Quarta-Feira, 26 de Junho de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Praça Cel. Fernando Prestes terá novo banheiro público

Publicada em 25/02/2011 às 22:20
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Os sanitários ficarão em frente da Catedral Metropolitana, ao lado do Posto Fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, onde funcionavam uma loja e uma lanchonete (Foto: Zaqueu Proença / Secom)
O Centro de Sorocaba vem recebendo uma série de benefícios, que mudarão o visual de alguns locais e buscam oferecer à população melhores condições para a convivência, conforto e segurança. Além das obras em andamento para substituição dos antigos 38 mil m² de piso em porcelanato para um novo modelo e a revitalização da Praça Dr. Ferreira Braga, o Largo do Rosário, a Prefeitura de Sorocaba inicia nas próximas semanas a implantação de um banheiro público na Praça Cel. Fernando Prestes, com padrões construtivos semelhantes ao do Terminal Santo Antônio.

Os sanitários se localizarão em frente da Catedral Metropolitana, ao lado do Posto Fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, onde funcionavam anteriormente um estabelecimento comercial e uma lanchonete. De acordo com a Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe), o projeto prevê a instalação dos sanitários masculinos e femininos com adaptações para pessoas com deficiências, fraldário e paisagismo. As obras devem começar nas próximas semanas e prosseguir por um prazo estimado de seis meses, caso não haja imprevistos. 

O prefeito Vitor Lippi autorizou a construção de um banheiro público na Fernando Prestes pelo acesso facilitado. O objetivo é oferecer mais conforto para quem frequenta o Centro para trabalhar, estudar ou em busca do comércio e serviços. Desde o processo de revitalização do Centro, efetivado em 2003, há banheiros disponíveis somente nos terminais Santo Antônio e São Paulo e em prédios públicos, caso do Mercado Municipal, Biblioteca Infantil, Fundec, Secretaria da Cultura e Lazer e Secretaria da Cidadania. 

A construção do banheiro seguirá paralelamente à substituição do piso, cuja segunda fase de obras entrará em sua oitava semana de trabalhos. A instalação do novo piso em ladrilho hidráulico está sendo executada no momento nas praças Cel. Fernando Prestes e Carlos de Campos, no Largo de São Bento, em torno do Mercado Municipal, nos bulevares Dr. Braguinha e Barão do Rio Branco e na Rua São Bento. Já o Largo do Rosário, ao término das obras de revitalização, apresentará um visual totalmente renovado, com novas árvores e canteiros com arbustos, plantas e flores, sistema de iluminação substituído e ampliado e uma nova fonte luminosa.

Outra novidade na Cel. Fernando Prestes será a reimplantação do busto em homenagem ao Monsenhor João Soares em frente da Catedral Metropolitana de Sorocaba, implantado em 1944 e retirado em 2003, durante a revitalização do Centro. Nascido em Sorocaba, em 8 de março de 1844, João Soares do Amaral se ordenou padre em 1866. Foi vigário da Matriz de Sorocaba e designado para instalar e dirigir o Colégio Diocesano de Sorocaba. Atuante no auxílio aos doentes de febre amarela, Monsenhor João Soares faleceu da doença em 21 de fevereiro de 1900.
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar