Terça-Feira, 12 de Novembro de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Expo-Trabalho recebe milhares de pessoas em busca de emprego

Publicada em 28/05/2011 às 19:48
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Desempregados fazem cadastro nas agências que participaram da Expo-Trabalho ontem, para conseguir reinserção no mercado de trabalho (Foto: Fernando Rezende)
A oportunidade de conseguir o primeiro emprego ou voltar ao mercado de trabalho foi oferecida ontem a mais de três mil pessoas que compareceram à segunda edição do Expo-Trabalho, realizada Secretaria de Relações do Trabalho da Prefeitura local e pela Comissão Municipal de Emprego (ComEmprego), na Unidade Seminário da Universidade do Trabalhador (Unit), na avenida Dr. Eugênio Salerno, 140. Segundo o secretário municipal de Relações do Trabalho, Luís Alberto Firmino, havia cerca de 1.500 vagas disponíveis, entre o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e dez agências de emprego que aderiram à iniciativa. 

A atividade, voltada a desempregados e jovens em busca do primeiro emprego, reuniu também entidades de apoio ao trabalhador, escolas técnicas e sindicatos. Quem procurava a inserção no mercado de trabalho recebeu ali, entre 8 e 17 horas, informações úteis para conseguir um emprego. Os interessados em uma vaga puderam, por exemplo, cadastrar-se nas agências que instalaram estandes no local e também no programa estadual "Emprega São Paulo", que atende aqueles que estejam empregados ou não, acessando as vagas de trabalho mais adequadas ao seu perfil. Durante o evento, a compatibilidade do perfil desejado pelo empregador e a disponibilidade do trabalhador garantiu a vaga de emprego. 

TAXA DE DESEMPREGO VEM CAINDO - O secretário Luís Alberto Firmino comemora que a taxa de desemprego em Sorocaba vem caindo e é hoje de 4%, considerada baixa. As vagas mais oferecidas na cidade são nas áreas da indústria, serviços e comércio. O secretário lembra ainda da importância da qualificação da mão-de-obra para atender as necessidades da indústria: "Sorocaba é a primeira cidade do interior que receberá, no próximo ano, a terceira unidade de Escola Técnica Estadual (Etec)", frisou.

Em busca de conseguir o primeiro emprego, o estudante Jéferson de Oliveira Gianino, 16 anos, se inscreveu em agências de estágio e participava também da Expo-Trabalho ontem. "Eu quero trabalhar, terminar a escola e depois me especializar, para ter crescimento profissional. Tenho vontade de trabalhar na indústria", relatou o garoto.

Marilene Rosa Antonio, 31 anos e formada no curso superior de Pedagogia, está há dez meses desempregada. "Pretendo ingressar em outras áreas, não tenho perfil para trabalhar na Educação. Prefiro Informática, por isso continuo me qualificando", contou.

O evento trouxe ainda palestras sobre a inserção no mercado de trabalho, emissão da Carteira Profissional e acesso ao sistema Emprega São Paulo. 

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar