Sexta-Feira, 23 de Agosto de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Mosteiro de Santa Clara comemora seu bicentenário com missa hoje Exposição fotográfica retrospectiva resgata aspectos de sua história, perpetuada também em carimbo e selo personalizado

Publicada em 24/08/2011 às 19:33
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Registro histórico: as monjas concepcionistas deixam o histórico Mosteiro de Santa Clara na tarde de 15 de abril de 1963, mudando-se para a nova clausura, no Jardim Vera Cruz (Foto: Arquivo/Mosteiro Santa Clara e Museu de Arte Sacra)
Os 200 anos de existência do Mosteiro da Imaculada Conceição e de Santa Clara, das Monjas Concepcionistas Franciscanas, de vida contemplativa de clausura, fundado como Recolhimento em agosto de 1811, serão comemorados nesta quinta-feira à tarde, com a celebração de missa solene de ação de graças na igreja do novo Mosteiro, desde o início dos anos 60 do século passado instalado no Jardim Vera Cruz, na região dos altos do Cerrado, à rua Maria Domingas Milego, às 16 horas. Presidirá a celebração o arcebispo metropolitano de Sorocaba, dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues. 

Terminada a missa, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), através de sua Diretoria Regional de Bauru/Interior, procederá ao lançamento de carimbo postal-filatélico e selo personalizado comemorativos ao 200º aniversário do nosso Mosteiro de Santa Clara. O carimbo, que após seu lançamento será aplicado até o dia 31 em correspondências que deixarem a cidade postadas a partir da Agência Central dos Correios, traz em seu desenho o prédio estilizado do antigo Mosteiro de Santa Clara, localizado na esquina das ruas de São Bento e Padre Luiz, com frente para a rua Santa Clara, enquanto que o selo personalizado terá a ilustrá-lo a figura de Santa Beatriz da Silva, a dama espanhola fundadora das Monjas Concepcionistas em fins do século XV.

EXPOSIÇÄO FOTOGRÁFICA RETROSPECTIVA - Também será inaugurada nesta tarde no Mosteiro de Santa Clara, após a missa e o lançamento do carimbo e do selo personalizado comemorativos, uma exposição fotográfica trazendo uma retrospectiva histórica da Casa, preparada sob a coordenação do Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Sorocaba, com curadoria de seu diretor Pedro Benedito Paiva Júnior.

A mostra retrospectiva, adiantou ontem ao DIÁRIO o historiador Pedro Benedito Paiva Jr., composta por 20 banners traz fotos memoráveis em preto e branco do acervo tanto do Museu de Arte Sacra, como do próprio Mosteiro de Santa Clara, inclusive complementadas também pela reprodução de recortes de jornais de cada época, noticiando os eventos marcantes do cotidiano das monjas concepcionistas. "As mais antigas são de 1880 mais ou menos, quando surgia a fotografia, tiradas por Julio Durski", acrescentou Pedro, lembrando a presença também de fotos impressionantes de diferentes décadas da primeira metade do século passado, feitas por destacados amantes da arte fotográfica na cidade na época, como o próprio comendador Luiz de Almeida Marins, o `professor Luizito', ex-diretor e hoje patrono do Museu Arquidiocesano de Arte Sacra, falecido em 1998.

Outro ponto destacado pelo curador da mostra são as fotografias dos últimos anos do velho Convento de Santa Clara na rua de São Bento, prédio em que registros históricos apontam, inclusive, que ali trabalhou até mesmo como pedreiro frei Antônio Sant'Ana Galvão, que aqui residiu entre 1811 e 1813, como orientador espiritual e assistente eclesiástico das monjas, proclamado Santo pelo papa Bento XVI em maio de 2007. Serão apresentadas também fotos da última missa em sua igreja e da transferência das religiosas de vida contemplativa e de clausura para o novo Mosteiro, no Jardim Vera Cruz em 1963. Os últimos banners trazem já a igreja e o Mosteiro velhos já vazios (depois da mudança das monjas, ficaram ainda abertos por uma semana à visitação pública) e sua demolição. Do novo Mosteiro de Santa Clara, a exposição retrospectiva resgata o cotidiano das religiosas nos primeiros tempos em nova casa.
 
 
 
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar