Domingo, 16 de Junho de 2019

Diário de Sorocaba

buscar

<< Região: Defesa Civil remove famílias de áreas de risco em Tietê

Publicada em 17/01/2011 às 20:54
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Diversos pontos do município ficaram alagados com as chuvas dos últimos dias (Foto: Divulgação)
Defesa Civil remove famílias de áreas de risco em Tietê

A cidade de Tietê também está sendo castigada com as chuvas de janeiro. No final de semana, a equipe da Secretaria de Segurança da Prefeitura foi acionada por causa de alagamentos em vários pontos do município. De acordo com o coordenador da DC, Marcos da Silva, foram alagados o Campo do Comercial, a avenida Fernando Costa, na altura da Dacar e Cozinha Piloto, e a ponte do bairro Santa Cruz.

Neste último ponto, considerado área de risco, duas famílias foram removidas e conduzidas à casa de parentes. O secretário Edival de Jesus Páscoli reforçou o pedido para que a população fique atenta e comunique qualquer tipo de ocorrência pelo telefone 199 ou 3282-3332.

Cautelosa, a Secretaria de Saúde, através das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica, orienta moradores das casas atingidas a proceder a desinfecção dos ambientes. Confira os cuidados que devem ser tomados por ocorrência de enchentes: 

Medidas emergenciais - Não entre em contato direto com a água ou lama da enchente; todo alimento que teve contato direto com a água ou lama da enchente deve ser desprezado; as roupas que entrarem em contato com a água da enchente devem ser lavadas com água e sabão, fervidas e, depois de secas, passadas a ferro. 

DOENÇAS - A água das enchentes contém micróbios que causam doenças como leptospirose, hepatite, febre tifóide e doenças intestinais. Por isso fique atento a alguns sintomas importantes como febre, dor de cabeça, vômitos, diarréias, dores musculares, pele amarelada, urina cor de “coca-cola”. Se você apresentar um desses sinais, procure a Unidade de Saúde mais próxima da sua casa.  

Após as enchentes - Desinfecção da casa: as paredes, os pisos e todas as outras superfícies da casa devem ser limpos com água e sabão e desinfetados com uma solução forte de cloro; para um balde de 10 litros de água limpa, adicione seis copinhos de café descartáveis (um copo e meio de geléia) de água sanitária (a 2.5%); para uma lata (18 litros) de água limpa, adicione 10 copinhos de café descartáveis (dois copos e meio de geléia) de água sanitária (a 2.5 %); tenha cuidado ao desinfetar muito bem as superfícies que irão ter contato com alimentos (refrigeradores, armários, aparadores, despensa, etc.); também devem ser limpos com cuidado os lugares onde brincam as crianças; coloque todas as roupas em água fervendo; artigos que não podem ser lavados como colchões, móveis, devem ser secos ao ar sob o sol, e submetidos à ação de desinfetantes; se possível, limpe com vapor; se houve retorno de águas barrentas (lama) para dentro de casa, use botas e luvas de borracha impermeáveis quando fizer a limpeza; retire todo o material caseiro contaminado que não seja passível de desinfecção - e despreze-o -, tal como papéis, quadros, tapetes, etc.

Outras orientações podem ser obtidas nos departamentos de Vigilância em Saúde pelo telefone 3282-1465 e 3285-2181.

Prefeitura implanta vagas de estacionamento para idosos - Por meio da Secretaria de Trânsito, Segurança e Defesa Civil, a Prefeitura de Tietê implantou um sistema especial de vagas de estacionamento para veículos conduzidos por pessoas idosas. A medida obedece às resoluções nº 303 e 304/2008 do Conselho Nacional de Trânsito, e também está prevista no Estatuto de Idoso.

Segundo o prefeito José Carlos Melaré, o intuito, assim como das vagas reservadas para deficientes físicos, é facilitar o trânsito de pessoas que possuem dificuldade de locomoção.

O secretário Edival de Jesus Páscoli disse que tais vagas já estão demarcadas nas principais vias do centro da cidade e acrescentou que, para fazer uso do direito do estacionamento especial, o idoso deve se cadastrar na Secretaria de Trânsito, onde receberá um cartão que deve ficar em local visível no painel do carro.

Páscoli salientou que o cartão será concedido apenas àqueles com idade igual ou superior a 60 anos, e que será emitido gratuitamente. O secretário concluiu pedindo apoio da população para fiscalizar o uso inadequado das vagas:

“Infelizmente ainda são bastante frequentes os flagrantes de desrespeito às leis de trânsito, por isso, caso o munícipe presencie alguém usando as vagas destinadas aos idosos ou deficientes físicos de forma irregular, recomendamos que chame imediatamente a Guarda Municipal ou Polícia Militar.”

O benefício representa um avanço importante na questão de acessibilidade e cidadania. Para obter mais informações, entre em contato pelo telefone (15) 3282-3332 ou compareça na Secretaria de Trânsito, Segurança e Defesa Civil, localizada no Largo São Benedito, 20, no Centro.

Tieteenses encenarão a Paixão de Cristo em cruzeiro internacional - A Cia. Sandei de Teatro, formada por atores tieteenses e dirigida por Luís Sandei, representam o Brasil no 3º Cruzeiro Católico Internacional, que teve início no fim de semana e segue até o próximo dia 23, com destino à Argentina e Uruguai.

Com direção geral de Sandei, o elenco vai representar trechos da vida de Jesus Cristo durante os shows no navio “Splendour of the Seas - Royal Caribbean International”.

O convite surgiu depois do sucesso em âmbito nacional da encenação da Paixão de Cristo Tietê, que há vários anos é apresentada na cidade. No dia 11, os atores foram recebidos no gabinete do prefeito, que está prestando apoio à companhia e providenciou o transporte do grupo ao aeroporto de Guarulhos, de onde iniciaram a viagem.

O prefeito José Carlos Melaré cumprimentou os atores pelo trabalho, ressaltando que a comunidade local deve se sentir orgulhosa de que seus conterrâneos tenham alcançado amplitude internacional. 

O secretário de Cultura, Pablo Civitella, que assumiu recentemente a pasta, também esteve na reunião para cumprimentar os atores. “Essa é uma oportunidade muito importante para os atores. Espero que, com o meu trabalho à frente da secretaria e o suporte da Prefeitura, eles possam mostrar ao seu talento a públicos cada vez maiores e para além da esfera municipal.”

Sandei agradeceu a Zé Carlos e Pablo a colaboração e afirmou tratar-se de um acontecimento inédito na região, o qual engrandece a cultura tieteense, uma vez que o município será o primeiro do interior do Estado de São Paulo a projetar atores internacionalmente em temporadas marítimas.

Integram a Cia. Sandei de Teatro, Adriano Bitante, Bruno Monteiro, Daniel Moura, Luiz Xavier, Sofia Morás e o diretor Luís Sandei.


Programa de eficiência energética 
gera economia para Votorantim

A Prefeitura de Votorantim foi beneficiada com o programa de eficiência energética da CPFL (Companhia Piratininga Força e Luz), que esteve finalizando no último mês a primeira etapa da substituição do sistema de iluminação interna no Paço I, centro administrativo II e gabinete. A meta do programa institucional pela concessionária do serviço, que é colocado disponível sem custo à municipalidade, é atender à necessidade de uso racional de energia. 

Ao todo foram substituídas 540 luminárias com lâmpadas de 32 watts, o que resultou na economia de 15% em despesas. Para a execução dos serviços foi preciso fazer um diagnóstico do consumo, visando à redução do consumo de energia. O setor de elétrica da Secretaria de Obras e Urbanismo (Sourb) esteve fazendo o acompanhamento dos trabalhos, que beneficiaram todos os setores do Paço municipal e o gabinete. 

A nova iluminação está propiciando uma iluminação mais clara, fazendo que os setores funcionais dentro do prédio tenham mais visibilidade; além disso, as luminárias contam com espelho refletor para melhorar a eficiência de luminosidade nos locais; outro benefício é a segurança, pois o suporte luminário conta com grades de proteção impedindo que a lâmpada caia e cause algum acidente. 

O programa de eficiência energética prossegue neste ano em outros prédios municipais como em escolas, unidades básicas de Saúde (UBS), Procon, Junta Militar, Ciretran, Corpo de Bombeiros, entre outros. 


Bibliotecas de Boituva 
oferecem leitura nas férias

Uma boa opção de lazer nas férias escolares é ler um bom livro. Para isso, as bibliotecas de Boituva (Central e Ramal Novo Mundo) contam com um acervo de milhares de volumes disponíveis para toda a população.

A Biblioteca Central possui um acerco com cerca de 20 mil volumes, que podem ser lidos e emprestados gratuitamente aos habitantes. Entre seus livros mais procurados, estão as “Crônicas de Nárnia”, “Harry Potter”, “A Cabana”, “A Menina que Roubava Livros”, “O Livreiro de Cabul”, “Cidade do Sol” e a série “Crepúsculo”. Atualmente cerca de 200 livros são emprestados por mês.

A Biblioteca Ramal Novo Mundo, que foi inaugurada no ano passado, já conta com cerca de 3.500 volumes em seu acervo e faz cerca de 50 empréstimos por mês. Entre seus livros mais emprestados estão “O que toda mulher inteligente deve saber”, “Não faça tempestade em copo d'água para mulheres”, “O Amor é para os Fortes”, “O Fio do Destino”, “Se houver Amanhã”, “O Amuleto”, “A Zona Morta” e “Celular”. Livros infantis em geral também são muito emprestados.

Qualquer pessoa pode ter acesso aos livros do acervo, e no caso de querer levar um livro emprestado para casa, é necessário fazer um cadastro. Para isso, é preciso levar às bibliotecas um RG ou CPF, e um comprovante de residência. Logo após, pode-se emprestar até três livros e devolvê-los no prazo de dez dias, com direito à renovação.

As bibliotecas funcionam das 8 horas às 11h30 e das 13 às 18 horas, de segunda a quinta-feira. Nas sextas-feiras, o horário vai até as 16h45. A Biblioteca Central fica na rua Professor José da Conceição Holtz, 151, bairro Residencial Primo; e a Ramal Novo Mundo está localizada na rua João de Camargo, 130.



Tatuí conta com novo 
posto do Acessa SP 

Quem não tem computador ou Internet em casa pode recorrer à nova sala do Acessa SP, inaugurada em dezembro no Poupatempo Tatuí, para se inscrever em vestibulares e concursos públicos, elaborar currículos e enviá-los, fazer pesquisas escolares, realizar cadastro para vagas de emprego, além de acessar diversos serviços públicos disponíveis na rede, como emissão de Atestado de Antecedentes Criminais, 2ª via de contas de consumo, consulta a tributos e multas de trânsito e inscrição em cursos de qualificação profissional. 

O usuário tem direito a 30 minutos de navegação por acesso. O uso é ilimitado; ao término do tempo, basta apanhar uma nova senha e aguardar a vez. Além da nova unidade, que funciona no Poupatempo Tatuí, o Acessa SP conta com um posto no Centro Cultural Municipal. 

Informações sobre os serviços prestados pelo Acessa SP, endereços dos Postos e horários de funcionamento podem ser consultados no site www.acessa.sp.gov.br. 

O Poupatempo Tatuí está atendendo à população de segunda a sexta, das 9 às 18 horas, e aos sábados, das 9 às 13 horas, e oferece mais de 50 serviços presenciais e dois mil eletrônicos. A unidade tem capacidade para prestar 2.700 atendimentos diários e 59 mil mensais. O endereço é avenida Coronel Firmo Vieira de Camargo, 135. 


São Roque repassa R$ 10 mi 
para entidades assistenciais 

A Prefeitura da Estância Turística de São Roque repassou, durante o ano de 2010, mais de R$ 10 milhões a entidades assistenciais, educacionais e culturais, através de convênios e subvenções, com intuito de colaborar para a manutenção de projetos voltados às áreas de saúde, assistência social e educação.  

Mais de R$ 8 milhões foram destinados somente à Irmandade da Santa Casa de Misericórdia, por meio do convênio firmado com a prefeitura para a manutenção do hospital. Os recursos foram destinados também para entidades que trabalham com pessoas portadoras de necessidades especiais, clínicas de recuperação de dependentes químicos e escolas de samba.

Em 2010, foram repassados recursos para as seguintes entidades: ADV, Adas, Apace, Apae, Associação Vale da Bênção, CTAV, Comunidade Missão Resgate, Gabata, Escola de Samba da Santa Quitéria, Escola de Samba de São João Novo, Escola de Samba da Vila Aguiar, Escola de Samba Leões da 119, Escola de Samba Império Dourado, Obra Assistencial de São Roque, Patrulha Cívica Mirim, Santa Casa E SR Instituto Pró-Cidadania.

Todos os repasses são autorizados por meio de lei municipal, acompanhados pelo poder público e auditados pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE). 
Conforme instruções do Tribunal de Contas, todas as entidades que receberam, em 2010, repasses por meio de convênio e subvenções devem prestar contas à Prefeitura até o dia 28 deste mês; a entidade que deixar de apresentar ou tiver sua prestação de contas reprovada, não poderá receber novos repasses enquanto não regularizar a situação na Prefeitura.

Em caso de dúvidas, os interessados deverão contatar o Setor de Tomada de Contas do Departamento de Finanças da Prefeitura da Estância Turística de São Roque.
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar