Sábado, 6 de Junho de 2020

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Arcebispo recebe título de Doutor Honoris Causa no sábado

Publicada em 04/05/2012 às 00:54
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

DOM EDUARDO BENES DE SALES RODRIGUES, novo Doutor Honoris Causa pela Universidade de Sorocaba (Foto: Arquivo/DS)
O arcebispo metropolitano de Sorocaba, dom Eduardo Benes de Sales de Rodrigues, recebe amanhã o título de `Doutor Honoris Causa', a ele concedido pela Universidade de Sorocaba (Uniso), por sua decisiva contribuição para com o desenvolvimento da Educação e do próprio País. Dom Eduardo Benes, desde que chegou a Sorocaba no início de julho de 2005, na sucessão de dom José Lambert como segundo arcebispo metropolitano, é também o presidente da Fundação Dom Aguirre (FDA), mantenedora da Uniso e do Colégio Dom Aguirre. A cerimônia de outorga do título de Doutor Honoris Causa será realizada às 9h30, na Cidade Universitária (Rodovia Raposo Tavares, km 92,5).

A concessão do título ao Arcebispo foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Universitário (Consu) da Uniso. A resolução que dispõe sobre a homenagem destaca que ele será concedido "em reconhecimento ao seu incondicional apoio à causa e às decisões da Uniso, indispensável ao crescimento da Universidade com qualidade e autonomia, considerando que dom Eduardo desenvolve trabalho firme e criterioso à frente da Fundação Dom Aguirre".

Mestre em Teologia e ex-professor da Universidade Federal de Juiz de Fora, dom Eduardo Benes nasceu em Bias Fortes, Minas Gerais, a 25 de junho de 1941. Integrante do clero da Arquidiocese de Juiz de Fora (foi ordenado sacerdote a 13 de dezembro de 1964), em 1998 o Beato Papa João Paulo II o escolheu para o Episcopado, designando-o inicialmente bispo-auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre (RS). Tendo como lema episcopal "Manso e Humilde de Coração", foi sagrado bispo na Catedral de Santo Antônio, em Juiz de Fora, no dia 21 de junho daquele mesmo ano. Em 2001, João Paulo II o transferiu para a Diocese de Lorena, no Vale do Paraíba, como bispo titular, e em 2005 foi nomeado arcebispo de Sorocaba no dia 4 de maio, como primeira nomeação espiscopal realizada para o Brasil pelo recém-eleito papa Bento XVI.

Antes do arcebispo metropolitano dom Eduardo Benes, já foram homenageados pela Universidade de Sorocaba com o título de Doutor Honoris Causa, entre outros, o empresário Antônio Ermírio de Moraes, a educadora Anna Bernardes da Silveira Rocha e Aziz Ab'Saber, um dos geógrafos mais respeitados do País, falecido recentemente, que fez parte do corpo docente da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (Fafi), embrião maior da Uniso.

 

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar