Segunda-Feira, 17 de Junho de 2019

Diário de Sorocaba

buscar

<< Obra prepara asfalto de interligação da Castello e Parque Tecnológico

Publicada em 24/02/2011 às 21:55
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Lippi autorizou o asfaltamento do trecho tendo em vista a intensificação do tráfego nessa região (Foto: Zaqueu Proença / Secom)
A Prefeitura de Sorocaba deve iniciar nos próximos dias os trabalhos para pavimentar a futura interligação da av. Itavuvu e a Rodovia Castello Branco, na zona norte. Iniciadas pela Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe) no final do ano passado, a obra na antiga Estrada dos Fornecedores prossegue com a preparação da base do solo para o asfaltamento. As intervenções integram os investimentos municipais em infraestrutura, realizados na zona norte, que visam à instalação do Parque Tecnológico e da fábrica de automóveis da Toyota. 

A Estrada dos Fornecedores, também conhecida como “Estrada do Avaí”, que passará a ser denominada “Antônio Cômitre”, faz parte de um percurso de 4 km onde está sendo executada a obra de pavimentação. O prefeito Vitor Lippi autorizou o asfaltamento do trecho para que integre a ligação entre a Itavuvu e a Castello Branco, tendo em vista a intensificação do tráfego nessa região prevista pelas atividades da Toyota e do Parque Tecnológico, em especial, caminhões e veículos de carga. 

Atualmente, os trabalhos consistem na implantação de bica corrida, uma camada com diferentes tipos de pedras, preparativas da base do solo para as futuras aplicações das camadas de massa asfáltica. Anteriormente, a Seobe já tinha executado no local as obras de terraplanagem, a de implantação de tubulações subterrâneas e de dispositivos de drenagem, além de guias e sarjetas em concreto. 

O Parque Tecnológico representará uma nova etapa no desenvolvimento de Sorocaba, funcionando como um centro destinado a universidades, escolas técnicas e empresas que investem nas pesquisas de novas tecnologias. Ele está localizado no final da Av. Itavuvu, nas proximidades do quilômetro 92 da Castello Branco. 

A obra começará pelo Núcleo Central, e sua primeira etapa terá aproximadamente 11 mil m² de área construída, com previsão de estar concluída até outubro deste ano, contando com um repasse de R$ 6 milhões do governo do Estado. Entre as universidades que já manifestaram interesse em se instalar no local, estão a Ufscar, PUC, USP, Uniso, Unesp e Fatec.

PARQUE TECNOLÓGICO - Além da pavimentação da Itavuvu e Antônio Cômitre, a implantação do Parque Tecnológico demandará uma série de investimento por parte da Prefeitura e do governo do Estado, em infraestrutura e sistema viário, também na região da Av. Itavuvu e da Castello Branco. Localizada em torno do Parque Tecnológico, a Toyota será a âncora do projeto. A previsão é de que a produção de veículos se inicie em 2012, movimentando cerca de 800 caminhões por dia. 

A montadora japonesa tem a expectativa de produzir inicialmente cerca de 70 mil automóveis por ano. A planta deve ser ampliada gradativamente conforme as demandas do mercado, com capacidade de ultrapassar os 300 mil veículos. Os investimentos da empresa, que superam R$ 1 bilhão, devem gerar cerca de 1.500 empregos diretos e mais de 10 mil indiretos. Também irão se instalar nesta região 12 empresas sistemistas, que fornecerão as peças necessárias à montagem dos carros da Toyota.
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar