Quinta-Feira, 17 de Outubro de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Região: Tatuí prioriza prédio para Polícia Civil

Publicada em 08/12/2010 às 20:56
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Novos equipamentos já estão sendo utilizados pela Santa Casa (Foto: AI/PMT)
Novo prédio para Polícia Civil será prioridade para Tatuí em 2011

O prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo esteve no município de Itapetininga, sede da Delegacia Seccional de Polícia Civil, em reuniäo com os delegados Weldon Carlos da Costa (responsável pela Deinter 7 - Delegacia Regional de Polícia de Sorocaba) e Marcelo Murat (responsável pela Seccional de Itapetininga, à qual a cidade de Tatuí está vinculada). Participaram ainda do encontro o deputado estadual Edson Giriboni (PV), o vereador Oséias Rosa (líder do prefeito na Câmara Municipal), o secretário municipal de Segurança Pública e Transportes, José Roberto Xavier da Silva, e os delegados José Alexandre Andreucci Garcia (titular), Reinaldo Antônio Damião Ferreira (1º DP) e Paulo César Tolentino (2º DP). 

O evento serviu para a entrega de viaturas para os municípios da região, incluindo Tatuí, reunindo prefeitos e autoridades da Polícia Civil. Durante seu pronunciamento, o delegado regional de Polícia destacou a queda da criminalidade nas cidades que integram a Deinter-7 e também algumas obras que estão sendo realizadas em delegacias como Itapetininga e Boituva. O dr. Weldon Carlos da Costa garantiu ainda, publicamente, que em 2011 todos os esforços da Deinter-7 serão concentrados para que o prédio onde funciona a Delegacia de Polícia do município de Tatuí seja ampliado e receba outras unidades da Polícia Civil, como a Delegacia de Defesa da Mulher e a Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito), entre outras. "É um terreno grande, de um quarteirão, e a nossa idéia é aproveitá-lo para o trabalho administrativo da Polícia Civil. É uma obra orçada em quase R$ 1 milhão", disse o delegado regional. "Será a nossa prioridade a obtenção de recursos para esta obra a partir de 1º de janeiro de 2011", acrescentou o dr. Weldon.

Com a reforma projetada, o espaço da antiga Cadeia Pública deverá ser demolido e o local reaproveitado para os setores administrativos das unidades da Polícia Civil em Tatuí.  

NOVOS EQUIPAMENTOS ADQUIRIDOS PELA SANTA CASA IRÃO AUXILIAR RECÉM-NASCIDOS - A Santa Casa de Misericórdia de Tatuí acaba de receber os equipamentos comprados para a área da Maternidade que servirão para melhor atender às necessidades dos bebês recém-nascidos no Município. A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria José Vieira de Camargo, e a secretária municipal da Saúde, Kátia Abunchaim, acompanhadas do interventor municipal da Santa Casa, Antônio Marcos de Abreu, foram à área do berçário da Maternidade para conhecer os novos equipamentos.

O investimento de R$ 50 mil é constituído de uma incubadora de transporte IT-15, um monitor multiparamedicos DX-2032DC Dixtal e um berço aquecido marca ampla 2085, com monitor. A aquisição foi realizada a partir da devolução parcial da receita da Câmara Municipal e substituirá equipamentos antigos, reestruturando o atendimento médico do hospital. Além disso, o berço adquirido é um novo equipamento no combate à mortalidade infantil, que na Santa Casa já conta com obstetras e pediatras 24 horas por dia na Maternidade, revelando-se um assunto de interesse e saúde pública destacado diversas vezes pelo prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo como uma de suas principais preocupações. 

Fundo Social de Tatuí abre seu Bazar de Natal

Um dos símbolos do Natal é a solidariedade. Em Tatuí, o Fundo Social de Solidariedade do Município abre nesta quinta-feira, dia 9, o seu já tradicional Bazar Solidário de Natal, a partir das 20 horas, no Centro Cultural Municipal, que fica na praça Martinho Guedes (Jardim da Santa), 12, no Centro.

Estarão à disposição da população ali diversas peças de artesanato e outros produtos produzidos durante todo o ano pelas alunas dos cursos de capacitação promovidos pelo próprio Fundo Social de Solidariedade. 

O Bazar Solidário de Natal funcionará até 22 de dezembro, de segunda à sexta-feira, das 16 às 22 horas, e, nos finais de semana, das 10 às 22 horas.

 
 
Matriz de Porto Feliz sedia hoje encontro de orquestra de violões

A Escola Municipal de Música "Romário Antônio Barbosa", de Porto Feliz, promove nesta quinta-feira (9), a partir das 19 horas, seu 5º Encontro de Orquestras de Violões, na igreja matriz de Nossa Senhora Mãe dos Homens. Além de grupos locais, o evento receberá orquestras de Sorocaba, Votorantim e Salto. Ele é gratuito e aberto à população.

A Escola de Música é vinculada à Secretaria de Educação, Cultura e Esportes da Prefeitura de Porto Feliz.

SENAI ABRE CURSO GRATUITO PARA JOVENS - Até 15 de dezembro, o Cemip/Senai "Roberto Moreau" estará com as inscrições abertas para o curso de mecânico geral voltado para jovens nascidos no período de 20 de dezembro de 1993 a 20 de janeiro de 1997. Para a inscrição, o candidato deve apresentar carta de indicação de empresa, comprovante de residência (xérox simples) RG, CPF (xerox autenticado) e comprovante de conclusão do Ensino Fundamental, além de preencher ficha de inscrição na secretaria da Escola.

O curso será gratuito e oferecido nos períodos de manhã e tarde, com carga de 800 horas. A prova para seleção dos alunos será em 18 de dezembro. Já as aulas estão previstas para começar em 21 de janeiro de 2011. Mais informações podem ser obtidas na própria sede do Cemip/Senai, na rua Anita Garibaldi, 500, Centro, das 8 às 11 e das 13 às 16 horas, em dias úteis, ou pelo telefone  3261-5351.

O Cemip/Senai "Roberto Moreau" é resultado de parceria entre o Governo Municipal e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). 



Piedade premiará melhor decoração de Natal com dia no Ski Mountain Park

"Pacote Ski" será o prêmio para os ganhadores do Concurso de Decoração "Natal Luz'2010", promovido pela Prefeitura de Piedade com a proposta de estimular a criatividade de moradores e comerciantes do Município a realizarem decoração de casas ou de estabelecimentos comerciais com enfeites natalinos. Cada ganhador terá direito a levar um acompanhante (a partir de 7 anos) para passar um dia no Ski Mountain Park, em São Roque, para participar de atrações como tobogã, teleférico, torre de escala, arco e flecha, trilha ecológica, mountain bike, playground e 30 minutos de Ski ou Snowboard. 

Esta premiação foi conseguida por meio de contato estabelecido junto à Divisão de Turismo da Prefeitura de São Roque, inserida no Grupo de Regionalização do Turismo "Itupararanga Sorocabana", através do Departamento de Turismo de Piedade. O objetivo desta parceria é fortalecer o intercâmbio entre as cidades da região nas ações voltadas ao turismo.

De acordo com os departamentos de Turismo e de Cultura da Prefeitura de Piedade, serão premiados o primeiro lugar residência e o primeiro lugar empresa. Os jurados deverão avaliar os seguintes quesitos: criatividade, beleza, originalidade e visibilidade diurna e noturna. O participante deverá estar com a decoração concluída até esta sexta-feira, 10 de dezembro. 

Além de tornar a cidade mais bela nesta época de Natal e difundir o espírito de fraternidade, o concurso tem como objetivo apoiar o comércio local com o aquecimento das vendas neste período de final de ano. O regulamento e a ficha de inscrição do concurso estão disponíveis no site da Prefeitura (www.piedade.sp.gov.br). A ficha de inscrição deverá ser impressa, preenchida e entregue na Prefeitura, no Setor de Protocolo. Para maiss informações, o telefone é o 3244-2670. 



Tietê reafirma decisäo de contestar números do Censo

Segundo IBGE, Tietê tem 36.827 habitantes 

Dados divulgados no final de novembro pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) confirmam que Tietê está com 36.827 habitantes, ou seja, uma população de 5.117 habitantes, cerca de 16% maior em relação ao último Censo Demográfico, realizado no ano 2000 pelo órgäo e que registrava 31.710 habitantes. De acordo com a secretária de Planejamento e Comunicação da Prefeitura local, Ednéa Godoy Gomes Ruy, os dados, essa confirmaçäo só comprova que a contestação formalmente protocolada pela Prefeitura junto ao IBGE no último dia 24 foi acertada. De acordo com nota enviada à imprensa pelo coordenador do Censo'2010 - Subárea de Tietê, André Luiz De Pierre, apresentando os dados do Município e das cidades vizinhas, pode-se constatar também que o trabalho realizado pela Prefeitura, em conjunto com o IBGE, no sentido de localizar os moradores que não haviam sido recenseados, rendeu bons resultados, reconhece Ednéa. "Disponibilizamos em nosso site um link para que a população que não havia sido recenseada se cadastrasse. Essas informações, assim como as que coletamos na praça Dr. Elias Garcia e aquelas da pesquisa efetuada nos bairros, foram enviadas à agência local do IBGE, para posterior contato com o morador e realização do recenseamento".

Tendo em vista que muitas pessoas ainda afirmavam que não haviam respondido ao Censo'2010 em Tietê e estimando que a população atual do Município já passasse de 40 mil pessoas, o prefeito José Carlos Melaré determinou a realização de um "recadastramento paralelo", para confirmar os dados e atender as pessoas que eventualmente não tivessem sido recenseadas. "É importante ressaltar que tivemos pouco mais de uma semana para visitar as casas dos três bairros escolhidos - Povo Feliz, CDHU e Jardim Brasil - e que, mesmo assim, os resultados merecem ser destacados", afirmou o prefeito. "Estamos satisfeitos com o trabalho que realizamos, já que aumentamos em mais de mil habitantes o número preliminar divulgado no dia 4 de novembro. Temos certeza de que valeu a pena ter colaborado com o IBGE na localização dos moradores que não haviam sido recenseadores. Foi um trabalho de parceira Prefeitura/IBGE, no qual o principal beneficiário é a população tieteense", finalizou Melaré.

Prefeitura de Tietê abre inscrições para concurso

A Prefeitura de Tietê informa que até o próximo dia 23 estarão abertas as inscrições a concurso público para preenchimento de empregos de seu quadro permanente de pessoal. São mais de 50 vagas, incluindo deficientes físicos, em 17 diferentes cargos para Ensino Fundamental, Médio e Superior completos.

As inscrições poderão ser feitas via Internet no site www.mouramelo.com.br ou pessoalmente no posto de atendimento da Prefeitura, na avenida Fernando Costa, 1.115, no Centro, onde funcionava a Cozinha Piloto. As taxas de inscrição variam de R$ 22 a R$ 42, de acordo com o nível do cargo.

A prova constará de questões objetivas de Conhecimentos Básicos/Gerais e/ou Específicos, no total de 50 questões com quatro alternativas. A data prevista para aplicação é 16 de janeiro de 2011. O edital com todas as informações está afixado no Paço Municipal e também pode ser consultado nos sites www.mouramelo.com.br e www.tiete.sp.gov.br .



VOTORANTIM - Pivetta vai a Brasília assinar com Lula Protocolo do PAC 2

O prefeito de Votorantim, Carlos Augusto Pivetta, esteveb em Brasília no início desta semana, onde logo às 10 horas de segunda-feira (6), no salão nobre do Palácio do Planalto, participou do ato de assinatura do Protocolo Federativo do PAC 2, na presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na ocasiäo, o Protocolo Federativo foi assinado pelas prefeituras que tiveram suas propostas selecionadas na primeira fase do Programa de Aceleração ao Crescimento (PAC 2), simbolizando a formalização da seleção da proposta no eixo "Cidade Melhor" (habitação, saneamento, encostas, pavimentação e drenagem). Pivetta estava acompanhado do secretário municipal de Gestão Política e Econômica, Abílio Toledo Neto.

Os esforços do prefeito Carlos Augusto Pivetta, juntamente com sua equipe técnica de gestão e convênios, começaram ainda no primeiro semestre do ano, quando o Ministério das Cidades disponibilizou recursos que seriam destinados para o PAC 2. Diante disso, teve início a formalização dos projetos e execução das cartas consultas, até o encaminhamento às Secretarias Nacionais, na primeira quinzena do mês de junho  Desta forma, Votorantim foi contemplado entre municípios selecionados pelo Ministério das Cidades para a realização de três projetos, conforme o publicado no Diário Oficial da União, edição do dia 12 de novembro, no valor total de R$ 56,9 milhões. 

Nesta etapa, o município de Votorantim foi contemplado com três projetos: a construção de 900 moradias que serão destinadas a pessoas que residem em áreas de risco; a construção do piscinão de contenção de águas pluviais no Parque Jataí e para realizar estudos e concepção do aumento da captação de água para a cidade. 



Boituva abre amanhä festividades natalinas

Com a aproximação das festas de fim de ano, Boituva está se preparando para realizar, a partir de amanhä (10), o evento "Um Sonho de Natal - A beleza do natal envolvendo Você", constituido de diversos eventos especiais que ocorrerão no Município neste período.

Diversas atrações marcaräo, assim, a abertura do projeto nesta sexta-feira, a partir das 20h30. A tradicional "Caravana da Coca-Cola" passará pelo Município também, com saída da avenida Mário Pedro Vercellino, passando por diversas ruas do Município e com encerramento na rua Antônio Pico. Haverá também a Parada "Sonhos encantados de Natal", que será realizada entre a avenida Coronel Eugênio Motta e a praça da Matriz. O evento contará com a participação dos alunos da Oficina Municipal de Artes, das Escolas Municipais de Período Integral, da Apae (Associaçäo de Pais e Amigos dos Excepcionais) e da Academia Imagem de Sorocaba.

Na praça da Matriz, ocorrerá ainda a chegada do Papai Noel, momento em que haverá a abertura oficial para a visitação da Casa do Bom Velhinho. O enceramento será com o Coro Infantil - Juvenil e o Grupo de Flautas dos alunos das Escolas Municipais de Período Integral.

Durante os dias 18 e 23 de dezembro, a partir das 20h30, haverá o Natal Musical na praça Cel. Antônio Franco (Matriz), em que haverá apresentações de coros, bandas sinfônicas, orquestra de cordas e grupos musicais das Oficinas Municipais de Artes de Boituva e convidados. O evento é uma realização da Prefeitura de Boituva, por meio da Secretaria de Esportes, Turismo, Eventos e Cultura. As atrações são gratuitas e estão abertas à população e a todos os que desejam desfrutar de um grande espírito natalino.

"CRESCENDO PARA O FUTURO" DISTRIBUI MAIS DE 180 MUDAS - O Projeto "Crescendo Para o Futuro" já realizou o plantio de 188 mudas de árvores em Boituva. A campanha teve início no mês de maio e consiste na doação de uma muda de árvore nativa para cada bairro que recebe um bebê recém-nascido. Estão sendo doadas mais de 10 espécies de mudas diferentes, que são escolhidas e plantadas de acordo com a arborização urbana planejada para o bairro em que o bebê recém-nascido irá morar. "A campanha está sendo muito gratificante, pois incentiva a preservação e a conservação do Meio Ambiente, além de aumentar a área verde da cidade", destaca o engenheiro agrônomi José Augusto de Nadai, da Secretaria de Meio Ambiente do Município.

A campanha é uma realização da Prefeitura local.
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar