Domingo, 16 de Junho de 2019

Diário de Sorocaba

buscar

<< Crianças plantam 2 mil mudas no Wanel Ville

Publicada em 19/08/2011 às 20:32
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

As crianças colocaram a mão na terra e não mediram esforços para plantar as mudas (Foto: Emerson Ferraz/Secom)
A Prefeitura de Sorocaba promoveu ontem a 4ª edição do Megaplantio Escolar. Desta vez, 1.400 alunos de escolas municipais plantaram mudas de pau-formiga, araçá, pitanga, entre outras espécies nativas, numa área pública do Parque Natural da Cachoeira, no Wanel Ville, na zona oeste da cidade.

Coordenado pelas secretarias da Educação (Sedu) e de Meio Ambiente (Sema), o evento faz parte das ações do Plano de Arborização Urbana, que tem como meta o plantio de 500 mil árvores em Sorocaba até 2012. Ao todo, serão 10 mil mudas que serão plantadas em cinco ações ambientais com estudantes da rede municipal de ensino.

“Nós escolhemos o Wanel Ville porque é um dos bairros com o menor índice de vegetação na cidade”, destaca a secretária do Meio Ambiente, Jussara de Lima Carvalho. “O crescimento dessas árvores vai afetar o microclima local, pois, onde tem vegetação, a temperatura é mais amena”, explica.

Nesta edição, participaram alunos das escolas municipais “Oswaldo Duarte”, “Avelino Leite de Camargo”, “Benedito José Nunes” e do CEI-71 “Profª Yolanda Prestes Neder”. 

Uma das estudantes que participou da ação ambiental foi Micaela dos Santos Gabriel, 9 anos, moradora do bairro. Aluna do 4º ano da EM “Oswaldo Duarte”, ela estava plantando a sua primeira árvore. Consciente da sua responsabilidade, a garota disse que irá, em todos os finais de semana, acompanhar o crescimento da "sua mudinha".

PITANGUEIRA JULIETA - Outra participante do Megaplantio Escolar foi Maria Carolina Benedito Lopes, 10 anos, também aluna do 4º ano da EM “Oswaldo Duarte”. A garota e suas colegas de classe plantaram uma pitangueira e deram nome para a árvore, Julieta. Para identificar a muda, as estudantes amarraram uma fita colorida na estaca que dará sustentação à árvore durante o crescimento.

Cada criança participante ganhou a carteirinha “Amigo do Meio Ambiente” para acompanhar o crescimento das mudas e anotar informações a cada visita feita à plantinha, como, por exemplo, a altura e o desenvolvimento, o aparecimento ou não de flores, frutos e sementes, entre outras observações. 
 
 
 
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar