Terça-Feira, 20 de Agosto de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Iperó inaugura primeira etapa do Complexo Esportivo da Escola Elisa

Publicada em 29/08/2011 às 18:51
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Primeira etapa do complexo esportivo da Escola Elisa está pronta para os Jogos Escolares (Foto: Luís Moraga/AI-PMI)
Será inaugurada nesta quarta-feira (31), às 8 horas, a primeira etapa do Complexo Esportivo da Escola Elisa, no município de Iperó. Já estão prontos para utilizaçäo a pista de atletismo, ciclovia, área técnica e arquibancada vegetal (os assentos são feitos na grama). O Complexo contará também com uma academia ao ar livre, com quatro equipamentos, sendo eles Leg Press duplo, peitoral duplo, simulador de caminhada e puxador duplo. A segunda etapa consiste na construção do Ginásio Poliesportivo e na finalização dos vestiários.

Com essa nova obra, a população de Iperó ganha mais um incentivo ao esporte, já que o local poderá ser utilizado por toda a população, em horários alternados aos da Escola Municipal "Dona Elisa Moreira de Santos". A inauguração do Complexo acontecerá simultaneamente com a abertura dos Jogos Escolares'2011 (box).
 
 
 
Jogos Escolares de
Iperó começam amanhä

Amanhä (31), será dada a largada para mais uma edição dosJogos Escolares de Iperó, competição organizada pelo Departamento de Esportes da Prefeitura local, voltada às instituições municipais de ensino. Nesta primeira fase, as disputas envolverão alunos nascidos entre os anos 2001 e 2002, dentro do que se chama de categoria `A'.

O cerimonial de abertura está marcado para as 8 horas, na Pista de
Atletismo da Escola Elisa, que na oportunidade será inaugurada. Também ocorrem nesta quarta-feira as provas de atletismo e damas. No dia 1º de setembro, quinta-feira, será a vez do futsal, cabo de guerra e queimada, enquanto que no dia 2 estão agendadas as disputas de dança.

Seguindo com o calendário determinado pelo DME, as competições na categoria B (nascidos em 1999 e 2000) estão marcadas para os dias 5, 6 e 7 de outubro, enquanto a `C' (1997/1998) serão realizadas entre 9 e 11 de novembro, sempre no período da manhã. 
 
 
 
Votorantim define programação do 
desfile cívico de 7 de Setembro

Uma reunião no gabinete da Prefeitura de Votorantim definiu a programação do desfile cívico de 7 de Setembro, em comemoraçäo ao 189º aniversário da Independência do Brasil. Além da comissão organizadora, estiveram presentes representantes do 40º Batalhão da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária, Polícia Ambiental, Polícia Civil, Rede Municipal e Estadual de Ensino, Grupos de Escoteiros, 14ª Circunscrição do Serviço Militar e da Banda Marcial de Votorantim. Participaram também do encontro secretários municipais.

A novidade para este ano será a mudança do trecho do percurso em função das obras de reforma da Praça de Eventos "Lecy de Campos". Com isso, o desfile voltará para a avenida 31 de Março, no trecho entre a rua Monte Alegre e a avenida Vereador Newton Vieira Soares, na pista em sentido a Sorocaba. A concentração dos participantes será no Estádio Municipal e a de veículos na rua Paula Ney. Já a dispersão ocorre no Complexo Urbanístico "José de Oliveira Souza" (praça Zeca Padeiro). A área será interditada durante o desfile pela Secretaria Municipal de Segurança Comunitária, Trânsito e Transporte (Sesec), que vai disponibilizar as devidas sinalizações, bem como rotas alternativas. 

A programação terá início às 8h30, com o hasteamento das Bandeiras e execuçäo dos hinos Nacional, da Independência e de Votorantim, que ocorre nas dependências da praça da Emancipação, defronte ao Paço Municipal. O início do desfile está marcado para as 9 horas. 

NÚCLEO DE AUDIOVISUAL REUNIRÁ VÍDEOS PARA COMPOR UM FILME SOBRE O AMOR - O Núcleo de Audiovisual da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Votorantim irá produzir um filme com o tema "Amor em Foco". Para tanto, pessoas interessadas devem enviar um vídeo de 2 minutos que represente um momento de amor, que poderá fazer parte do trabalho. Na confecção do material, poderá ser utilizado qualquer tipo de equipamento, como filmadora, celular ou máquina fotográfica entre outros. As imagens podem ser do próprio inscrito, amigos, trabalho, do que mais gosta de fazer ou até mesmo do que acha que representa o amor.

O vídeo deverá ser entregue no Espaço Aquário Cultura, que fica na avenida Moacir Oséias Guitte, 41 (ao lado da Praça de Eventos "Lecy de Campos"), entre os dias 14 e 16 de setembro, das 9 às 20 horas, em fita, DVD, cartão de memória ou em qualquer outro formato, desde que não ultrapasse os 2 minutos. Mais informações podem ser obtidas na própria Secretaria de Cultura, pelo telefone (15)3243-1191 ou pelos sites www.secvotorantim.blogspot.com e www.navvot.blogspot.com .



Porangaba teme acidentes e pede recape da
estrada que a interliga a Castello Branco

Preocupado com a segurança dos motoristas e pedestres que trafegam pela SP-162, que interliga Porangaba à Rodovia Castelo Branco, o prefeito Luiz do Deraldo está solicitando ao Governo do Estado a execução de obras de recapeamento e outras melhorias na estrada. A solicitação foi entregue no Palácio dos Bandeirantes, na Capital, durante reunião do prefeito Luiz do Deraldo e do presidente da Câmara de Vereadores, Jardelino Queiroz, com o subsecretário de Relacionamentos com os Municípios, Rubens Cury.

O recapeamento da estrada é uma antiga solicitação do prefeito Luiz do Deraldo e já tem, inclusive, a anuência da deputada estadual Maria Lucia Amary e do deputado federal licenciado e secretário estadual de Desenvolvimento Social, Rodrigo Garcia. Para Luiz do Deraldo, a reunião foi positiva e, muito provavelmente, o Município será contemplado com a realização da obra. "Os serviços de tapa-buracos e limpeza do acostamento não são suficientes para garantir a segurança de pedestres e motoristas que circulam pela estrada, que está sob a responsabilidade do DER e, consequentemente, do Governo Estadual. Por isso, fizemos a solicitação das melhorias, que irão dar mais segurança no dia-a-dia para aqueles que se utilizam esta via", acrescentou.  

BARRACÃO PARA O PROJETO `RECICLE E VIVA' - A Prefeitura de Porangaba está construindo um barracão que servirá como local para as atividades do "Recicle e Viva", projeto que já beneficia quatro famílias porangabenses, através da geração de renda por meio do trabalho de captação, separação e a compactação dos materiais recicláveis coletados pelo serviço de lixo do Município. O barracão está localizado junto à Garagem Municipal e terá uma área total de 120 metros quadrados; está sendo construindo em parceria com a porangabense Maria José de Campos, que está doando grande parte do material da construção. Além do galpão para realizar os trabalhos de separação e prensagem dos materiais, as novas instalações contam também com cozinha, banheiro e vestiário.  

Em visita à obra, o prefeito Luiz do Deraldo falou sobre a importância da construção do barracão para os trabalhadores e para o Meio Ambiente. O prefeito agradeceu também a generosidade da porangabense Maria José que, entendendo a importância do projeto, decidiu colaborar com a construção do barracão. "Em nome dos porangabenses e das famílias do Projeto `Recicle e Viva', quero agradecer a Maria José, pelo ato nobre que proporcionará inúmeros benefícios às famílias que desenvolvem a difícil tarefa do trabalho de reciclagem. É de pessoas assim, que queiram ajudar Porangaba, que nossa cidade precisa", asseverou Deraldo, na avaliação de quem o barracão proporcionará mais segurança e mais conforto para que os trabalhadores possam desenvolver suas atividades: "Com a construção do barracão, esperamos que, com um local de depósito e separação mais adequado, a reciclagem em Porangaba ganhe um novo fôlego e possa ser ampliada, o que é um grande ganho para o Meio Ambiente e para todos os porangabenses". 
 
 
 
Ceunsp promove em Itu 1º 
Simpósio de Nutrição

O Centro Universitário "Nossa Senhora do Patrocínio" (Ceunsp) promove, hoje (30) e amanhä (31), seu 1º Simpósio de Nutrição, para discutir com importantes profissionais da área questões como alimentos funcionais, diabetes e alimentação como complemento ao tratamento médico, entre outros assuntos. As palestras serão ministradas no Auditório Imaculada Conceição, no Câmpus II, em Itu.

Voltado a alunos, ex-alunos e profissionais de Nutrição e Medicina, o Simpósio é organizado pelo curso de Nutrição do Ceunsp e tem o apoio do Hospital São Camilo, de Itu, e da Support Advanced Medical Nutrition, divisão de nutrição médica da Danone. O Simpósio é ainda uma homenagem pelo Dia do Nutricionista, comemorado a 31 de agosto, em virtude da criação da Associação Brasileira de Nutricionistas. A palestra de abertura, nesta manhä, é com Ana Paula Alves Pereira Rodrigues, mestre em Nutrição pela Unesp, que abordará o tema "Terapia Nutricional no Diabetes e em Situações de Hiperglicemia". Em seguida, a também mestre em Nutrição e doutoranda em Fisiopatologia em Clínica Médica, Milene Perón Rodrigues Pinto, que atua no Serviço Técnico de Nutrição e Dietética do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp), abordará a "Atualização em Terapia Nutricional para Paciente Crítico".

Amanhä, dia 31, às 8h30, a mestre em Investigação Biomédica na Área de Concentração em Clínica Médica, Roberta Cassani, falará sobre os "Métodos de Investigação Nutricional e Antropométrica: da epidemiologia à clinica", expondo sua experiência que relaciona nutrição clínica à cardiologia. No encerramento do Simpósio, a partir das 10h30, a nutricionista Diully Mata Balisteiro, formada pelo Ceunsp em 2009 e atualmente mestranda em Nutrição pela USP, abordará outro tema recorrente hoje em dia: "Compostos Bioativos presentes nos chamados alimentos funcionais".



Itapetininga lança projeto 
`Organizando os Ponteiros'

Com o objetivo de adequar os horários de refeição nas unidades escolares, a Prefeitura de Itapetininga, pela sua Secretaria de Educação, através do Setor de Alimentação Escolar, está lançando o Projeto "Organizando os Ponteiros". Tal projeto tem a finalidade de formar hábitos alimentares saudáveis dos alunos, que se processam de modo gradual e sofrem as mais diversas influências sociais, culturais e comportamentais. Por isso, os horários das refeições estão sendo adaptados às necessidades dos alunos, para também acertarem seu relógio biológico. 

Alimentar-se em horários corretos traz muitos benefícios para o ser humano e, no caso das crianças, contribui para a prevenção de patologias associadas à má alimentação, como transtornos alimentares, obesidades, hipercolesterolêmica, diabetes e anemia. Além disso, a alimentação na hora correta ajuda a prevenir o índice de desperdícios de alimentos nas unidades escolares. Assim, para que o Projeto "Organizando os Ponteiros" aconteça são realizadas reuniões entre as equipes técnicas de alimentação escolar da Secretaria de Educação e das Unidades Escolares, tanto pedagógicas, quanto alimentares, no intuito de promover e executar as ações transformadoras que se deseja. Também foi proposto que o almoço e o jantar sejam acompanhados pelos professores, com a finalidade de proporcionar, além de uma alimentação adequada e pontual, um momento de aprendizagem e civilidade, que vão desde postura à mesa até o uso correto de talheres. 
 
 
 
Reintegrar embeleza praças

Os estagiários do Programa Reintegrar colocam em prática a aprendizagem que recebem do curso de Paisagismo embelezando praças de Votorantim. Na semana passada, foi a vez da praça Antenor Tomazi, na avenida Celso Miguel, no bairro da Vossoroca, receber serviços de paisagismo, roçagem, limpeza e manutenção do jardim. Outra local que está sendo beneficiado é a praça do Jardim Paulista, com serviços de roçagem, adubação e, na seqüência, preparo para reflorestamento. 


 
Curso de Arbitragem em Tatuí

Estão abertas as inscrições para o Curso de Arbitragem de Futsal Tatuí'2011, com apoio da Inspetoria Regional Esporte e Lazer, empresa Tatuí Organização Esportiva e da Prefeitura local, através da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte, Lazer e Juventude. As inscrições podem ser realizadas até o dia 8 de setembro no Departamento Municipal de Esportes, à rua Oracy Gomes, 599, na Vila Primavera, entre 8 e 17 horas, de segunda à sexta-feira. 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar