Quinta-Feira, 27 de Junho de 2019

Diário de Sorocaba

buscar

<< Escola do Jardim São Camilo começa a funcionar em agosto

Publicada em 22/06/2011 às 19:06
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

O prédio terá ginásio poliesportivo, 14 salas de aula, Oficina do Saber – Escola em Tempo Integral e uma unidade do Sabe Tudo (Foto: Zaqueu Proença/Secom)
Rauan, de 7 anos, Luís Fernando e Ryan, de 9, e Gabriely, de 8, todos estudantes do Ensino Fundamental e moradores do Jardim São Camilo. Assim como eles, outras 400 crianças daquela comunidade terão esta surpresa agradável quando retornarem do recesso escolar em agosto: a própria escola. A Prefeitura de Sorocaba entrega no final de julho, à comunidade do São Camilo, o complexo educacional, que tem mais de 6 mil metros quadrados de área construída. Atualmente, os alunos precisam se dirigir às escolas de outros bairros, principalmente do Parque das Laranjeiras, Jardim São Guilherme ou Santo Amaro.

A nova escola da rede municipal do São Camilo presta homenagem ao ex-professor Amin Cassar, seu patrono. O moderno prédio será dotado de ginásio poliesportivo, 14 salas de aula (Ensino Fundamental), amplo estacionamento interno, Oficina do Saber – Escola em Tempo Integral e, ainda, uma unidade do Sabe Tudo. "É uma obra da Prefeitura que oferecerá, em um único local, educação regular, atividades da Oficina do Saber, espaço para prática de esportes e inclusão digital. Tudo isso com a tranquilidade de um amplo estacionamento interno", salientou o prefeito Vitor Lippi.

A escola era uma reivindicação antiga daquela comunidade, que agora se torna realidade. “Trata-se de uma superescola, com toda infraestrutura necessária para o bom aprendizado dos alunos e de trabalho para os professores. Esse é o caminho para a educação de qualidade para todos”, disse o prefeito.

A nova instituição de ensino terá capacidade para atender a 840 alunos, divididos em 14 salas de aulas e outras dependências administrativas. Conforme revelou o prefeito, outros bairros, como Jardim Rodrigo e Itanguá, também ganharão um complexo educacional de forma a atender à demanda local e ainda de bairros vizinhos. “A Prefeitura está investindo bastante para garantir a educação de qualidade para todos os sorocabanos, conforme preconiza o programa Cidade Educadora.” 

MAIS ESCOLAS - Atualmente estão em andamento (licitação, construção, reformas ou ampliação) dezenas de obras da Prefeitura de Sorocaba voltadas à Educação Infantil, Fundamental e Médio. Em processo de licitação, os complexos Itanguá e Jardim Rodrigo estão entre as maiores obras da administração e unirá três setores vitais para a população, tais como educação, saúde e cidadania.

A escola de Ensino Fundamental do Jardim Rodrigo levará o nome de Nathália Orejana e terá 16 salas de aulas e outras dependências. Contará ainda com ginásio poliesportivo, Sabe Tudo, Oficina do Saber – Escola em Tempo Integral, que vai atender às crianças daquela comunidade e de bairros adjacentes.

Ao lado da escola, para ampliar o setor da saúde e de atendimento social daquela região, a Prefeitura vai construir uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS). O prédio seguirá o mesmo padrão das últimas unidades entregues. A planta já foi aprovada e terá cerca de 2 mil m² de área construída. A obra inicia-se ainda neste ano e terá um diferencial: salas para atendimento social, num trabalho em parceria com a Secretaria da Cidadania. O complexo educação/saúde/cidadania funcionará na rua Alpheu Castro Santos.

A Prefeitura também está dando início às obras de oito escolas de Ensino Fundamental e Médio, que serão edificadas em parceria com o Governo do Estado. Cinco delas (Vila Barão, Éden, Santa Bárbara, Santa Esmeralda e Ipanema Ville) já estão com a licitação em andamento. Essas novas unidades educacionais, que devem ficar prontas até 2012, beneficiarão estudantes das zonas norte e oeste da cidade.

Da mesma forma, caminham os processos de licitação e andamento de obras para a construção de 20 creches, dez delas por meio de convênio com o governo federal. 
 
 
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar