Terça-Feira, 7 de Abril de 2020

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Boituva inicia a revitalização de praças

Publicada em 19/10/2011 às 20:17
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

O bairro Águia da Castelo também está recebendo uma nova praça, a Júlia R. Baladeli (Foto: AI/PMB)
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente iniciou este mês os trabalhos de revitalização das praças de Boituva. As primeiras a receberem as melhorias foram as praças Iva Confortini Toqueton e Francisco B. da Cruz, no bairro Águia da Castelo, próximas da UBS Vila Aparecida. No local, foram realizadas trocas e pinturas de bancos, plantio e recuperação de gramas, calçamento, canteiro de flores e plantio de novas árvores. Os trabalhos ainda estão em execução, com previsão para término em 15 dias, dependendo também das condições climáticas. Ainda no bairro Águia da Castelo, a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura está realizando a construção de uma nova praça, denominada Júlia R. Baladeli.

A próxima praça a ser revitalizada será a Ambrosina de C. Sartorelli, na Vila Aparecida, onde fica localizada a cancha de malha. Por outro lado, no Jardim    Novo Mundo a Secretaria de Meio Ambiente iniciou esta semana alguns trabalhos de manutenção nas ruas do bairro, como capinagem de matos e pintura de meio fio nas guias. A previsão para o término do serviço é de 15 dias.



Primeira-dama do Estado inaugura 
projetos sociais em Itapetininga

"Não apenas dar o peixe, mas também ensinar a pescar". Esse conhecido ditado popular resume o trabalho realizado pelo Fundo Social de Solidariedade do Município de Itapetininga em prol da população local menos favorecida. Inclusive, há sete anos sua equipe trabalha não apenas para realizar o serviço de promoçäo social entre a população itapetiningana, mas também para oferecer qualificação profissional para a geração de emprego e renda. "O trabalho realizado no Fundo Social de Solidariedade sempre foi muito importante no Município, seja através das campanhas ou mesmo na área assistencial, porém eu sentia que podíamos fazer algo mais pela nossa população. Ensinar, capacitar, ajudar a conseguir seu próprio dinheiro e a conquistar um novo espaço na sociedade. Então, começamos a trabalhar para oferecer novos cursos profissionalizantes. Quando assumi o Fundo Social, nós tinhamos sete capacitações, hoje disponibilizamos mais de 17 diferentes cursos, todos voltados à geração de emprego e à promoção de vidas, pois para cada um que passa por aqui é uma nova história que começa, é uma nova vida", comenta a primeira-dama  Ângela Ramalho, presidente do Fundo Social do Município.

Agora, através de uma bem-sucedida parceria com o Governo do Estado, por intermédio do Fundo Social de Solidariedade do Palácio dos Bandeirantes, o Fundo Social de Solidariedade do Município tem desenvolvido, em Itapetininga, importantes projetos sociais, voltados à qualificação profissional. Foi assim que na última quinta-feira (13), por exemplo, após a abertura do Jori (Jogos Regionais do Idoso) em Itapetininga, a primeira-dama do Estado, Lu Alckmin, presidente do Fundo Social de Solidariedade do Palácio dos Bandeirantes, esteve na "Estação Solidariedade", local que abriga o Fundo Social local, para a inauguração oficial do projeto "Alimentando Sonhos" e da Oficina de Costura, que visam ao desenvolvimento humano através de suas habilidades.

Acompanhada por sua equipe e também pelo secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude, José Benedito Pereira Fernandes, Lu Alckmin visitou as novas instalações do Fundo Social de Itapetininga, onde são ministrados cursos profissionalizantes e também pode ver como são desenvolvidos os dois programas no Município, inclusive visitando a sala de costura e a cozinha industrial, onde degustou produtos confeccionados pelas assistidas do "Alimentando Sonhos". "A parceria com os municípios é algo importantíssimo, pois é através dela que podemos viabilizar projetos de qualificação profissional, alcançando uma parcela maior da população. Aqui em Itapetininga, através da Ângela, estamos conseguindo desenvolver diversos programas, que promovem vidas e isso é muito importante para nós. Fiquei impressionada com o que vi aqui e também com as histórias que ouvi. Tudo isso é muito lindo", comentou a primeira-dama do Estado.

Após a visita, a presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado participou de um almoço na companhia da primeira-dama de Itapetininga, Ângela Ramalho, do prefeito Roberto Ramalho, do secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude, José Benedito Pereira Fernandes, de primeiras-damas de outras cidades da região e também das alunas dos dois projetos inaugurados.

'ALIMENTANDO SONHOS' E A OFICINA DE COSTURA - Com recursos no valor de 15 mil reais, repassados pelo Fundo Social de Solidariedade do Palácio dos Bandeirantes, o Fundo Social de Solidariedade de Itapetininga está realizando a capacitação e qualificação de 12 pessoas com idade acima de 16 anos, que estão desempregadas ou fora do mercado de trabalho já há algum tempo. Os atendidos pelo projeto, após participarem do curso que enfatiza os módulos de confeitaria, salgados, massas, congelados e panificação, têm seus produtos comercializados por uma espécie de conveniência montada pelo Fundo Social na área central do Município. Da arrecadação com a venda dos alimentos, 50% é destinada aos alunos e o restante investido na manutenção do projeto.

Já o curso de costura industrial básica possui, atualmente, três turmas, divididas nos períodos da manhã, tarde e noite, contando com 25 alunas em cada turma. É oferecida a capacitação profissional, visando à inserção ao mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, despertando o interesse para o empreendedorismo. No total, são 45 máquinas, das quais a maioria foi adquirida com recursos de convênio com o Fundo Social estadua. E, para os próximos meses, o FSS tem perspectiva de implantação e6m Itapetininga dos projetos "Costurando Futuros" e também "Polo Regional Escola de Moda".

Caravana da Acessibilidade, Inclusão
e Cidadania chega amanhä a Itapetininga

Tornar a escola um ambiente justo e solidário para as pessoas com deficiência é um dos objetivos da 2ª Caravana da Acessibilidade, Inclusão e Cidadania, que chega amanhä (21) a Itapetininga. O encontro acontecerá no Salão de Eventos do Hotel Karina, localizado à avenida José de Almeida Carvalho, 1.971.

O evento é coordenado pela Uvesp (União dos Vereadores do Estado de São Paulo), tem como público alvo prefeitos, vereadores, secretários municipais, profissionais da educação, assistência social, empregos e renda e é gratuito, com certificado de participação. O prefeito Roberto Ramalho determinou aos órgãos da Prefeitura apoio total à Caravana. Igualmente, o presidente da Câmara Municipal, Fuad Abraão Isaac, pretende levar o máximo possível de vereadores ao evento.  

A programação começa às 13 horas, com as inscrições e, às 14, será a abertura institucional, com a presença do secretário de Estado adjunto dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Marco Pellegrini. Ás 14h30, acontece a primeira palestra "Mercado de trabalho", ministrada por Marinalva Cruz, da Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho. Na sequência, viräo as abordagens sobre a Lei de Cotas, a cargo do dr. Álvaro Alves Noga, desembargador do Tribunal Regional do Trabalho, e da dra. Maria Eulália Souza Pires, juíza federal do Trabalho; "Educação Inclusiva", pelo promotor público da Justiça Estadual dr. José Roberto de Paula Barreira e pela coordenadora da Oficina Pedagógica de Educação Especial, professora Gizely Therezinha Ramos Pinto; Projetos Municipais de Sucesso e, finalizando, "Direitos e Cidadania", com Carlos Cruz, também da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

A sessão solene de encerramento, com a presença de autoridades convidadas e sorteios, está prevista para as 17 horas.

Votorantim lança projeto para 
cadastrar Vanguardeiros

Dando continuidade ao resgate da memória da cidade, a Prefeitura de Votorantim promoverá uma justa homenagem a todas as pessoas que fizeram parte do movimento que originou o desmembramento do então distrito de Votorantim da cidade de Sorocaba, oficializado a 8 de dezembro de 1963. Para isso, está sendo lançado no Município o Projeto Vanguardeiros.

Um dos objetivos do projeto é cadastrar os Vanguardeiros, bem como o cadastro em memória, que poderá ser realizado por cônjuges e filhos de ex-vanguardeiros. Para tanto, a Prefeitura disponibiliza o seu site oficial (www.votorantim.sp.gov.br), onde na página principal há um banner com acesso a ficha de cadastro, além do Serviço Integrado de Informação ao Cidadão (Siic), que também está à disposição para receber as informações.

O movimento histórico mobilizou muitas pessoas no seu lançamento, lideranças dos mais variados setores que acreditavam que Votorantim poderia alavancar consideravelmente o seu desenvolvimento, pois os impostos gerados no entäo distrito seriam, de fato, revertidos diretamente em benfeitorias, já que era grande o descontentamento com a administração sorocabana. Os vanguardeiros representam, aliás, um numeroso grupo de pessoas que encamparam esse propósito, organizando-se em incontáveis reuniões e se articulando, visando garantir a emancipação. Foram realizados comícios e passeatas, entre outras mobilizações populares. O apoio das fábricas da S/A Votorantim também foi decisivo para garantir o sucesso dessa ação de grande relevância popular.

A homenagem agora, por parte da Prefeitura local, tem o propósito de valorizar o votorantinense que deu sua contribuição, por isso a necessidade de se promover uma programação variada, atraindo os vanguardeiros. Durante o lançamento do projeto, estiveram presentes importantes personalidades e vanguardeiros da época. O encontro contou ainda com a presença do vice-prefeito Marcos Mâncio e do coordenador do projeto, César Silva. 

Missa da Saúde em Porangaba será 
mostrada pela TV Século 21

A mais recente Missa da Saúde realizada na igreja matriz de Santo Antônio, em Porangaba, celebrada sob a presidência do frei Rinaldo Stecanela e acompanhada por centenas de fiéis, será mostrada para todo o Brasil pela TV Século 21. A missa foi uma celebração em favor da vida e da saúde, com o objetivo de oferecer a todas as pessoas, especialmente aos enfermos, um momento eucarístico especial, para a formação de uma grande corrente de oração e solidariedade. Os participantes aproveitam a oportunidade para pedir em favor de parentes e amigos que enfrentam problemas de saúde. A Prefeitura local inclusive montou um posto de atendimento especial na praça Joaquim da Costa Machado, onde profissionais da equipe de saúde do Município ofereceram aos participantes da missa serviços, como teste de glicemia e aferição de pressão arterial.

A missa celebrada em Porangaba será transmitida pela TV Século 21 no dia 30 deste mês, às 18 horas, com reprises nos dias 2 e 4 de novembro, respectivamente às 6h30 e 21 horas, caso não haja alteração na grade de programação da emissora.

ECO PONTO DIGITAL
Piedade inicia programa de
coleta de resíduos eletrônicos

Em cumprimento à lei municipal 4.051/2009, que prevê a coleta de resíduos eletrônicos em Piedade, a Prefeitura local está lançando o Programa Eco Ponto Digital, por meio da Coordenadoria de Meio Ambiente. O objetivo é informar a população sobre a importância da destinação correta dos resíduos eletrônicos, uma vez que o descarte inconsciente destes materiais pode causar sérios riscos à saúde e ao meio ambiente. Pilhas, baterias, lâmpadas e computadores, entre outros aparelhos eletrônicos, carregam os chamados `metais pesados', que possuem grande potencial poluidor do solo, da água e da vegetação. 

Atualmente, Piedade já conta com seis pontos de coleta. São eles: Parque Ecológico, Terminal Rodoviário, Mercado Municipal, Biblioteca, Escola Técnica Estadual (Etec) e Cooperativa dos Trabalhadores do Meio Ambiente (Cotmap). Por meio de parceria com a ONG SOS Itupararanga, a Coordenadoria de Meio Ambiente promoveu, inclusive, uma capacitação para os educadores do Município. A idéia, segundo o responsável pelo Programa, é que tais conhecimentos sejam repassados na escola, para que as crianças se tornem disseminadoras de informação. Para o responsável pelo Programa, quando os resíduos são destinados de maneira correta evita-se a contaminação futura do meio ambiente, além de gerar um importante acréscimo na renda dos catadores da Cotmap.

1ª AUDIÊNCIA PÚBLICA DE HABITAÇÃO - Informar os procedimentos para a elaboração do Plano de Habitação de Interesse Social (PLHIS) foi o objetivo da 1ª Audiência Pública de Habitação de Piedade, realizada pela Prefeitura, por meio da Diretoria de Ação Social, Cidadania e Habitação. A reunião, que contou com a presença do prefeito Jeremias Ribeiro, diretores municipais de diversas áreas e representantes da sociedade civil, ocorreu no Anfiteatro Municipal "Orestes Romano".

O Plano será elaborado em três fases. Nesta primeira etapa, a professora, arquiteta e urbanista da empresa de Consultoria G&A (Assessoria, Consultoria e Projetos Ltda.) explicou os mecanismos de efetivação da participação da sociedade no processo de construção do PLHIS e abordou os benefícios que o projeto pode trazer à população. Entre outros temas, falou das atribuições da Prefeitura no desenvolvimento do Plano e destacou a importância da Administração Municipal estar empenhada em realizar o planejamento sustentável neste setor. 

O PLHIS trata-se de um conjunto de objetivos e metas, diretrizes e instrumentos de ação e intervenção para o setor habitacional. Expressa o atendimento dos governos locais e dos agentes sociais sobre a habitação de interesse social, atende determinação da lei federal 11.124/2005, que instituiu o Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social (SNHIS).

A Prefeitura convida população para as próximas reuniões. Em continuidade à elaboração da PLHIS, serão realizadas outras duas Audiências Públicas de Habitação, ambas às 18h30, no mesmo local. A próxima reunião ocorrerá dia 22 de novembro. Nesta etapa, deverá ser apresentado o diagnóstico do setor habitacional do Município. Serão abordadas as necessidades habitacionais e identificação dos limites e potencialidades dos quadros político-institucional e financeiro do governo local. Na terceira e última etapa, a audiência ocorrerá dia 21 de dezembro e será desenvolvida a estratégia de ação que norteará a tomada de decisão governamental e orientará o desenvolvimento de projetos habitacionais e a alocação de recursos, assim como a aplicação, definição e revisão dos marcos regulatórios e legais. 

ETEC ABRE CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSORES - Até amanhä (21), a Escola Técnica Estadual (Etec), de Piedade, recebe inscrição para concurso público de professores para contratação por tempo indeterminado. As inscrições estão abertas para os seguintes componentes curriculares: Técnicas de Agências de Turismo Receptivo; Linguagem, Trabalho e Tecnologia. O salário é de R$ 12,43 por hora-aula. No ato da inscrição, é necessário a apresentação do R.G. e cópia do diploma ou certificado (frente e verso). A inscrição custa R$ 20,00 e deve ser feita na própria Etec. O horário de atendimento é das 8h30 às 12 e das 13h30 às 16h30.

O edital do Concurso Público está publicado na íntegra no Diário Oficial do Estado, ediçäo de 5 de outubro, seção I, páginas 187 e 188 (disponível na Etec ou que pode ser acessado pelo site www.imprensaoficial.com.br . Para mais informações, ligue (15)3244-1367 ou 3244-4570.

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar