Terça-Feira, 19 de Novembro de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Itapetininga quer Júlio Prestes na galeria de ex-presidentes

Publicada em 21/09/2011 às 20:24
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

O itapetiningano Júlio Prestes foi eleito presidente da República, mas a Revoluçäo de 1930, perpetrada por Getúlio, o impediu de assumir (Foto: Arquivo/DS)
Câmara de Itapetininga pede a inclusão de
Júlio Prestes na galeria de ex-presidentes

Em requerimento endereçado à presidenta Dilma Roussef e Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, a Câmara Municipal de Itapetininga está pedindo a inclusão da biografia e da foto de Júlio Prestes na galeria e no site onde constam os ex-presidentes da República do Brasil. O requerimento, de autoria dos vereadores Dudu Franco e Helena de Souza, lembram que "o itapetiningano Júlio Prestes de Albuquerque, eleito democraticamente, só não foi empossado em razão do golpe de 1930, que depôs o presidente Washington Luiz e colocou no poder o candidato derrotado Getúlio Dornelles Vargas" e que "logo após sua eleição, Júlio Prestes visitou a América do Norte e a Europa, na busca de investimentos e do estreitamento de relaçöes diplomáticas com o Brasil, sendo entusiasticamente recebido".

Em outro trecho, os vereadores destacam que a omissão do nome de Júlio Prestes, "além de representar grave injustiça com o município de Itapetininga e o Estado de São Paulo, pode representar um desserviço ao processo de integração nacional, fazendo ressurgir ressentimentos históricos que devem ser esquecidos". Ainda em seu considerandos, o requerimento da Edilidade ressalta que "a família itapetiningana tem levantado a sua voz contra essa injustiça através de entidades como a Associação dos Jornalistas e Radialistas da Região de Itapetininga (Ajori), o Museu da Imagem e do Som (MIS), a Academia Itapetiningana de Letras e o Instituto Júlio Prestes"

O  requerimento, enviado à presidenta Dilma Roussef e à Secom, foi também endereçado à imprensa regional e nacional, às lideranças partidárias da Câmara Federal e do Senado, ao governador do Estado e ao presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo, "solicitando sua intercessão pela medida" .

GESTÃO EM FINANÇAS É TEMA DO CIRCUITO SEBRAE - Nesta quinta-feira (22), donos de micro e pequenas empresas de Itapetininga terão a oportunidade de adquirir novos conhecimentos sobre como planejar a vida financeira do negócio para saldar os compromissos e, ao mesmo tempo, garantir recursos de investimento. Esta é a proposta de mais um encontro do Circuito Sebrae na Região de Sorocaba, que terá como tema "Resultados Financeiros: Decisão e Controle". 

O Circuito Sebrae realiza palestras gratuitas com debates e depoimentos sobre experiências em gestão de empresas. Os eventos são temáticos, com temas que abordam os principais aspectos que envolvem a gestão empresarial. No total, são 14 temas que envolvem desde o atendimento ao cliente até gestão estratégica e de processos, passando ainda pela liderança e comunicação interna da empresa. A palestra sobre resultados financeiros será apresentada por um consultor do Sebrae-SP e visa orientar os empresários sobre a importância de estabelecer indicadores de resultados para a implementação de melhorias na gestão. Com a participação de um mediador, os empresários também poderão relatar suas experiências e levar para casa um resumo dos assuntos abordados. No encerramento da atividade, acontece ainda um café de negócios para troca de informações e contatos entre os participantes. 

Será às 19 horas, no Salão de Eventos do Hotel Karina (rua Rafael Tobias de Aguiar, 10, Jardim Marabá). Inscrições e mais informações pelos telefones (15)3272-9210 e 0800.570-0800.

Fatec de Itapetininga inscreve para 
Vestibular'2012 a partir de 3 de outubro

A Faculdade de Tecnologia de Itapetininga está iniciandoo processo de inscrições para o vestibular referente ao primeiro semestre de 2012. A Fatec de Itapetininga oferece três cursos superiores: * Agronegócio (com 40 vagas no período matutino e 40 vagas no período noturno); * Análise e Desenvolvimento de Sistemas (com 40 vagas no período matutino e 40 vagas no período noturno); e * Comércio Exterior (com 40 vagas no período vespertino e 40 vagas no período noturno).

O valor da taxa de inscrição para o vestibular será de R$ 70,00. As inscrições para o Processo Seletivo ocorrerão no período de 3 de outubro até às 15 horas do dia 8 de novembro. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (15)3272-7916 ou 3272-1165.

INSCRIÇÕES PARA CRIANÇAS FORA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO - Por outro lado, também em Itapetininga estão abertas as inscrições para crianças com 7 anos completos, que não freqüentam a Rede Pública de Ensino. Também poderão fazer a sua inscrição candidatos à matrícula para qualquer ano do Ensino Fundamental, inclusive para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). As matrículas são destinadas ao ano letivo de 2012.

Os interessados devem procurar a Unidade Escolar de Ensino Fundamental mais próxima de sua residência para o preenchimento do cadastro de inscrição. Porém, o cadastro não garante vaga na Unidade Escolar onde foi efetuado. Todas as inscrições serão encaminhadas ao Departamento Municipal de Educação, que encaminhará o aluno para a unidade escolar municipal ou estadual mais próxima de sua residência.

Para o cadastramento, é necessário levar cópia da certidão de nascimento ou RG e de comprovante de residência em nome do pai ou responsável. A divulgação do resultado da inscrição dos alunos será a partir do dia 28 de novembro, em listas afixadas nas Unidades Escolares. Os alunos que tiveram seu nome divulgado deverão efetuar a matrícula em seguida. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3273-2026.
 

Postos de combustíveis de Votorantim 
terão área sinalizada para pedestres

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Segurança Comunitária Trânsito e Transporte (Sesec), já promoveu um primeiro encontro com proprietários dos postos de combustíveis da cidade, para discutir aspectos relacionados à nova lei municipal 2.226, que obriga esses estabelecimentos a disponibilizarem uma área sinalizada com pinturas de solo do tipo faixa de pedestre, reservada ao passeio público.

O encontro coordenado pelo secretário de Segurança Comunitária, Trânsito e Transporte, Claudinei Fernando de Paula Ribeiro, teve ainda a presença da vereadora Solange de Oliveira Pedroso, autora do projeto de lei que foi sancionado pelo prefeito Carlos Augusto Pivetta, além do representante do Sindicato dos Postos, o advogado João José de Moraes, e de representantes dos estabelecimentos. O prefeito Carlos Augusto Pivetta destaca, aliás, a importância da lei por ele sancionada, tendo em vista a segurança e integridade dos pedestres que circulam por esses locais. 

A reunião teve como meta a apresentação da lei, que tem como objetivo principal garantir maior acessibilidade, mobilidade, segurança e o bem-estar dos cidadãos, em especial dos portadores de necessidades especiais que transitam por rampas de acesso dos estabelecimentos de revenda de combustíveis. Todos foram unânimes em destacar a importância deste dispositivo e garantiram que, em breve, devem providenciar a melhoria. Ficou definido ainda que em cada posto seräo delineadas duas faixas contínuas na cor padrão amarelo viário no passeio público (zona de segurança para o pedestre), contendo a legenda `pedestres' a cada cinco metros em toda a extensão do posto. 

O secretário destacou que a participação da Prefeitura neste projeto é justamente focar a segurança do munícipe e, para isso, um técnico de trânsito estará visitando os estabelecimentos e, a partir de então, estes terão prazo de até 60 dias para providenciar o cumprimento da lei. 



Araçariguama realiza
rodeio de hoje a domingo

Com a realização da Liga Desportiva e o apoio da Prefeitura local, Câmara de Vereadores e Clube U.S.E.R.A., o município de Araçariguama, vizinho a Säo Roque e Mairinque e com acesso pela Rodovia Castello Branco, realiza de hoje (22) a domingo (25) seu Rodeio'2011, considerado uma das melhores festas da Região Oeste Paulista.

O evento será realizado pelo segundo ano consecutivo no Clube U.S.E.R.A., no Km 1 da Estrada Araçariguama-Pirapora do Bom Jesus, local que abriga com comodidade e sofisticação 100 mil pessoas em quatro dias de festa. E traz nesta edição 2011 grandes shows também, como Milionário & José Rico (hoje, 22), Zé Henrique & Gabriel (amanhä, 23), Sérgio & Sandro e o grupo Seu Maxixe (sábado, 24) e João Neto & Frederico, no encerramento, no domingo (25). Fazendo parte também da programação bandas e duplas regionais irão se apresentar no Palco II e, em uma área ampla e decorada com espetáculos de luz, os DJ's comandarão as pick-up de sucessos na Tenda TNT Mega Vibe. 

A Praça de alimentação do Rodeio de Araçariguama, por outro lado, sempre chamou atenção do público pela sua estrutura, espaço e, além das diversificadas opções gastronômicas, acoplada a ela estäo stands e parque de diversão. É, porém, no coração do recinto que a emoção aumenta. Com locução de Leandro Augusto, atletas disputarão o título de campeão do Rodeio de Araçariguama'2011 nas montarias em touros e cavalos e prova cronometrada de três tambores. 



Tatuí prepara sua 3ª
Semana do Turismo 

A Prefeitura de Tatuí, através da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte, Lazer e Juventude, irá realizar, no período de 27 a 30 de setembro, sua 3ª Semana Municipal do Turismo. Com palestras ministradas todos os dias a partir das 19h30, no Centro Cultural, quem participar do evento receberá certificado. O objetivo da Semana é incentivar o turismo local nas diversas áreas em que pode ser desenvolvido, como o turismo rural e ecoturismo. No primeiro dia da Semana, dia 27, terça-feira, um coquetel de abertura antecipará a premiação do Concurso Fotográfico "Turismo em Tatuí". Na quarta-feira, dia 28, haverá um bate papo sobre a "Importância da Copa de 2014 para o Turismo", com a diretora de Desenvolvimento do Turismo da Tur-SP (Empresa Paulista de Turismo e Eventos), Mariana Morato. 

Na quinta-feira, dia 29, o tema do bate-papo será a "Implantação de Ecoturismo e Turismo de Aventura em Sítios e Parques", que será trabalhado pelo coordenador comercial da Abeta (Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura no Estado São Paulo), Manoel Pereira. O evento termina na sexta-feira, dia 30, com o técnico da Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), órgão da Secretaria de Estado da Agricultura, Alexandre Mendes, que comandará o bate-papo o tema "Linhas de Crédito para o Turismo Rural". 

O Centro Cultural de Tatuí fica na praça Martinho Guedes, 12, no Centro. 



PIEDADE
Prefeito consegue liberação de recursos para
retomada da pavimentação do bairro Butuca

O prefeito Geremais Ribeiro Pinto (PT) recebeu a confirmação de que foi liberado recursos do governo federal para a conclusão das obras de pavimentação das ruas do bairro Butuca, em Piedade. Geremias reivindicou a melhoria por meio de documento apresentado em Brasília, no mês passado. Na ocasião, o prefeito estava acompanhado pelo deputado federal Paulo Teixeira, líder da bancada do PT na Câmara Federal, e esteve com o representante da Casa Civil da Presidência da República. 

A Caixa Econômica Federal confirmou o depósito dos recursos e o prefeito já cobrou da empresa a retomada imediata das obras, que devem ser iniciadas nas próximas semanas. "Nosso Governo tem o compromisso de entregar está obra para os moradores do Butuca", afirma Geremias. 



Avança construção de agência 
do INSS em Porto Feliz 

Prosseguem as obras da construção da agência do INSS em Porto Feliz. A Tegen Engenharia, Comércio e Construções, empresa contratada para o serviço pelo governo federal, continua na área de 1.236 metros quadrados, localizada entre a Companhia da Polícia Militar e Centro de Especialidades II "Simone Habice Prado Mattar". De acordo com o setor técnico e logístico do INSS/Regional de Sorocaba, em Porto Feliz as obras seguem o cronograma inicial e já entraram na quarta fase, de um total de oito. A fase atual inclui a colocação da rede de esgoto, reboco e revestimentos. Já a próxima fase será a aquisição dos mobiliários e equipamentos para o atendimento após a inauguração.

A unidade oferecerá serviços como perícia médica, concessão de benefício, acerto cadastral, aposentadoria por idade e tempo de contribuição, requerimento auxílio doença e concessão do salário maternidade, entre outros. Com isso, os beneficiários portofelicenses do INSS não precisarão mais se deslocar até Itu ou Boituva para receber atendimentos, tirar dúvidas e se aposentar. A projeção é de que os serviços beneficiem cerca de 7 mil portofelicenses.

A agência é resultado de parceria entre os governos Municipal e Federal. O Município entrou com a doação do terreno com valor estipulado em R$ 350 mil; já a União fará investimento de aproximadamente R$ 784 mil. Atualmente, Porto Feliz conta com um posto do PrevCidade. A unidade também é uma conquista da Prefeitura, já que o Município havia perdido o posto do PrevCidade em 2002. Quando assumiu em 2005, o prefeito Maffei firmou convênio para reinstalação do PrevCidade, inaugurado em 2006. O atendimento é realizado em repartição instalada no Paço Municipal.

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar