Oratório no Lago da Serra

Não foge aos olhos de ninguém que a cada dia que passa o Lago da Serra, na cidade de Tietê, fica mais bonito. E, para completar toda beleza natural, será ali inaugurado neste sábado (19) o Oratório, construido numa das ilhas, interligado por pontes rústicas de madeira, que por definição do próprio prefeito José Carlos Melaré será para prestar uma homenagem ao Cristianismo que impera na absoluta maioria da população do Município. Para Zé Carlos, a idéia de se construir o Oratório, que terá em seu interior um grande painel com a imagem de Jesus Cristo, surgiu pelo fato de que o Lago da Serra já tem um complexo de atrativos que chama a atenção pelo lado turístico.

O Oratório terá também vários bancos rústicos de madeira e os religiosos poderão ali fazer suas orações tanto durante o dia, como também à noite, pois toda a área será iluminada. Neste sábado, os festejos do Lago começam às 9 horas, com Caminhada Vital. Das 9 às 11 horas, a Secretaria da Saúde da Prefeitura disponibilizará profissionais para aferição de pressão e teste de Glicemia e, das 11 às 13 horas, haverá aula de artesanato em tendas que serão instaladas no local, organizadas pelas secretarias da Cultura e Turismo.

A partir das 13 até às 16 horas, a Secretaria de Esportes e Lazer movimentará a gincana, com distribuição de algodão doce e pipoca, enquanto que a partir das 16 horas, a Secretaria de Cultura realizará apresentações dentro da Semana de Hip Hop. Das 19 às 20h30, será, entäo, cerimonial de revitalização do Lago e inauguração do Oratório, com a participação do Coral Jovem AD Belém. E, a partir das 20h30, show de encerramento. 

Votorantim apresenta hoje o `Violas, Causos e Crendices'

A Prefeitura de Votorantim, através da Secretaria de Cultura, em parceria com o Instituto Conta Brasil (instituto dos contadores de histórias do País), promove neste sábado, dia 19, mais uma edição do "Violas, Causos e Crendices". O encontro será realizado a partir das 20 horas no espaço Aquário Cultura, localizado na avenida Moacir Oséias Guitte, 41, ao lado da Praça de Eventos "Lecy de Campos".

Entre as participações confirmadas para o evento, estão a atriz e contadora de histórias Suzana Nascimento, de Juiz de Fora/Minas Gerais; a cantora Giovana Mascarenhas; o bacharel em Música Bruno Cavalcante, de Araçoiaba da Serra, e o contador de histórias, palhaço e jornalista Glauter Barros, de Angra dos Reis (Rio de Janeiro). O contador de história votorantinense Zé Bocca e o músico sorocabano Marcos Boi serão os mestres de cerimônia da noite.

O público que prestigiar o evento vai encontrar um ambiente propicio para escutar histórias, causos e modas e ser conduzido por uma viagem no mundo da literatura oral. A entrada é gratuita. 

7ª Tropeada da região começa por Itararé

Resgatar a história tropeira. Esse é o objetivo da tradicional Tropeada, quando cavaleiros e muladeiros refazem o trajeto percorrido pelos primeiros tropeiros que estiveram na região. A sétima edição começou ontem e vai até 27 de maio.

A saída aconteceu ontem pela manhä do município de Itararé, tendo como ponto de partida o Centro de Eventos, com cerca de 150 participantes. Serão dez dias de passeio, num total de 360 quilômetros, por campos e florestas, onde a saga tropeira fincou suas raízes. Em cada cidade, novos cavaleiros se juntam ao grupo, que ao chegar ao destino somam 300 participantes. A chegada é prevista para o dia 26, sábado que vem, em Sorocaba, no largo do Divino. No domingo (27), será realizado o encerramento da 45ª Semana do Tropeiro de Sorocaba, com mais de 4 mil participantes participando do desfile de cavaleiros que corta as ruas da cidade. 

Durante o percurso desta 7ª Tropeada, iniciada ontem, os tropeiros realizam paradas nos doze municípios que fazem parte do Caminho Paulista das Tropas, entre eles Itapeva, onde a recepção será já neste sábado (19), na Fazenda Ermelino Maschietto, com almoço, e o pouso no Rancho dos Cavaleiros e Muladeiros. Atrações culturais, como música e dança, que remetem à tradição tropeira, também serão apresentadas hoje, durante a estadia da tropa no município de Itapeva.

A Prefeitura de Itapeva, através das secretarias de Agricultura e Abastecimento e de Cultura e Turismo, é parceira do evento e recebe a tropa. "É muito importante mantermos a tradição da nossa região. O tropeirismo faz parte da história de Itapeva", resume o secretário municipal da Agricultura, Cassiano Tófolli de Oliveira. 
 
  
  
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar