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<< Futuros funcionários do Poupatempo já passam por treinamento O governador Geraldo Alckmin (PSDB) deve estar presente na inauguração, prevista para a segunda quinzena de novembro

Publicada em 17/10/2011 às 23:21
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A obra, localizada ao lado do Terminal São Paulo, está recebendo os últimos detalhes de acabamento (Foto: Fernando Rezende)
Construído em uma área de 2.440 mil metros quadrados, o Poupatempo fixo de Sorocaba deverá atender em média a cinco mil pessoas por dia. A previsão é de que o serviço público passe a funcionar, finalmente, a partir da segunda quinzena de novembro. Depois de diversos adiamentos para a conclusão da obra, agora, a data da inauguração depende apenas da agenda do governador Geraldo Alckmin (PSDB). Enquanto isso, os futuros funcionários do posto já estão em treinamento para atender à população.

O Programa de Formação e Capacitação é destinado aos 161 funcionários que irão atuar na unidade assim que inaugurada. Serão 98 contratados por empresa terceirizada e outros 63 servidores públicos da Prefeitura, do Banco do Brasil, dos Correios, da Secretaria da Fazenda e de órgãos ligados à Secretaria de Segurança Pública e da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp).

O diretor da área de Serviços ao Cidadão da Prodesp, Gilmar da Silva Gimenes, informou que para a equipe de chefia, composta por seis coordenadores e assistentes, o treinamento será de 45 dias, e para os demais atendentes, de dez dias. A capacitação para todos esses funcionários é composta por etapas e a primeira é a Conceitual, que apresenta os órgãos e serviços que estarão disponíveis no Poupatempo, bem como os instrumentos de gestão do atendimento e da informação, recursos de teleinformática, gestão de contingências e atendimento a pessoas com deficiência. 

Em seguida a etapa Serviços, que consiste em um treinamento específico para os atendimentos dos respectivos órgãos onde os profissionais ficarão alocados. Muitos deles serão treinados em mais de um serviço, são os chamados multitarefa. Já a etapa Comportamental aborda a “Excelência no Atendimento ao Cidadão”. E, por último, a Visita Monitorada, que torna possível aos funcionários conhecer em detalhe todo o funcionamento de um posto Poupatempo, os procedimentos, a administração de contingências e os relacionamentos com os órgãos. 

As empresas Projecto-Gestão, Assessoria e Serviços Ltda. e Mazzini Administração e Empreitas Ltda. foram as que formaram o Consórcio Poupatempo, após vencer licitação de R$ 32,5 milhões que serão pagos num prazo de 60 meses. O Consórcio responsável pela contratação dos atendentes também responde pela administração do novo posto.

De acordo com o diretor, o atendimento no posto vai beneficiar em torno de 1,2 milhão de munícipes da cidade e da região. Os serviços disponíveis atenderão também a população das cidades de Alumínio, Itu, Piedade, Salto, Araçoiaba da Serra, Capela do Alto, Salto de Pirapora e Sarapuí. 

Entretanto, a preocupação de Gimenes é quanto ao estacionamento, que a unidade não terá em grande espaço, mas ele ressalta que o mesmo problema ocorre em outros postos do Estado. “A preocupação é o grande volume de pessoas que devem ser atendidas. Para a cidade (Sorocaba) atenderá às necessidades”, aponta.

SERVIÇOS DISPONÍVEIS – Solicitar o Seguro-Desemprego, retirar a via do RG e Carteira de Trabalho, além das emissões de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do Atestado de Antecedentes Criminais são alguns dos serviços presenciais e eletrônicos que serão oferecidos na unidade fixa do Poupatempo em Sorocaba. O atendimento se dá mediante entrega da senha eletrônica emitida por ordem de chegada após a verificação dos documentos na triagem.

A população poderá ainda usufruir de internet gratuita, através do Acessa São Paulo; e, por meio do e-poupatempo, fazer cadastro para vagas do Emprega SP, inscrição para concursos públicos, emissão de 2ª via de contas de água e luz e consulta a multas de trânsito e a créditos da Nota Fiscal Paulista. As taxas oficiais geradas pelos serviços poderão ser pagas na própria unidade, em dinheiro ou pelo cartão de débito do Banco do Brasil.

O diretor do Prodesp esclarece que o posto poderá contar ainda com serviços da Prefeitura Municipal. O horário de atendimento do posto fixo, localizado na rua Leopoldo Machado, ao lado do Terminal São Paulo, vai de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, e aos sábados, das 9 às 13 horas. 

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