Segunda-Feira, 14 de Outubro de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Mais de dez mil pessoas participam do Megaplantio

Publicada em 06/12/2010 às 21:19
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

A área foi tomada pelos sorocabanos que fizeram questão de participar da ação ecológica (Foto: Emerson Ferraz / Secom)
Superando as expectativas da Prefeitura de Sorocaba, mais de 10 mil pessoas compareceram na manhã do último domingo (5) ao Megaplantio, na zona norte da cidade. Apesar do intenso calor e do sol forte, crianças, jovens, adultos e idosos, muitos em família, mantiveram a empolgação em participar da ação, que resultou no plantio de 50 mil novas mudas de árvores em Sorocaba.

“Esse evento ficou marcado na história da nossa cidade. Eu queria agradecer a todos os funcionários públicos que trabalharam para o Megaplantio acontecer, assim como todas as pessoas que participaram desta importante ação ambiental”, declarou o prefeito Vitor Lippi. A ação do poder público municipal faz parte do Plano de Arborização Urbana, que tem como meta o plantio de 500 mil árvores até 2012.

A ação possibilitou o reflorestamento de 300 mil metros quadrados de área verde na zona norte, entre o Jd. Santa Marina e o Jd. Santo André II, incluindo trechos nas margens do Rio Sorocaba. As 50 mil mudas foram produzidas em um viveiro mantido pela Prefeitura na Penitenciária “Dr. Danilo Pinheiro” (P1), no Mineirão, com 70% de espécies nativas e 30% frutíferas. Supervisionado pela Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe), o programa busca aliar melhorias às condições ambientais e climáticas da cidade, com a oportunidade de inclusão social do reeducandos em regime semiaberto.     

Elaine Sbrana, moradora do Jd. Maria Antônia Prado, estava com o namorado e os pais participando do Megaplantio. “Eu sempre me interessei por movimentos ambientais. Já participei de outros plantios no Parque das Águas e no Parque da Formosa. Eu tenho uma 'mãozinha verde'”, brincou. 

De acordo com Elaine, essa ação da Prefeitura é muito importante, principalmente porque a cidade está num momento de expansão, com a vinda da Toyota e da instalação do Parque Tecnológico. “Precisamos preservar as áreas verdes da cidade”, destaca a munícipe.

As primas Isabela Michele Carvalho Alves e Naimira Nicole Gonçalves da Silva, ambas de 9 anos, moradoras do Mineirão, também participaram da mega-ação junto com os pais. “Eu nunca tinha plantado uma árvore antes. Achei muito legal”, comentou Isabela. “Achei muito bonito e, quando as árvores crescerem, isso aqui vai virar uma floresta e vai ter um monte de frutas”, completou Naimira.

Ao final do Megaplantio, o público pôde conferir gratuitamente o show com o saxofonista e violonista do grupo Kid Abelha, George Israel. A apresentação ocorreu no final da Av. Ulysses Guimarães, no Jardim Santo André II, numa área que está sendo urbanizada pela Prefeitura.

FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS ENGAJADOS - Para o Megaplantio se concretizar, cerca de 500 funcionários públicos participaram das diversas frentes de trabalho. A equipe da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) definiu as áreas e as espécies que seriam plantadas e também foi a responsável por capacitar 50 monitores e dez supervisores, que coordenaram os participantes no dia da atividade ecológica. 

A Secretaria de Parcerias (Separ) foi responsável por mobilizar as entidades, empresas e a população em geral. A Secretaria de Planejamento e Gestão (SPG) e a Urbes – Trânsito e Transportes organizaram a logística de trânsito e a oferta de ônibus para entidades e grupos, locais e horários de chegada, entre outras questões. 

Toda a infraestrutura necessária, limpeza da área, preparação dos berços, transporte e seleção das mudas, tutores, insumos, coordenação operacional, fabricação das pazinhas de bambu, foi feita pela Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe).

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) também ajudou na limpeza da área. Além disso, durante o Megaplantio, o Saae cedeu caminhões-pipa, que percorreram toda a área, e reservatórios de água potável no local do show.

A partir de agora, a manutenção das mudas será feita pela própria Prefeitura, por meio da Sema e Seobe, que vão acompanhar o desenvolvimento dessas 50 mil árvores.
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar