Terça-Feira, 18 de Junho de 2019

Diário de Sorocaba

buscar

<< Projeto da PM quer aproximar comunidade aos cães policiais O contato com os animais auxilia na terapia extra das crianças e adultos que possuem síndromes e deficiência mental

Publicada em 24/02/2011 às 21:50
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

A cada apresentação, as crianças e os adultos vibravam pela esperteza dos animais (Foto: Fernando Rezende)
Com o objetivo de aproximar a comunidade aos cães que são treinados e trabalham no Canil da 3ª Cia. da Polícia Militar de Sorocaba, policiais fizeram ontem a primeira visita para apresentação especial a cerca de 25 crianças e adultos da Associação Pró-Ex, que assiste portadores de necessidades especiais. Outras apresentações devem ocorrer posteriormente em entidades interessadas na cidade, como a creche Maria Claro e a Vila dos Velhinhos.

Conforme o capitão Carlos Alexandre de Mello, a iniciativa tem por finalidade ainda mostrar o trabalho realizado com os cães e conscientizar as pessoas sobre a importância da posse responsável. “É um treinamento que fazemos com os cães só em contato com as pessoas, onde exercitamos a obediência do animal.”

O contato com os animais serviu de terapia extra para as crianças e adultos que possuem síndromes e deficiência mental. De acordo com Valquíria Reis dos Santos, gerente administrativa da entidade, 150 crianças e adultos, com idade entre 0 e 44 anos, são atendidas na associação. A atividade de ontem foi dividida em dois turnos para que todos participassem e se divertissem com os cães pastores alemães e labradores.

Entusiasmada com as atividades, estava Sara, de apenas oito anos, que ficou ao lado da mãe, Margarida de Araújo, para afagar e brincar com os animais. Moradoras do bairro do Éden, elas frequentam a associação há cinco anos, e, assim como disse a mãe, a melhora da filha tem sido positiva. “Sempre que tem atividades ela participa, pois é melhor para ela. Quando chega em casa, ela vai contando tudo o que fez para o pai e para o irmão”, disse a mãe animada.

As instituições da cidade que tiverem interesse em receber o trabalho desenvolvido com os cães da PM podem entrar em contato pelo telefone (15) 3221-1394 e (15) 3202-9278. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar