Sábado, 16 de Novembro de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Mosteiro de São Bento recebe pequenos ‘grandes’ cantores hoje Lúcio Martini: "É preciso tirar o Papai Noel do clima natalino"

Publicada em 08/12/2010 às 21:09
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

As crianças vão apresentar um repertório só de canções natalinas (Foto: Jota Abreu)
As janelas do Mosteiro de São Bento estarão abertas a partir de hoje para a apresentação das 30 crianças do Coral Infantil para a sua II Cantata de Natal. Os pequenos, que vão ocupar as dez janelas do piso superior do prédio, onde antigamente funcionavam as celas (quartos) dos monges, vão cantar nesta quinta, sexta, sábado e domingo, a partir das 20h30. 

Segundo o diretor artístico e regente, Lúcio Martini, o repertório deste ano, composto só de peças natalinas, será diferente do que foi apresentado no ano passado, com canções clássicas e pouco conhecidas do público. “Milagre de Natal”, “Cantai Salmos de Alegria”, “Aniversário do Rei” e “Lindo Natal” são algumas das músicas que compõem o programa da Cantata, entre tantas outras. De acordo com Lúcio, o objetivo do espetáculo é resgatar o verdadeiro espírito natalino, ou seja, celebrar o nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus feito Homem. “Faço questão de salientar que o Natal vai muito além do Papai Noel e dos presentes. É o sentimento cristão que invade as famílias e seus lares, e isto é muito bonito. Cristo é o aniversariante, e temos o dever de sempre recordar as pessoas disto.” 

O regente explicou, ainda, que mudou o repertório da Cantata neste ano justamente para fugir da “mesmice”. “O povo está acostumado a sempre ouviu as mesmas músicas, ‘Noite Feliz, ‘Então é Natal’... Queria uma apresentação diferente para este ano. Tenho em meu acervo mais de 150 canções clássicas de Natal, que estão fora da mídia e do que se ouve por aí todos os anos.”

Lúcio afirmou que a razão principal da cantoria é, antes de tudo, oferecer ao público mensagens de paz, alegria e esperança, mas também conceder a oportunidade de as pessoas conhecerem a história do Mosteiro de São Bento, o mais importante patrimônio histórico da cidade. Para ele, é uma satisfação poder ensaiar os pequenos e vê-los progredindo na música. “É uma alegria muito grande trabalhar com as crianças e passar para elas a mensagem de Natal, do Cristo que nasce em nossos corações. É preciso tirar o Papai Noel do clima natalino, e valorizar o aspecto religioso desta época.”

A pequena Beatriz Pena Marques, 7 anos, já canta há um ano e meio no coral, mas afirma ser a primeira vez que participa da Cantata. “Esta é a primeira vez que participo, e estou muito ansiosa para me apresentar.” A pouca idade da menina não condiz com sua esperteza, pois explicou, como gente grande, o significado desta época para ela. “Natal é a celebração com a família, um tempo para a gente refletir sobre a vida.”

Astuta como Beatriz é Mayara Cordeiro Bordim, 8 anos, que também se apresenta hoje. “Comecei a cantar quando vi minha prima se apresentar no ano passado. Quando crescer, quero me tornar uma cantora.” 

A caçula do grupo é Ágata Alexandra de Carvalho, de apenas 6 anos, que se expressa muito bem e não fica atrás dos demais coleguinhas. “Estou muito feliz em poder me apresentar amanhã (hoje). Adoro o Natal, é uma época muito bonita. Neste ano vou ganhar uns patins.”

PROGRAMAÇÃO CONTINUA - Além da Cantata no Mosteiro, a programação de Natal 2010 em Sorocaba prossegue hoje com várias atrações, todas gratuitas, até o dia 22. Nesta quinta-feira (9), na Praça Cel. Fernando Prestes, a animação fica por conta do Grupo de Choro Entre Amigos, às 16h30, e do Coral Anjos de Maria, da Comunidade Nossa Senhora de Lourdes, do Jd. Maria Eugênia, às 19 horas. Já a “Cantata nos Bairros” visitará a comunidade do Jd. Ipiranga, com o Coral Mais Cultura, também a partir das 19 horas. 

Integrando também a programação de festejos de fim de ano, a Prefeitura de Sorocaba recebe até esta sexta-feira (10) as inscrições para o Concurso de Decoração Natalina “Natal das Luzes”, que premiará as residenciais, prédios comerciais e as ruas com decoração mais bonita. O regulamento e as inscrições podem ser consultados no site www.sorocaba.sp.gov.br.
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar