Terça-Feira, 19 de Novembro de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< CPF também pode ser retirado no site da Receita Federal

Publicada em 06/06/2011 às 20:03
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Não será mais necessária apresentação do cartão plástico do CPF, apenas o número (Foto: Fernando Rezende)
O cartão de plástico do Cadastro de Pessoa Física (CPF) não está sendo mais emitido diretamente pela Secretaria da Receita Federal. Desde ontem, quem necessitar do documento deve entrar no site do órgão do Ministério da Fazenda (www.receita.fazenda.gov.br) e imprimir o comprovante de inscrição gratuitamente. Isto também pode ser feito, por quem preferir ou que não disponha de acesso à internet, nas agências da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil ou ainda da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, como entidades conveniadas à Receita Federal.

O CPF é utilizado mais no comércio e não como documento de identificação. A partir de agora, o número pode ser memorizado ou estar no comprovante de papel, além da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), carteira de identidade profissional ou qualquer outro documento que tenha o número de inscrição no Cadastro. Segundo explica o delegado regional da Receita Federal em Sorocaba, Ângelo Bosso, o novo método para se tirar o CPF facilitará, inclusive, caso a pessoa precise adquirir novamente o seu número. "Quem perde o cartão fica preocupado em tirar a segunda via, mas agora basta acessar o site e retirar o documento", esclarece. 

Devido ao novo processo, órgãos públicos e empresas não devem mais pedir para o cidadão apresentar o cartão plástico do CPF, nasta a apresentaçäo do número. Para solicitar o CPF nas agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios, o contribuinte solicitante deverá estar portando título de eleitor e carteira de identidade; no site da Receita Federal, está o passo a passo para tirar o comprovante de inscrição do CPF.

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar