Segunda-Feira, 13 de Julho de 2020

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Ipem autua empresa de transporte durante operação

Publicada em 11/05/2011 às 20:13
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

O cronotacógrafo é considerado a caixa preta por conter dados da utilização do veículo (Foto: Fernando Rezende)
O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça, desenvolveu ontem a operação “Velocidade Máxima”, para fiscalizar o cronotacógrafo de coletivos de passageiros, ônibus escolares e veículos que transportam cargas em geral com placas finais 0, 1, 2, 3 e 4. Durante a visita em Sorocaba foram autuados dois veículos. 

O cronotacógrafo é considerado a caixa preta dos veículos por conter dados da utilização do veículo como distância percorrida, respeito aos limites de velocidade, tempo de direção, entre outros. Segundo normas do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), veículos que transportem mais de 4.536 quilos ou mais de dez passageiros, devem trafegar com o certificado de verificação do cronotacógrafo emitido pelo Ipem a cada dois anos ou depois de manutenção do equipamento.

Segundo o superintendente do Ipem-SP, Fabiano Marques de Paula, a operação tem cunho preventivo e pode auxiliar na redução de acidentes nas estradas. Em Sorocaba, foram fiscalizadas duas empresas de transporte. Um dos proprietários teve dois veículos autuados, pois o equipamento obrigatório estava vencido. Caso sejam autuados, proprietários dos caminhões ou empresas têm dez dias para apresentar defesa ao Ipem-SP, que definirá multa que varia de R$ 100 a R$ 50 mil, dobrando na reincidência.

Em caso de dúvidas, reclamações ou denúncias, o consumidor pode recorrer ao serviço da Ouvidoria do Ipem pelo telefone 0800 0130522 de segunda a sexta, das 8 às 17 horas, ou enviar e-mail para ouvidor-ipem@ipem.sp.gov.br. 

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar