Quarta-Feira, 26 de Junho de 2019

Diário de Sorocaba

buscar

<< Região: P.A. de Piedade tem novo setor de internação

Publicada em 01/06/2011 às 21:49
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Novo P.A. de Piedade já está operando em sua ala com leitos destinados a pacientes do SUS (Foto: AI/PMP)
Piedade entrega novo setor de 
internação do SUS no P.A.

A Prefeitura de Piedade, entre as muitas obras inauguradas nas últimas semanas dentro da programaçäo comemorativa ao 171º aniversário do Município, entregou também as obras do piso superior do novo Pronto-Atendimento Municipal, local onde já estão funcionando os novos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS). São mais 23 leitos em condições modernas de arquitetura e equipamentos, respeitando todas as exigências do Ministério da Saúde. O valor total da obra, que inclui os leitos do SUS e o novo Pronto-Atendimento Municipal em fase de conclusão, ficará em aproximadamente R$ 1 milhão.

Por ocasião da entrega, o prefeito Geremias Silva Pinto reforçou a intenção de continuar a parceria com a Santa Casa de Misericórdia. Também ressaltou a importância do Legislativo para a conclusão total da obra. O Legislativo piedadense, que também esteve representado, reafirmou aliás, na oportunidade, compromisso em buscar novos recursos junto aos governos estadual e federal. "A entrega dos novos leitos é uma conquista. Muitas pessoas não acreditavam que isso seria possível. Depois de tantos anos de luta, hoje a população pode comemorar a importância desta inauguração. Vamos trabalhar ainda mais para entregarmos a obra completa com o novo Pronto-Atendimento Municipal", discursou, emocionada, Cinira Guido Espinosa, provedora da Santa Casa. 

Os leitos são destinados, especificamente, para internações de usuários do SUS. A cerimônia ainda contou com a presença de membros da diretoria e da Irmandade da Santa Casa, autoridades municipais e integrantes do Conselho Municipal de Saúde, Diretoria Municipal de Saúde e demais diretorias da Administração.

Piedade realiza eventos
na Semana do Meio Ambiente

A Prefeitura de Piedade, por meio de sua Coordenadoria de Meio Ambiente, elaborou um cronograma de atividades em comemoração à Semana Mundial do Meio Ambiente, neste início de junho. O objetivo é envolver e sensibilizar a população frente à problemática ambiental.

O início desses eventos será nesta sexta-feira, dia 3, em Sorocaba, junto ao Paço Municipal, no Parque da Boa Vista, às 9 horas, com o lançamento regional da Campanha de Combate e Prevenção às Queimadas. Sábado, 4 de junho, acontecerá a 2ª Vivência Para Professores de Piedade, no Parque Ecológico, das 8h30 às 12 horas; segunda-feira (6), início da Campanha "Cidade Limpa"; terça-feira (7), 1ª Visita Monitorada nas Trilhas Interpretativas do Parque Ecológico e plantio simbólico de espécies nativas, das 13 às 15 horas; quarta-feira (7), divulgação da Campanha de Coleta de Resíduos Eletrônicos; quinta-feira (9), sequência da 2ª Visita Monitorada nas Trilhas Interpretativas do Parque Ecológico e plantio simbólico de espécies nativas, agora das 8h30 às 11h30, e sexta-feira (10), mutirão de limpeza e arborização na Escola Estadual "Profª. Maria Ignês de A.P. Santos", na Vila Moraes, junto ao grupo de alunos "Os recicláveis", às 14 horas.



Câmara de Votorantim realiza audiências 
sobre Lei das Diretrizes Orçamentárias

"Este é um dos momentos para o exercício da democracia, pois é uma oportunidade para que a sociedade colabore na elaboração de políticas públicas para qualificar ainda mais a administração da cidade, proporcionando também a reflexão com os gestores sobre a estimativa de recursos para a elaboração do orçamento do exercício de 2012 do Município", afirma o presidente do Legislativo votorantinense, Marcos Antônio Alves, ao convocar audiências públicas para discutir a apreciaçäo da próxima Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Para realizar a apresentação e esclarecer as dúvidas pertinentes ao projeto de lei da LDO de 2012, o presidente da Câmara convidou, inclusive, a secretária municipal de Finanças, Viviane Vieira dos Santos. Também fará parte da composição da mesa dos trabalhos o assessor jurídico da Câmara, João da Silva Neto.

As audiências serão realizadas hoje (2) e também no dia 9 de junho, às 15 horas, no Plenário "Prof. Pedro Augusto Rangel", na Câmara Municipal de Votorantim, situada no boulevard Antônio Festa, 88, Centro. O projeto da próxima LDO deverá ser encaminhado ao Plenário para discussão e votação após atender os preceitos que regem a matéria, respeitando-se, assim, os princípios constitucionais. De acordo com o presidente da Câmara, a participação popular é muito importante neste momento, como reforça, afirmando que, durante as audiências, "a população tem essa possibilidade de analisar, discutir, sugestionar e participar do processo de elaboração do projeto, sendo que as ideias apresentadas poderão se transformar em medidas governamentais e, consequentemente, em benefícios para a população votorantinense". 

Segundo o assessor jurídico da Câmara, João da Silva Neto, antes de realizar a votação do projeto há, constitucionalmente, a necessidade de se realizar essas audiências públicas, de forma que se assegure a participação da população em geral. "Em cumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal e em atendimento a exigências do Tribunal de Contas do Estado, antes da remessa do projeto à votação se faz necessária a realização de audiências públicas dentro do Legislativo, assegurando a participação da população em geral, convocando-a por meio de publicações nos jornais locais, com remessa de convites e disponibilização da proposta de lei aos interessados", destaca o dr. João.

A LDO foi criada com a Constituição Federal de 1988, objetivando viabilizar a execução dos programas governamentais. Já as audiências públicas referentes à LDO cumprem a legislação vigente, em especial ao artigo 48 da Lei Complementar 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal) e as instruções do Tribunal de Contas do Estado.

Trecho da avenida Jaziel de Azeredo 
Ribeiro é interditado para drenagem

A Secretaria de Segurança Comunitária, Trânsito e Transporte da Prefeitura de Votorantim interdita, desde segunda-feira (30), a avenida Jaziel de Azeredo Ribeiro, no trecho que compreende o seu início pela avenida Octávio Augusto Rangel até a altura do número 455, para a troca de tubulação de drenagem de córrego que passa por baixo da pista, por aduelas de concreto. A estimativa é de que o trecho da via fique interditado até 11 de junho. Em caso de conclusão antecipada dos serviços, haverá a liberação do tráfego de veículos, antecipa a Sesec.

A obra faz parte do serviço de contenção dos córregos São Luiz e Vidal, visando garantir a manutenção preventiva como forma de evitar possíveis alagamentos no local, entre outros transtornos. A Sesec informa ainda que o local está devidamente sinalizado e oferece rota alternativa a motoristas, bem como a usuários do transporte coletivo, pelas avenidas Izabel Ferreira Coelho e Benedito Krafecik, em ambos os sentidos. 



Alumínio sedia seminário sobre
crescimento da Indústria e 
o desafio da mão de obra

A cidade de Alumínio sedia nesta quinta-feira (2) o Seminário "O Crescimento da Indústria e o Desafio da Mão de Obra". O evento colocará em pauta a dificuldade vivida pelas indústrias em encontrar mão de obra qualificada, com a participação de representantes de órgãos de classe, como Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) e a Associação das Indústrias de São Roque, Alumínio e Mairinque, além das escolas do Senai sediadas em Alumínio, Mairinque, Sorocaba e Itu e o governo federal, através do Ministério do Trabalho e Emprego. O objetivo será encontrar caminhos que viabilizem o crescimento da indústria, combinado com a força jovem da mão de obra qualificada nas escolas e compartilhando boas práticas de políticas de gerenciamento do capital humano. "Proporcionar encontros dessa natureza, como o Café com RH realizado no ano passado, identificando exatamente as necessidades da indústria e ajudar a encontrar soluções, faz parte da missão do Senai", afirma o professor Adriano Ruiz Secco, diretor das escolas Senai de Alumínio e Mairinque. 

Segundo o professor Jocilei Oliveira, diretor da Escola Senai de Sorocaba, a oferta de formação profissional precisa caminhar junto com uma política de retenção desses profissionais. No entanto, continua ele, "somente a política de retenção de talentos não é suficiente, é preciso que haja também uma política de formação acadêmica, que inclui a formação profissional, e uma política de tempo de escolarização". 

O evento acontece no auditório da Câmara Municipal, com abertura às 13 horas, à rua Hamilton Moratti, 10 - Vila Santa Luzia.



PORANGABA
Após notificação da Prefeitura, asfalto 
da 'subida dos Nunes' é reiniciado

Foi retomada na última semana a obra de asfaltamento da rua Antônio Oliveira Pinto, que interliga o centro da cidade ao bairro dos Nunes, em Porangaba, local este que ficou conhecido como `subida dos Nunes'. 

Muitas reclamações chegaram à Prefeitura de pessoas que se utilizam dessa via par trabalhar no centro da cidade, bem como estudar ou até fazer compras, enquanto a Produserv, empresa responsável pelo asfaltamento, levava a obra com muita morosidade e até paralisando-a mesmo por um bom tempo. Diante disso, o prefeito Luiz do Deraldo não teve outra alternativa senão fazer expedir uma notificação à empresa, para que retomasse imediatamente os trabalhos; caso contrário, seria condenada ao pagamento de multa.

Foi assim que a empresa que realiza outras obras em cidades da região retomou os trabalhos, iniciando a colocação das guias e sarjetas em toda a extensão da rua, que está pronta, agora, para receber a compactação do solo e, posteriormente, a pavimentação asfáltica.

Em visita ao local, o prefeito Luiz do Deraldo, acompanhado por pessoas que utilizam a via, mostrou-se contente com a retomada da obra e disse que espera concluí-la muito em breve. "Sabemos que o asfaltamento dessa rua é um sonho antigo dos moradores e, se tudo correr dentro do previsto, muito em breve estaremos entregando mais esta obra para a população", completou.

Porto Feliz promove novo 
plantio do Projeto Ceci

No próximo sábado, dia 4, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Portov Feliz, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Sustentável, promove novo plantio do Projeto Ceci (Crescer, Educar e Cultivar na Infância), como parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente. O plantio será na avenida Dr. Antônio Pires de Almeida (Dr. Antoninho), no trecho entre a Rotatória Élcio Correa de Moraes e o Terminal Rodoviário. 

O Ceci, criado em 2007 pela Prefeitura, prevê o plantio de uma árvore a cada criança que nasce no Município e tem como objetivo diminuir a mortalidade infantil. De acordo com as secretarias envolvidas no Projeto, serão plantadas 180 mudas de ipê branco ao longo da avenida e às margens do córrego Pinheirinho, com a participação das mães e dos recém-nascidos.

Trata-se aliás, segundo as autoridades portofelicenses, de um projeto de resultado. Em fevereiro deste ano, o Município já apresentou queda na mortalidade infantil. O índice caiu de 14,13 em 2009 para 9,2 a cada mil crianças nascidas vivas em 2010. Segundo a Secretaria de Saúde do Município, o novo índice é resultado das ações desenvolvidas pelo Ceci, que envolve em sua estrutura médicos, enfermeiros, agentes comunitários, auxiliares de Enfermagem, assistentes sociais e a Vigilância Epidemiológica, que fazem o acompanhamento dos bebês desde seu nascimento até completarem um ano de vida.            

A segunda etapa do projeto acontece com a participação da Diretoria de Meio Ambiente, que planta mudas nativas toda vez que nasce uma criança no Município. Cada árvore recebe uma placa com o nome do bebê e da mãe, além de ter seu crescimento acompanhado por funcionários da Prefeitura. No ano passado, o Projeto Ceci foi, aliás, um dos trabalhos aprovados no 11º Congresso da Associação Paulista de Saúde Pública em São José dos Campos, juntamente com o "Pare de Fumar" e o Proquali (Programa de Reforço e Qualificação Alimentar de Porto Feliz).

PREFEITURA IMPLANTA CALÇADAS AO LONGO DA AVENIDA DR. ANTONINHO - A Prefeitura de Porto Feliz, por meio da Secretaria de Obras Públicas, Planejamento Urbano e Habitação, está, por outro lado, construindo calçadas ao longo da avenida Dr. Antoninho Pires de Almeida. De acordo com a Pasta, já haviam sido implantados 2.800 metros quadrados de calçadas anteriormente. Além disso, a Prefeitura realizou a preparação, compactação do solo e colocação de gabarito (sarrafo). Em alguns pontos da avenida, as calcadas foram recuperadas. Para isso, foi preciso a retirada de 730 metros quadrados de concreto (calçada). 

A Prefeitura investe cerca de 140 mil reais de recursos próprios e mão de obra no trabalho.

Dia do Desafio colocou mais de 
10 mil para se mexer em Iperó

De acordo com dados do Departamento Municipal de Esportes, 10.599 pessoas aderiram ao Dia do Desafio, ocorrido na última quarta-feira (25), quando Iperó enfrentou a boliviana Pailón. O evento, que no Brasil é promovido anualmente pelas prefeituras em parceria com o Sesc (sempre na última quarta-feira de maio), propõe um dia de mobilização mundial contra o sedentarismo. Duas cidades ao redor do mundo com número de habitantes equivalentes se enfrentam. Vence a cidade em que mais pessoas desenvolveram alguma atividade esportiva por pelo menos 15 minutos.

O resultado da disputa entre as cidades deverá ser divulgado nos próximos dias, mas, em Iperó, as atividades começaram logo pela manhã, com um trio elétrico percorrendo todo o Distrito Industrial, acompanhado de instrutores que realizaram aulas de ginástica ao ar livre. A cidade também `se mexeu' até debaixo da água com as aulas de hidroginástica realizadas na piscina comunitária do Jardim Vitorino. Houve ainda atividades no Polo Cultural e no núcleo do Projeto Gol de Letra, no bairro de George Oétterer. 

O encerramento do Challenge Day aconteceu em frente à Fundação Ipanema, com apresentação de karatê e de dança.


Sudoeste pode ganhar 
um Centro Lucy Montoro

A Rede de Reabilitação "Lucy Montoro", voltada para o atendimento de pessoas com deficiência física ou doenças potencialmente incapacitantes, pode instalar uma unidade em Itapeva, sudoeste do Estado. Pedido nesse sentido foi feito pelo deputado Ulysses Tassinari (PV) à secretária estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Batistela. A Rede já tem unidades em São Paulo, Campinas, Marília, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e Vale do Paraíba. Essas unidades foram instaladas em função da parceria entre o Estado e os municípios. "As unidades multidisciplinares têm um pressuposto de compartilhar o custeio com o Município, porque essas unidades vão estar voltadas ao atendimento local em especial. Elas não precisam ter uma abrangência regional, por isso a gente cobra um custeio compartilhado com a Prefeitura", afirmou a secretária.

Para o deputado estadual Ulysses Tassinari, o primeiro passo foi dado. "Agora, é mobilizar a cidade para apresentar o projeto à Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência", diz ele, informando que, para isso, vai marcar uma audiência entre a secretária e o prefeito de Itapeva, Luiz Cavani, para tratar do assunto. Tassinari também falou com a secretária Linamara Rizzo Batistela sobre o trabalho realizado em Itapeva pela entidade "Luz da Visão", que atende portadores de deficiência visual. "A secretária também ficou interessada em fortalecer a atuação da `Luz da Visão' por meio de parcerias e convênios, para que a entidade possa ampliar o atendimento no sudoeste do Estado", disse o deputado.
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar